BG Preto quando ligo MR PHOTOGRAFIC EXPOSURE CONTROL, pq??!!

Por: salgadoraf  

Em: 29/07/2008 11:49

OLá a todos do site estou usando o 3ds Max 2009 para fazer esse teste. Depois dos meus testes de render, com FG e tudo o mais e acho que a minha cena está legall, ligo o MR Photografic exposure control, que fica na aba render-->environment (onde tinha o antigo logarithmic exposure control). Blz, mas sempre o meu bg fica totalmente preto quando ligo ele, porque será?, já que antes de liga-lo ele aparecia normalmente. O bg que eu usei é uma textura normal aplicada em environment e arrastada para um slot no material editor e setada para environ-->screen Por favor me ajudem, ja que é um recurso que eu gosto bastante e faz uma diferença grande na imagem final. Obrigado.
<Autodesk CAD Instructor e V-Ray Student>
cara isso ai eh pq com esse modo o mental ray passa a interpretar tudo com escalas fisicamente corretas q no caso o padrão é cd/m^2 como o fundo é uma foto e não um céu fisico ele não interpreta então vc tem duas opções pra resolver esse problema 1- aumentar os valores no RGB output da imagem que estah no BG ou 2 - nas opções do photografic exposure control mudar para Unitless e fazer testes... esse Unitless é como funciona por exemplo o Logarithmic ... a vdd eh uma soh cara, jah faz tempo q eles estão tentando deixar as luzes funcionando fisicamente corretas e agora estão nos enfiando isso guela abaixo.... quem se adapta vai ter um render fotorealistico... eu particularmente usei o exposure control somente algumas vezes mas se vc puder aprender é sempre bom exite um artigo muito bom sobre isso no blog http://mentalraytips.blogspot.com/ vale a pena ler abraço
Opa cesarfg, blz cara? obrigado pela ajuda. Vou fazer esses testes que vc me falou com o output da imagem e vou fazer uns testes de relação de luminosidade que vc me deu um toque. Mas já deixa eu te adiantar que quando vc ativa o MR Photografic, tem uma opção que vc marca embaixo à direita se vc quer uma escala fisica ou não. Eu sempre marco o NON-PHYSICAL...(última opção se não me engano), será que se resolve da mesma maneira? Quem puder me ajudar?! Isso tá me dando uma dor de cabeça, nossa! Mas já agradeço a sua ajuda, vou testar o que vc falou, um abraço e bons estudos.
cara com o Non Physical ele vai passar a usar uma unidade padrão pra fazer definição de contraste nos pixels da imagem, se vc tiver com algum ajuste no gamma settings ele vai usar esse ajuste, caso contrario não... se for pra usar assim acho melhor deixar desligado e mecher na mão mesmo
Estas definições não estão muito certas!! O Unitless não é parecido com o Logarithimic, ele é pra quando a pessoa trabalha fora de escala. Porque só funciona direito se estiver em escala real, mas quase ninguém sabe trabalhar em escala real no max, ai as luzes ficam fortes demais ou fracas demais e tem que mudar a escala física da cena para acertar. Quando tá no Unitless, como o próprio nome já fala, está sem unidades, sem escala. Unit = Unidade Less = Sem Marcar Non-Phisical é a mesma coisa, está falando para o programa que você não está em escala real, então não adianta o programa tratar as luzes em escala real que não vai dar certo. Ai tem que ajustar no olhometro até ficar bom. Também não tem nada haver falar que estão tentando deixar as luzes fisicamente corretas e estão enfiando isso goela abaixo. Primeiro porque no Mental Ray as luzes sempre foram fisicamente corretas, até as luzes comuns. Porque a equação de calcula a luz no Mental Ray é fisicamente correta. Isso não tem nada haver com linear work flow. E a pessoa pode escolher normalmente que técnica quer usar para iluminar, nada está sendo imposto porque dá pra fazer das duas formas. O que estão fazendo é tentar facilitar para quem trabalha com linear work flow, que dá muito mais trabalho pra configurar a cena. E também não tem nada haver fala que quem se adapta consegue mais realismo, porque nas duas técnicas fica realista, não depende da técnica pra ficar real, depende do conhecimento e da habilidade de quem usa o programa. Agora respondendo a questão do BG escuro. Sem conhecer muito bem o programa e o render que está usando, vai ser difícil trabalhar com essa técnica de controle de exposição. Porque tem um monte de coisas pra estudar e pra aprender, mas antes tem que conhecer o programa muito bem e o render também. Pra resolver o problema do BG é só aumentar o Output Amount ou o RGB Level no menu Output do Bitmap. Mas não adianta se não entender o porque disso. Ai entra a história da correção do gamma para trabalhar em linear work flow, entra a história de corrigir todas as texturas que usar na cena pra ficar com o gamma correto. Então, é outra técnica completamente diferente, muda tudo na forma de trabalhar e eu acho melhor aprender a forma convencional primeiro para depois estudar linerar work flow. Ai depois que conhecer as duas técnicas vc escolhe qual acha melhor para trabalhar, eu prefiro a técnica convencional sem usar controle de exposição. Mas ai vai de cada um.
Doutor Ego
marcola, no MR as luzes sempre foram "calculadas" fisicamente corretas porem as luzes padrão não são nem um pouco fisicamente corretas, portanto usar os novos metodos deles implica SIM em nos "obrigar" a criar cenas inteiras fisicamente corretas tanto em luzes quanto em escalas... cara não sou o dono da verdade e só estou tentando gentilmente ajudar uma pessoa, vc deu a mesma sugestão "Aumentar o RGB Output" enchendo tudo de criticas.. abraço
complementando, tb não gosto de usar qualquer exposure control porém foi uma pergunta q o colega fez...
Ola a todos do topico, não queria gerar nenhuma intriga, era apenas uma duvida mesmo. Agradeço muito ao marcola e ao cesarfg que me ajudaram a esclarecer muito a minha duvida. Como sempre os dois muito prestativos. E realmente era uma problema no rgb level, corrigi aumentando para 1,4 e deu tudo certo, a imagem do bg ficou legal. Também estou estudando bastante para mexer no Exposure Control, e o lance dos gammas 1,8 e 2,2. Lembrando que a cor do monitor de cada um influencia viu galera, testei em um monitor diferente do da minha casa e que tinha um gamma diferente de cor e temperatura do white point, e apareceram resultados diferentes com a mesma setagem. Muito obrigado mais uma vez e bons estudos para todos, o que precisarem podem contar comigo.
Ai Cesar, quero pedir desculpa de novo pra vc aqui neste outro tópico. Desculpa cara, não quero criar inimizade com vc. Desculma mesmo! :( Não vou discutir isso ai de iluminação fisicamente correta porque vc não entendeu o que eu disse, não importa a luz se o cálculo é fisicamente correto. Se as propriedades das luzes não são fisicamente corretas são outros quinhentos. A equação vai calcular a luz de forma fisicamente corretas. Mas isso não interessa cara, não quero que fique brigado comigo pelo que eu disse. Sei que vc é fera de Max e ajuda muito aqui, tá sempre respondendo a moçada e tirando as dúvidas. Só não acho que estão impondo isso, porque dá pra trabalhar sem exposure control igual era antes. Eu também não gostei que ligaram automático o exposure quando coloca photometric. Isso eu achei uma imposição besta, se era isso que vc tava falando eu concordo com tudo. Desculpa ai cara.
Doutor Ego
sim, da pra continuar trabalhando como antes (alias eh oq eu faço), e quanto a imposição que eu disse foi realmente nesse sentido q vc descreveu mesmo mas agora quanto aos calculos serem fisicamente corretos e as luzes não, veja, vamos supor q eu não trabalhe com escala correta e eu esteja usando um spot light (padrão) pra criar uma luz, de q adianta o calculo fisicamente correto se a luz por exemplo é infinita? tah certo q jah tinha aqueles esquemas de inverse square e talz mas ateh onde eu sei (me corrija se eu estiver errado) aquelas opções eram "simulações", ou seja, é inutil para o MR isso só para citar um exemplo de coisas erradas nas luzes "antigas" tem tb a questão da intensidade e tal...jah as photometrics não... quanto as desculpas, como eu disse no outro topico tah blz cara, vamos continuar amiguinhos :) abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 714

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.