.MAT... onde vai isso?

Por: Baal  

Em: 12/08/2008 01:38

Iniciante é fogo! Já li com certeza mais de uns 30 tutoriais aqui dessa criatura maravilhosa (André Luiz Buttignoli Vieira ), minha cabeça tá fumaçando de tanta informação. Aprendi muita coisa, mas não tô conseguindo fazer uma coisa que deve ser super básica: fiz download de um pacote de materiais do Vray. coloquei o jpg de um dos zip no diretório MAP e o arquivo ".mat" no diretório do material library. Só que agora como eu carrego esse ".mat" pro objeto? Substituí no Marerial edit, o "Standard" pelo "Vray material" e coloquei no canal difuse o jpg desse zip. E agora? como carrego o ".mat" dele? Por favor me ajudem, tá dando desespero e me desculpem a ignorância! Obrigado.
Oi Baal, Abre o Material Editor, clica no botão Get Material. No grupo Browse From, à esquerda, marque a opção Mtl Library (Biblioteca de Materiais). Desça até o grupo File, clique no botão Open, escolha o arquivo MAT que vc pegou. Os materiais desse arquivo serão mostrados. Aí vc escolhe qual quer usar, arrasta para o Material Editor e aplica no objeto desejado. Abração,
nao precisa colocar ele numa pasta especifica ... ele pode estar em qualquer lugar ... vlw
Leandro, muito obrigado cara! Hoje pela manhã com a cabeça mais fria lembrei desse procedimento e fiz exatamente como vc descreveu aí em cima. Na verdade esses tutoriais do material edit foram um dos primeiros que li. Mas como disse, já li tantos outros que a cabeça ontem, na pressa de fazer um trabalho, deu uma pane e embolou geral. No entanto quero aproveitar pra fazer outra pergunta: carreguei o arquivo .mat pro slot, aí no canal difuse ele armou um jpg diferente do que o que tava junto no zip? De onde vem esse jpg? Acabei por substituir ele pelo correto. Era pra fazer de outra forma?
Ai Baal, o Max sempre lê as texturas nas pastas que estão definidas no customize>configure user paths>external files. Se tiver uma textura com o mesmo nome nestas pastas que estão no external files, o max vai achar que ela é a certa e vai usar ela. O certo era copiar as texturas do material pra pasta Maps do max, que é o primeiro lugar que ele lê. Ele vai ler na ordem que aparece no quadro do external files, onde ele encontrar a textura com o mesmo nome primeiro ele vai usar. Ai se tiver duas texturas com o mesmo nome complica pra ele encontrar, pode ser que ele erre e carregue a outra. Ai é melhor trocar os nomes pra não confundir.
Doutor Ego
Olha a faq que fala disso> http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19801
V-Ray 1.5 User
amigo coloca esse jpg na pasta maps ... costuma dar certo ... vlw t+++
Valeu muito pessoal! Grande ajuda de cada um de vcs. Por fim, eu abri um subdiretório em Maps para armazenar os jpg dos materiais do vray e configurei o caminho no customize>configure user paths>external files. Tudo funcionando perfeito!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 564

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.