Suavização na modelagem de veículos

Por: cadupuccini  

Em: 15/08/2008 13:28

Olá! Gostaria de saber quais as melhores técnicas para suavizar (smooth) a modelação final de um veículo feito em editable poly ou mesh, sem que o modelo todo fique suavizado e arrodondado, respeitando alguns cantos vivos existentes... Obrigado!
Pros cantos não ficarem arredondados vc aplica um chanfer com valor bem baicho... Té +
Oi cepuccini, Cara, para isso é necessário entender a técnica de edge loop em polígonos. Basicamente, quanto mais próximo uma edge está da outra, menor será o raio de suavização, se as edges não forem coplanares. Dê uma estudada nos tutoriais sobre modelagem poligonal, aqui do site. Vão te ajudar. Grande abraço,
amigo nao faz chanfer nao ... eh perda de tempo ... e outra que nao fika bom ... tem uma opcao no smooth > local control > subobject level quando vc seleciona edge habilita uma opçao xamada crease ... ela tah com o valor 0,0 dai quando vc coloca 1,0 deixa reto o edge selecionado e assim por diante ... vc pode ir equilibrando o valor entre 0 e 1 para ter um melhor resultado ... e mais uma dica trabalha dom 2 ou 3 no interations ... vlw t+++
Opa galera! obrigado ai pelas dicas! Dei uma estudada hoje nos tutorias de modelagem e já entendi basicamente o esquema do meshsmooth, e funcionou certinho as arestas retas com a opção crease! assim que o carro estiver pronto posto aqui pra avaliação e outras dicas para melhorar a modelagem! abraço!
www.cadupuccini.com
"hallowenharvey" disse: amigo nao faz chanfer nao ... eh perda de tempo ... e outra que nao fika bom ... tem uma opcao no smooth > local control > subobject level quando vc seleciona edge habilita uma opçao xamada crease ... ela tah com o valor 0,0 dai quando vc coloca 1,0 deixa reto o edge selecionado e assim por diante ... vc pode ir equilibrando o valor entre 0 e 1 para ter um melhor resultado ... e mais uma dica trabalha dom 2 ou 3 no interations ... vlw t+++
Oi Hallowen, tudo bem ?, Tem certeza do que vc esta falando?, o chanfer não fica bom?, olha não tenho intenção de fazer polemica, mais é que em todos os tutoriais de carros os grandes mestres utilizam o chamfer e não falam nada dessa técnica que vc diz, não sei, pode que seja uma coisa nova o que eu desconheço, mas é a primeira vez que vejo alguém falando isto. Nos carros que eu fiz sempre utilizei o chanfer e achei que o resultado e satisfatório. Até procurei algum carro feito por vc aqui no site com a técnica que vc fala, mas não vi nenhum, se tiver favor posta no site, pois fiquei interessado, e se ficar melhor, com certeza vou começar a utilizar-la. Estou postando uma parte da malha de um carro, para mostrar o chamfer, eu achei que ficou legal. abraço
Desculpe-me hallowenharvey, mas sua técnica não serve para carros, pois deixa os cantos completamente vivos, mesmo usando valores mais baixos no crease e todo carro tem sim uma pequena suavização, até mesmo nos cantos que aparentemente são bem retos... Outra tmb que não aconselho a usar o meshsmooth para automóveis, pois esse suavisador é visivelmente pesado. Como uma modelagem de carros usam muuuuuuitos polys, ele por si só já fica pesado na viewport. Com meshSmooth então, as vezes fica até inviável pra muitos PCs. Nesse caso aconselho o TurboSmooth e chamfers nas edges dos cantos, pois fica bem mais leve e prático. Na imagem que postei eu mostro as 2 técnicas. À esqueda é a técnica do "Local Control" do MeshSmooth com Crease = 0.6 e à direita, mostro a técnica de chamfer com turbosmooth para suavisar. Veja que além de deixar o cubo arredondado por causa do meshsmooth, ele tmb deixou os cantos vivos. Os cubos originais foram tem dimensões iguais entre si (o cubo da direita é um clone do cubo da esquerda) LxAxC = 2000x2000x2000 dos 2 cubos. Todas as 12 edges de cada cubo foram usadas para fazer o teste. Grande abraço.
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
O chamfer direto nas edges cria face triangular, o jeito que eu faço é do box azul, chamfrando uma edge do meio do box e movendo para o canto, criando a sustentação do meshsmooth sem ter face triangular. Mas acho q varia de modelo pra modelo, visto que chamfrando igual ao box amarelo, obtem uma face de canto em 45º, então varia de modelo pra modelo.[/img]
caros amigos ... vcs nao podem colocar o valor de 1,0 de cara neh!!! vcs tem de equilibrar entre 0,0 e 1,0 senao eh logiko que vai fikar muito reto ... eh 0,5 0,8 0,2 e se vc kiser uma kina coloca 1,0 ... eh muito mais facil e pratico que fikar dando chanfer em toda parte ... vlw pessoal t++
Olá pessoal! bem, vejo que existem algumas técnicas diferentes para a suavização de carros e isto é muito particular de cada usuário. O certo seria experimentar cada uma e ver qual delas terá o melhor resultado. Mas eu fiquei em dúvida mesmo se troco o meshsmooth pelo turbosmooth, nosso amigo estebanXRK utilizou as duas técnicas para suavizar aquela malha, utilizo as duas ou escolho a que obtiver melhor resultado?
www.cadupuccini.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 516

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.