Erro ao renderizar Caustics

Por: daviassumpcao  

Em: 07/09/2008 22:23

Pessoal, estou estudando iluminação, e estou tendo problemas para gerar caustics. Eu Seto para MR como renderer, coloco uma mr area omni gerando caustics e um objeto gerando caustics tb... coloco o material de MR no objeto... mas quando dou o render aparece o erro desta imagem... alguem saberia me dizer o que é? Detalhe, quem na verdade deve ser emissor de caustics? o objeto ou a luz? se eu coloco apenas a luz aparece uma mensagem dizendo que nao há emissor de caustics na cena. abraço a todos. abraço a todos
Ai daviassumpcao, bem vindo aqui. Mas pelo que perguntou vc tá bem no início dos estudos do Mental Ray, dai é melhor estudar bem o controle dos Photons com GI antes de partir pra Caustics. Vc já sabe configurar bem os Photons com GI? Pra Caustics funcionar tem que ter 3 coisas certas na cena, a luz certa, o objeto certo e o material certo, dai vai depender ainda de configurar certo os Photons do Caustics pra ele aparecer e só vai aparecer se tiver em escala real, se não vai ter que exagerar no multipler do Caustics pra fazer aparecer. O objeto tem que estar marcado como gerador de caustics, todas as luzes da cena tem que estar acertando ele, se alguma luz não acertar ele vai dar essa mensagem, neste caso tem que zerar a emissão de photons de caustics no menu desta luz. Depois tem que criar um material que emite Caustics, pra usar materiais do Mental Ray tem que conhecer bem. É muito mais fácil colocar um material de vidro feito com o Raytrace, ai não vai ter que configurar shaders de Photons nem nada disso. Se tudo isso estiver certo, não vai dar mais estas mensagens de erro, pode ser que não apareça o Caustics, mas pelo menos os erros não vão dar mais. Uma dica 10 mesmo pra vc aprender tudo isso do Mental Ray e mais um pouco é o curso que tem aqui na 3D1, eu comprei e aprendi por ele, vale cada centavo.
Doutor Ego
Pois é Marcola... obrigado pelas boa vindas. Sou de Belo Horizonte, e por aqui nao temos bons lugares para se estudar 3D. Estudo 3D pela Melies Online.... entao a busca pelo conhecimento é mais dura do que um curso presencial... mas enfim, foram as ferramentas encontradas. Temos video conferencias que tiram esse tipo de dúvida no curso online, e de fato salvam mesmo... é que a proxima video-conferencia é na terça, mas queria resolver esse tilt antes... não sei se está acontecendo isso por vacilo meu... mas vo correr por fora e tentar acertar aqui. Paz !
daviassumpcao, faz um teste diferente ai pra ter certeza onde acontece o problema. Faz um plane para o piso, coloca uma esfera normal em cima dele e cria uma luz MR Area Spot apontada pra esfera. Coloca uma câmera também apontada para a esfera e vendo o piso abaixo dela. Na esfera vc clica com o botão direito, entre no properties e marca o Generate Caustics dentro da aba Mental Ray. Dai vc abre o material editor e pega um material Raytrace, coloca branco no transparency e preto no Reflect, aplica esse material na esfera. Aplica um material cinza padrão no piso e abre a janela de render do Mental Ray. Tem que começar de um arquivo zerado pra não ter nenhuma configuração errada ai, então, liga o Caustics e ligar o Radius dos Photons do Caustics. Deixa com 1 mesmo e aumenta o multipler do Caustics para uns 20. Renderiza que não vai dar mais nenhuma mensagem de erro, se der vc fez alguma coisa de errado neste procedimento que eu descrevi. Se o caustics ficar muito forte, vai diminuindo no Multipler até ficar bom. Ele deve aparecer bem pontilhado porque tem poucos photons, pra melhorar a qualidade vc tem que aumentar a quantidade de photons pra uns 400 mil ou mais. Se ficar com baixa resolução vc diminui o Radius.
Nandão... Consegui aqui parceiro... obrigado pela ajuda. Preciso entregar uma lição que envolve caustic... agora vou conseguir finalizá-la. Assim que eu terminar a imagem vou postar aqui ok? abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 447

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.