Hair funciona mal com sistema Skylight do mr?

Por: Danilo Carlos  

Em: 14/09/2008 21:57

Olá pessoas! Queria uma ajuda ou opinião de vocês. Estou fazendo uma cena que usa sistema skylight e hair (aplicado no chão para simular grama). Porém, renderizando tudo, achei que a grama ficou escura demais. Achei estranho. Como nunca havia identificado antes um comportamento estrano desse no hair em qualquer outra situação, resolvi renderizar novamente, mas sem o sistema skylight. Para minha surpresa, a grama ficou verdinha. Quando falo sistema skylight, não estou falando só da luz direct e do domo de iluminação (sky), mas também do shader mr physical sky e do controle de exposição do mental ray. Tirando tudo isso e aplicando apenas uma omni com sombra raytrace, o resultado é esse aí de cima. FG está ligada em ambas imagens. Antes de tudo, gostaria de saber o que está acontecendo. Minha suspeita é que seja o controle de exposição. Como ele age logo na renderização, provavelmente os progframadores do max se esqueceram de fazê-lo atuar no render do hair, que se dá de maneira separada. Mas no final, quero saber como resolver. Se for bug mesmo, que gambiarra devo eu fazer para melhorar essa grama, de preferência sem mexer no meu sistema de skylight e exposição? A primeira coisa que pensei foi em aumentar a iluminação própria da grama no material, para compensar essa perda de luminosidade. Mas se for assim, gostaria de saber como fazê-lo, já que não encontro tal opção no material do hair. Outra coisa que penso em fazer é mudar o método de renderiza para mr prim, a despeito da perda de qualidade e de desempenho de render... :( Então é isso pessoal! O que está acontecendo de errado, e o que eu devo fazer??? Se puderem me ajudar... Abração! E obrigado antecipado!
Cara, o hair pelo buffer não aceita estas coisas, porque é um efeito de pós render, é criado depois do render. Se vc quiser geometria de verdade pra interagir com todos os efeitos de render tem que usar MR Prim, ai ele cria a geometria de verdade, só que o render vai ficar muito mais demorado e precisa de bastante AA pra ficar suave.
Hummmm, esclarecedor! Pena que o hair buffer não interaja tão bem assim com esses efeitos. Bem que podia. Antes não interagia com iluminação indireta. Agora interage. Mas agora ñ interage com efeito de composição. Esperemos novas versões que no futuro interaja! AA quer dizer anti-aliasing, né? Atéonde eu sei, para se suavizar, devo aumentar os Samples per pixel e dar uma mexida no filtro do render, certo? Ou há uma maneira "mais correta" para controlar o anti-aliasing? Agora, por curiosidade: há como fazer o render de hair por mr prim ficar de tão boa qualidade quanto do hair de buffer? Só para saber se perco alguma coisa em usar mr prim no lugar de buffer..., apesar de eu já saber que fica mto mais pesado no render... Mto obrigado por esclarecer as coisas magster! t+
Danilo, apertando a tecla 8 na segunda aba vc escolhe o "hair n fur" e logo abaixo nas opções dele vc muda de buffer para mr prim, a diferença eh q com MR prim ele jah eh criado junto com o resto da cena e assim ele vai nteragir com todos tipos de iluminação diretas e indiretas como FG e GI, fica muito melhor assim do q com buffer abraço
ah eh mesmo....os samples de AA vc pode aprender a controlar bem legal com um video tutorial q o andre disponibilizou gratuitamente http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=24716 abraço
Muito obrigado pelas dicas cesarfg!
disponha! :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 339

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.