Olá pessoas!
Queria uma ajuda ou opinião de vocês.
Estou fazendo uma cena que usa sistema skylight e hair (aplicado no chão para simular grama). Porém, renderizando tudo, achei que a grama ficou escura demais. Achei estranho.
Como nunca havia identificado antes um comportamento estrano desse no hair em qualquer outra situação, resolvi renderizar novamente, mas sem o sistema skylight. Para minha surpresa, a grama ficou verdinha.
Quando falo sistema skylight, não estou falando só da luz direct e do domo de iluminação (sky), mas também do shader mr physical sky e do controle de exposição do mental ray. Tirando tudo isso e aplicando apenas uma omni com sombra raytrace, o resultado é esse aí de cima. FG está ligada em ambas imagens.
Antes de tudo, gostaria de saber o que está acontecendo. Minha suspeita é que seja o controle de exposição. Como ele age logo na renderização, provavelmente os progframadores do max se esqueceram de fazê-lo atuar no render do hair, que se dá de maneira separada.
Mas no final, quero saber como resolver. Se for bug mesmo, que gambiarra devo eu fazer para melhorar essa grama, de preferência sem mexer no meu sistema de skylight e exposição?
A primeira coisa que pensei foi em aumentar a iluminação própria da grama no material, para compensar essa perda de luminosidade. Mas se for assim, gostaria de saber como fazê-lo, já que não encontro tal opção no material do hair.
Outra coisa que penso em fazer é mudar o método de renderiza para mr prim, a despeito da perda de qualidade e de desempenho de render... :(
Então é isso pessoal! O que está acontecendo de errado, e o que eu devo fazer??? Se puderem me ajudar...
Abração! E obrigado antecipado!