Dúvida modelo: Faces ficaram escuras!?

Por: gabrielcalo  

Em: 16/09/2008 18:57

Olha aí as imagens do modelo com as normais corrigidas e como ele fica no zbrush.
">
gabrielcalo, não sei se tem haver com o mesmo que acontece comigo aqui as vezes, o que acredito que tem haver com algum bug do Max ou com o Direct3D. Tenta isso pra ver se não some as partes escuras (isso é no caso de ser o mesmo problema que aparece no meu): faz qualquer mudança no modelo (nos vértices, polígonos...qualquer) e depois tecla Ctrl+Z para desfazer que as faces escuras desaparecem e voltam ao normal. Não sei se é o mesmo erro que o meu, pois nunca tentei renderizar depois que dá esse erro. Se acontecer aqui novamente farei o teste, mas acredito ser bug mesmo.
Fala Edson, Como falei, já resolvi o problema das faces, já está renderizando ok. O problema é quando exporto como obj. e importo no zbrush, acontece oq mostrei. Ainda n resolvi... se souberem estou aguardando. Se conseguir resolver tb posto aqui. Valeu!
">
O z-brush é muito bom mas também é uma porcaria com este negócio de mapas, não sei porque fizeram tão diferente dos outros softs, por isso que é essa perturbação. Eu também não me entendi com ele até hoje nesta questão de mapeamento, ele é muito ruim com isso, deveria trabalhar como os outros softs. Deve ser por isso que a Autodesk comprou o mudbox em vez do z-brush, eu quero começar a estudar o mudbox pra não ter que passar por estes problemas do z-brush.
que bom que deu certo gabriel ja estava achando estranho esse negocio de não funcionar no edit normal que bom zbrush nem vou dar palpite rss abraços!
estou pelo principio da humildade
aproposito tem algum outro formato para importar no zbrush?
Então galera, mas o grande problema é que n está acontecendo isso somente com o zbrush... no mudbox tb está dando erro. No lugar de ficar distorcido que nem no zbrush, no mudbox eu abro o arquivo e n aparece nada! Fica a viewport vazia... como se eu n tivesse aberto nada! Cara... eu acho q o problema são edges perdidas, tipo, os vértices estão todos conectados, mas acho q tem algumas edges que n... agora como descobrir isso? Tá osso! Mas valeu pela ajuda galera...
">
Aê!! Consegui!!!!! Vou deixar aqui o passo a passo para caso isso ocorra com alguém. 1° Problema com as normais das faces: O problema começou durante a modelagem,m quando lagumas faces ficaram invertidas (vai saber pq). Ao final, o modelo estava todo bagunçado, como pode ser visto na primeira imagem do tópico. Para resolver eu apliquei o modificador Edit Normals, selecionei todas as normais e cliquei em Unify. Em uma perna do modelo n funcionou, continuou apresentando problemas, então apaguei ela, clonei a correta e coloquei no lugar. 2° Problema em smooth groups: N entendo muito sobre isto, mas o q observei era que o modelo apresentava uma diferenciação nas partes do smooth. algumas partes muito quadriculadas outras mais suaves. Então selecionei todas as faces e apliquei um smooth group igual a todos (n sei se esse processo ajudou no problema). 3° Importando no zbrush: Mesmo depois destes passos o arquivo continuava bichado quando importava no zbrush. O q fiz foi exportar no max o arquivo como .3DS, importar em um programa que converte arquivos 3D como o 3D Object Converter e depois exportar como .OBJ Lightwave. Pronto! Valeu galera pela força e espero que isso ajude alguém com este problema. Abraço!
">
boa dica valew depois coloca o personagem aqui para ver como ficou apos moficicações no zbrush
Blz cara... estou mapeando primeiro, quando terminar no zbrush posto aqui. Valeu!
">

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 341

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.