[DUVIDA] Nunca consegui fazer um trackeamento

Por: regispreto  

Em: 20/09/2008 16:53

O arquivo não abre aqui. Meu max é o 2008 =\
uahuaah dai complica ! ahuhuahua o que eu fiz foi o seguinte: rodei o ms, coloquei o frame rate da cena a 15 fps.... depois criei um plano, como se fosse a mesa. Coloquei um checker, com 100 self e com 50 de transparencia. Poscionei no mesmo plano dos points q se parecem com a mesa da cena (nao tenho o AVI que vc criou). Usa esse plano como referencia pra vc colocar o elemento 3d na cena. vlw !
thunndro, fiz isso que você falou e ficou desalinhado o objeto no max em relação ao video. Aqui está o video, ja tinha postado: http://rapidshare.com/files/147287994/VIDEO_P1010069.rar.html
Regis , baixei aqui e agora entendi pq tah escorregando...hehehe Cara, tem umas regras na captação de imagem que nao podem ser violadas senao o tracking fica complicadissimo. -Nao pode ter variaçao de cor na cena. Sombra e reflexos complicam demais a vida. -Nao pode ter variação de frame rate. -Nao podem haver distorções na imagem. -Nao pode ter compressão na imagem. Em cameras fotograficas, soh as que são bastante avançadas eh que dao pra gravar e fazer um tracking legal. Mesmo assim, eu vou tentar trackear pra vc pra vê se consigo, mas nao vai ser facil nao....ehhehe Entao, guenta mais um pouco que eu te dou uma resposta. vlw !
Bom regis, deu um trabalhao por causa da qualidade do video ok ? http://rapidshare.com/files/147567933/TRACKING_REGIS.rar.html Eu transformei seu .mov em seguencia de tga (3dsmax nao gosta de quicktime) e coloquei como bg. To enviando o tracking (o .ms) e o arquivo do max 2009. Tbm tem um quiktime com o teste de tracking renderizado no max. Ve se te ajuda.... vlw !!!
thunndro, meu max 2008 não abre arquivo do 2009! =\ Então resumindo: com minha camera digital não da pra trackear por causa da qualidade da imagem?
Regis, no link do rapidshare eu envei , alem do arquivo max 2009, o .ms, que vc pode rodar em qualquer versão do max. Dai vc monta a cena como eu descrevi antes. Simples . Sobre a qualidade de imagem, eu ateh consegui fazer o tracking, mas nao tah 100% nao, tah uns 90% do que seria o ideal. Isso por causa da qualidade de imagem. O ideial eh vc arrumar uma camera para video profissional. Mas nao esquece que tem regras pra gravação mesmo com cameras profissionais. vlw !
blz thunndro, vou baixar. Você recomenda alguma camera (com um preço acessivel) para mim? E essas regras de gravação para track, quais seriam? valeu!
regis, pra te ser sincero eu nao te aconselho a voce gastar dinheiro com uma camera de video soh pra estudar trakcing. Nos sites e nos nos proprios softwares tem sequencias de imagens nos tutoriais que vem com o software. Mas, se voce quiser comprar uma camera de video que voce possa usar pra fazer tracking tudo bem. :) Na verdade qualquer camera de video, ateh as antigas VHS, servem. Mas pra esse tipo de camera voce teria de ter uma placa de captura, entao seria muito mais legal voce comprar uma mini dv que tem saida firewire ou usb2, dai nao precisa de placa alguma. Sobre as regras de captação de imagem para tracking eu vou falar um pouco da parte teorica do tracking. O tracking consiste em voce obter a mesma informação de uma camera usada numa gravação atraves de uma ou mais imagens. Essas informações são: Lente, posição espacial e movientação. Que serão rescontruidas no mundo 3d. Como o software de tracking funciona ? Ele usa padroes de cor da imagem que esta sendo trackeada, ele "acompanha" o padrao de cor ateh o final da cena ou até esse padrao de cor nao existir mais na cena. Entao , numa cena a ser tracekada voce tem que ter referencias que o software de tracking consiga "enxergar" e fazer o tracking. Na verdade o software precisa de varios pontos (que são gerados pelos padroes de cor). O que o software faz com esses dados ? Ele compara cada ponto gerado e traça um paralax (efeito optico de fisica), entao com a diferença de cada ponto ele consegue "resolver" a camera. Agora ficou facil saber o que nao pode ser feito numa captação de imagem para tracking: -Nao pode ter variação de cor, relfexos e sombras diminuem a precisao do tracking. Os softwares de trakcing tem o recurso de voce poder mascarar as areas que vc nao quer que influenciem o tracking. -Nao pode haver variação de frame rate. -Nao pode ter distorções na imagem. -Nao pode ter ruidos na imagem !!! Se tiver que ter compressão que seja a menor possivel. -Nao pode ter variação de luz na cena. -Nao pode ter efeitos opticos na cena, se quiser um filtro coloca depois do tracking. Existe também uma serie de regras para gravação em estudio e para gravação em externas. Mas se seguir os "naos" ai de cima voce vai ficar bem. Tenha em mente que o software processa muita informação pra gerar o tracking, entao eh aconselhavel que vc colete o maior numero de dados da gravação, tais como : lente, medidas da cena e se a camera esta no ombro do camera man ou estah num tripe. Essas são as regras basicas para um bom tracking. Se precisar eu completo essa lista numa outra oportunidade. vlw !!!
Muito interessante thunndro. Eu tenho uma camera (antiga) modelo JVC ela é VHS, também tenho placa de captura (PixelView PlayTV Pro Ultra). Realmente a essa minha camera antiga é beeeem melhor que essa maquina digital de hoje, ela tem um zoom impressionante e a imagem é muito boa com várias opções para gravar. Só que tem esse "probleminha" que é capturar pela placa de captura, pois tem uma compressão e é mais trabalhoso também. Vou tentar fazer o track com essa filmadora, será que o resultado vai ser bem melhor e vai sair um track legal? Eu tava querendo filmar a rua e fazer um trackeamento. Qual é a regra para filmar um meio externo? Não vou balançar muito a camera, são poucos movimentos suaves. E mais uma vez agradeço, to aprendendo muito aqui com suas explicações!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 404

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.