Pode mr Prim renderizar tão bem quanto buffer (Hair) ?

Por: Danilo Carlos  

Em: 27/09/2008 20:07

Olá a todos! Faz umas duas semanas que postei aqui um problema que tive com hair e o exposure control do mr. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=40308 O render de hair de buffer do 3ds max é (era) perfeito. Leve, real, rápido, permite um bom controle do artista e ainda interage com iluminação indireta do mr. Mas ele não interage com o exposure control do mr, que é algo necessário para minha cena. Para que o fosse, deram a solução de trocar o modo de render de buffer para mr Prim, pq desse modo ele usaria "geometria verdadeira" e assim interagiria integralmente com os recursos do mr. Mas acho que, apesar de todo o cuidado com o AA, e seguindo as dicas do cap de AA do curso de mr da 3d1, mesmo com setagens absurdas, a qualidade continua brutalmente inferior. Vejam: Aí está meu teste de hair em buffer. Lindo, leve, rápido e real. Mas como não posso usar esse modo, mudo para mr Prim, e esse foi o melhor resultado que consegui: Aqui, usei samples per pixel de 64 x 4, com 0,02 de spatial contrast nos R, G e B, e filtro mitchell (ou gauss, ñ me lembro bem), com tamanho de 4 no width e height. Muito estranho é o fato de o resultado ñ ter variado qse nada com as setagens de AA, o que indica que esse tvz ñ seja problema de AA. Então, o q q eu ñ sei que é preciso para deixar o hair com mr Prim com um aspecto descente? Espero que não seja um desafio essa minha questão que obrigue alguém dizer que "mr Prim é assim mesmo e vc tem q se contentar com isso"... Abração!
Pra ficar fino e detalhado com MR Prim precisa de bastante samples de AA, tanto no min quanto no max. Pra teste não dá nada aumentar direto no AA, mas se for uma cena de verdade fica bem pesado renderizar tudo com altos samples, ai é melhor usar o shader Is MI Object pra controlar o AA individualmente só neste objeto. Nunca vai ficar tão fino e detalhado como o buffer que é feito proceduralmente, MR Prim é geometria 3D de verdade. Se pegar a opção Geometry acontece a mesma coisa em qualquer render e ainda leva muito mais tempo do que MR Prim.
colega vc deve estar cometendo algum erro de config, de uma olhada no rapido exemplo q eu fiz, mesmo com as configs padrão do max de AA o hair n fur renderizado com MR prim ficou bem melhor, uxei somente um skylight para iluminar abraço
É isso mesmo que o Cesar disse, pra ficar bom com MRPrim tem que configurar direito o hair and fur e a iluminação. O buffer não leva em conta todos os efeitos de iluminação e fica pior, só que é mais fácil de configurar.
Mental Ray User
Aê Cesarfg, blz? Então, é bom saber que o mr Prim pode fazer esse efeito tão legal... Mas qual seria meu erro por acaso? Esse hair não levou configuração nenhum além da padrão (além da escala), portanto vocês podem descartar que seja algum tipo de erro na configuração dentro do hair (a não ser que haja alguma configuração default do hair que não funcione bem). Vc poderia me ajudar se disponibilizasse esse arquivo do teste para mim... (é sei q é meio folga minha, mas não dói pedir!) sempre q quero compartilhar um arquivo em 3d eu ponho no 4shared e o pessoal faz o download d boa... Aí eu poderia eu mesmo estudar a cena e descobrir pq fica tão bom e, de preferência, usar 1/4 x 4 de samples per pixel para ñ doer tanto no render... Às vezes descobre-se que o problema pode ser até da versão do max, mais algum bug, sei lá... (Monopólio de empresa é um lixo...) Uma obs cesar..., vc por acaso fez esse teste iluminando apenas com uma omni e com sombra raytrace comum? Vai ver é o tipo de luz..., pq foi essa a configuração de luz que usei. Mas fmz, ainda hj faço testes com outras luzes e ver no que dá... Vlw! E espero que o mr ñ decepcione!
eh isso cara, o problema tah na luz q vc usou, omni vai ficar ruim mesmo por causa do jeito q ele ilumina e consequentemente gera sombras... em que situação vc vai usar o hair n fur? explica a cena ai pra gente e te falamos uma solução melhor de iluminação :) abraço
Renderiza com scanline mesmo e depois faz composição, você vai ganhar em tempo de render. Olha esse trabalho da SeagullsFly, todo o render, exceto o hair foi feito no Mental Ray. http://www.seagullsfly.com/videos/global_warming.zip
Olá pessoal! Obrigado pela ajuda! Acredito mesmo que mr prim agora, pode ser uma opção legal para mim. Pena que nos algorítmos do buffer não se considere todas as interações com os filtros, luzes, iluminação, etc do mr. Tvz o buffer fique o mais real justamente pq ele ñ usa geometria verdadeira. É como se ele "pintasse" no render final, sem ter que fazer considerações necessárias na geometria (como AA, por exemplo), deixando o render mais leve, ao mesmo tempo que cria fenômenos luminosos que vão mais de acordo com o que a visão humana está acostumada, deixando o render mais real do que seria possível fazer apenas com geometria. O problema era saber dominar o mr Prim. Mas mesmo assim acho que seria melhor se eles dessem uma melhorada no buffer para que ele possa interagir melhor com a iluminação e com os filtros. A dica do hawf tbm é interessante, pena que até hj ñ tive nenhuma experiência prática com composição, o que deixa essa solução para o segundo plano. Mas vire e mexe me martela a cabeça os benefícios de se saber tbm fazwer composições. O Premiere é um bom programa para fazer composições? É ele que atualmente mais uso para edição de vídeos... Abração!
Danilo se vc for renderizar tudo no MR ao inves de fazer composição como foi sugerido pelo amigo hawf vc vai ter q usar o MR prim mesmo, apesar das suas experiencias negativas posso te garantir (como mostrei em meu exemplo) q o MR prim eh bem melhor pois ele eh um shader criado especificamente para renderizar hair no Mental Ray. Como disse pra vc o problema estah no tipo de iluminação q vc estah fazendo, não tem o q aprender a dominar no Mr prim pois não tem muitas configs nele, tem sim eh q aprender a iluminar adequadamente para q os shaders funcionem bem. se vc não estiver conseguindo vai ter q usar buffer no scanline mesmo e depois compor como o amigo hawf disse, quanto aos programas para composição vc ateh pode usar o premiere porem o foco dele não é esse e vc vai ter dificuldades em composições mais avançadas, o ideal é vc usar um programa de pós tipo after ou combustion, o premiere é mais para edição mesmo. se vc quiser ajuda falenos como eh a cena e agente sugere uma iluminação q funcione bem com o MR e o MRprim abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 384

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.