Acho que a primeira coisa é a valorização do trabalho do Profissional. O gurí é novo e ainda não entende muito da realidade do "mundo" a sua volta. Mas é bom ele ir conscientizando para que, se ele for levar esse trabalho de 3D a sério; que não é qualquer um que faz, ou seja, tem que haver aptidão e estudo e, estudo intensivo -horas e horas tentando entender, compreender para saber o que está fazendo e para quê está fazendo. Como Arquiteto, vi muitos colegas tentando aprender o 3D Max fazendo cursos e investindo em conhecimento para posteriormente terceirizarem o serviço ou migrarem para o Sketup pelo fato de ser mais fácil (não estou entrando no mérito de o 3D ser ou não o mais adequado para Arquitetura), mas sejamos realista, não há comparação em trabalhos feitos no 3D Max com outros (pelo menos minha opnião de quem iniciou os estudos em 2000).
Faz parte do meu escopo de trabalho, maquetes virtuais feitas no Max, principalmente agora que depois de trabalhar muito com o render Scanline, migrar para o Mental Ray, e mesmo assim, as pessoas não querem pagar pelo preço que o serviço vale. Como um colega acima citou, "agrega-se muito valor ao produto o trabalho em 3D", pense nisso, pois assim como na minha área (de Arquitetura e Urbanismo) tá cheio de "profissionais" que deturpam a profissão não cobrando pelos valores mínimos estipulados pela entidades de classe, mancha a profissão e desvaloriza o profissional -fazendo com que o insconsciente coletivo ache que o serviço pelo fato de muitos cobrarem pouco, tem que ser assim. Mas é fato, quem cobra pouco não oferece um produto de qualidade, é só averiguar se quiser ver.
Então pense bem antes de ir fazendo qualquer coisa por R$ 10,00. Na cidade onde trabalho, os engenheiros (não estou criticando a Profissão e sim o "profissional" da minha cidade começou a fazer "projetos" por R$ 1,99 o m², totalmente fora de base de tabela de honorários mínimos e "estragando" a vida para quem trabalha na área de projeto. Hoje como Arquiteto, estou vivendo na pele essa situação de quem estragou a área de atuação, pois tenho um formação Acadêmica que impressiona a muitos, tenho trabalhos, estágios e domínios de softwares que muitos profissionais da cidade nem sonham em trabalhar. Em função disto cobro o preço qua no momento acho justo, pois falta cultura do Arquiteto nesta cidade, do trabalho do Arquiteto que por muitos anos fora dominado por projetinhos de engenheiros, e quando vc cobra R$ 12,50 m² de projeto as pessoas choram pois estão acostumadas com os valores de 1,99, 2,00 reais.
Pense bem, e não estrague a profissão de quem estuda muito, rala muito (geralmente autodidatas na área 3D) dedica tempo e tempos da sua vida nesta área para chegar um e por 1,99 fazer um trabalho...pense bem...