Otimizar cena Mental Ray

Por: Fernando Salmon  

Em: 28/11/2008 22:22

O que é e como fazer otimização da cena, objetos e materiais?
Ola Fernando, tudo joia? Essa otimização nada mais é que voce setar as configuraçõe do que quer seja de forma a manter a qualidade desejavel e ter bons tempos de render. Isso requer uma intimidade com o programa... voce pode tornar alguns objetos em low, fazer materiais fake, deixar apenas o que esta pertao perto da camera bem definido e rico em detalhe, criar materiais fakes.... e por ai vai.
completando o que o amigo acima disse, vc tambem pode otimizar os samples, os samples da sombra, se esta usando area lights, tentar n usar glossiness no material, isso realmente almenta o tempo. Fora isso o MR eh um render que precisa de tempo e estudo para ser dominado, depois de estudar muito, vc vai ver as configuracoes e a cena e vai saber exatamente oq fazer para melhorar o tempo de render, pq n existe massa de bolo no MR e cada cena exige uma configuracao diferente para conseguir a melhor performance possivel nos renders. Abraco.
Completando as infos dos amigos, pra otimizar o render vc tem que refinar as configurações, mas tem algumas opções que ajudam. Na aba processing ligue: Conserve memory, use mental ray map manager, use placeholder objects e coloca 650 no memory limit Na aba renderer: Mude o tamanho do bucket de render para 24 em vez de 48. Mude de BPS pra Large BSP no raytrace acceleration. Se tiver displacement veja se a config dele não está exagerada.
Deus é maior!
bom na minha opiniao no limite de memoria se tenho 2 gigas por exemplo ou coloco 2 gigas ou mais. o conserv memory soh uso em ultimo caso(mesmo)o bucket do render sei la mas acho q depende da cena . quanto ao bsp optei pelo bsp 2. mas eh legal sempre fazer os testes com setagens baixas em tudo sombras duras depois no render final ai sim pode aumentar mas nao se anima muito porq dependendo da cena e da maquina vai demorar mesmo.
Na verdade os recursos como Conserve Memory, use map manager, use placeholder, memory limit, bucket.... entre outros são uteis realmente para que maquinas "fracas" possam renderizar numa boa, pois esses recursos otimizam os grandes mapas, levam apenas o que se esta renderizando no bucket atual para a memoria, reduzem o bucket para que seja processada menas informação de cada vez e porai vai. Para ter resultados reais no tempo de render voce vai ter que saber setar iluminação, materiais, e uma configuração de alguns parametros de render como o AA adequada para sua cena e etc.
Otimizar também a malha é uma forma de ganhar alguns segundos de render. Porque na hora do render, se a malha estiver em Poly o renderizador vai converter em mesh pra depois começar o render, e dependendo do tamanho da cena, estes segundos podem fazer muita diferença. Imagine uma animação com mais de 10 mil quadros e cada um levando alguns segundos a mais do que deveriam, talvez uns 4 ou 5 minutos por frame. No fim das contas você vai acabar ganhando algumas horas. Isso é explicado no curso de maquetes eletrônicas da 3d1. Depois de tudo ser terminado, antes de renderizar a imagem final, converter toda a malha em mesh pode ajudar nisso. E tem muitas outras formas de se ganhar tempo no momento do render. Na seção de colaborações e grupos de estudos, eu e o zulmar jr postamos 2 tópicos falando sobre render ecônomico. Dá uma olhada lá porque vale a pena. ;) Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717419.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 453

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.