Saudações
3D1,
Chamo-me Thiago Sá, no passado testei a paciência, risos, de
André "3d1" Buttignoli com pergunta sobre
3ds Max, Mental Ray e
V-Ray. Na ocasião trabalhava em uma empresa de Visualização Arquitetônica. Deixei a empresa há dois meses, no momento estudo animação para pós-produção, e percebo como o [i:5b3253d1cf]software[/i:5b3253d1cf] pode ser uma ferramenta difícil.
: ( Anteriormente, em Visualização Arquitetônica não presenciei muitas dificuldades, salvo configurar adequadamente o Mental Ray, percebo agora o motivo de grande parte dos escritórios de Visualização adotarem o V-Ray render, trata-se de curva de aprendizado...
Decidi inscrever-me no Fórum, para não sobrecarregar o Administrador com perguntas e contribuir com o site, de forma que outros possam beneficiar-se com respostas a minha dúvida. Minha dúvida é relacionada à melhor forma de animar o movimento de pistão de um modelo de bomba de óleo, conhecido como
Cavalo Mecânico ou
Pumpjack cujo render anexo abaixo, inicialmente pretendia utilizar [i:5b3253d1cf]Reaction Manager[/i:5b3253d1cf] de modo que o "braço" executasse o movimento demonstrado pela seta vermelha, conforme ilustrado no [i:5b3253d1cf]printscreen.[/i:5b3253d1cf]
Estudei o tutorial/artigo Expressions, Wire Parameters e Reaction Manager obtendo sucesso com formas simples, porém, falho em utilizar o mesmo procedimento para animar os grupos e formas que compõem o braço articulado da bomba de óleo. Teoricamente, basta linkar os parafusos responsáveis pela rotação com o braço seguinte, em sentido único (ex. esquerda para direita) e posteriormente adicionar um [i:5b3253d1cf]"Controler"[/i:5b3253d1cf] (que pode ser qualquer primitiva) como [i:5b3253d1cf]Master[/i:5b3253d1cf] e configurar os parafusos como escravos, correto? O que posso estar fazendo de errado?
Posteriormente, utilizando [i:5b3253d1cf]Bones,[/i:5b3253d1cf] conforme demonstrado nesse tutorial:
http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/piston-engine-animation.html obtive um resultado próximo do que desejo. O objetivo é chegar a esse movimento (vide vídeo):
http://www.newsin3d.com/store/index.php?act=viewProd&productId=337
Alguém poderia ajudar-me? grato desde já
:]
André, muito obrigado por sua orientação, você sempre mostrou-se prestativo, e disposto a dividir conhecimento, diferente de outras 3D webstar existentes em outros Foruns. Muito agradecido...
P.S: Pessoal, corrigi o [i:5b3253d1cf]link[/i:5b3253d1cf] para visualizar imagens...