Cavalo Mecânico

Por: thiagosa  

Em: 04/12/2008 21:58

Saudações 3D1, Chamo-me Thiago Sá, no passado testei a paciência, risos, de André "3d1" Buttignoli com pergunta sobre 3ds Max, Mental Ray e V-Ray. Na ocasião trabalhava em uma empresa de Visualização Arquitetônica. Deixei a empresa há dois meses, no momento estudo animação para pós-produção, e percebo como o [i:5b3253d1cf]software[/i:5b3253d1cf] pode ser uma ferramenta difícil. : ( Anteriormente, em Visualização Arquitetônica não presenciei muitas dificuldades, salvo configurar adequadamente o Mental Ray, percebo agora o motivo de grande parte dos escritórios de Visualização adotarem o V-Ray render, trata-se de curva de aprendizado... Decidi inscrever-me no Fórum, para não sobrecarregar o Administrador com perguntas e contribuir com o site, de forma que outros possam beneficiar-se com respostas a minha dúvida. Minha dúvida é relacionada à melhor forma de animar o movimento de pistão de um modelo de bomba de óleo, conhecido como Cavalo Mecânico ou Pumpjack cujo render anexo abaixo, inicialmente pretendia utilizar [i:5b3253d1cf]Reaction Manager[/i:5b3253d1cf] de modo que o "braço" executasse o movimento demonstrado pela seta vermelha, conforme ilustrado no [i:5b3253d1cf]printscreen.[/i:5b3253d1cf] Estudei o tutorial/artigo Expressions, Wire Parameters e Reaction Manager obtendo sucesso com formas simples, porém, falho em utilizar o mesmo procedimento para animar os grupos e formas que compõem o braço articulado da bomba de óleo. Teoricamente, basta linkar os parafusos responsáveis pela rotação com o braço seguinte, em sentido único (ex. esquerda para direita) e posteriormente adicionar um [i:5b3253d1cf]"Controler"[/i:5b3253d1cf] (que pode ser qualquer primitiva) como [i:5b3253d1cf]Master[/i:5b3253d1cf] e configurar os parafusos como escravos, correto? O que posso estar fazendo de errado? Posteriormente, utilizando [i:5b3253d1cf]Bones,[/i:5b3253d1cf] conforme demonstrado nesse tutorial: http://www.escalight.com/tutorials/3dsmax-tutorials/piston-engine-animation.html obtive um resultado próximo do que desejo. O objetivo é chegar a esse movimento (vide vídeo): http://www.newsin3d.com/store/index.php?act=viewProd&productId=337 Alguém poderia ajudar-me? grato desde já :] André, muito obrigado por sua orientação, você sempre mostrou-se prestativo, e disposto a dividir conhecimento, diferente de outras 3D webstar existentes em outros Foruns. Muito agradecido... P.S: Pessoal, corrigi o [i:5b3253d1cf]link[/i:5b3253d1cf] para visualizar imagens...
Bicho, não é por causa do alinhamento do ponto pivot dos objetos? Pq o objeto vai girar em relação ao outro usando o ponto pivot, se ele não estiver no centro da rotação vai acontecer isso que vc disse. Por isso que o normal é fazer com bones em vez de só lincar objetos, vai funcionar melhor. Cria os bones no mesmo lugar que os objetos e aplica os solvers e controladores nos bones. Depois vc linca os objetos nos bones com o modificador link-x-form
Deus é maior!
Bituca, Cara, preocupei-me em trazer o [i:70e21a4ca8]Pivot[/i:70e21a4ca8] de cada braço para a junção, ou seja, o "cotovelo". Iniciei utilizando [i:70e21a4ca8]links[/i:70e21a4ca8] juntamente com [i:70e21a4ca8]Reaction Manager,[/i:70e21a4ca8] conforme este tutorial: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385, porém agora considero utilizar [i:70e21a4ca8]Bones,[/i:70e21a4ca8] porque obtive um resultado aproximado, animando um pistão simples, pórém o Pumpjack, ou Cavalo Mecânico, executa um movimento intricado, ambos braços devem rotacionar 360º, enquanto a haste que liga estes à "cabeça" deve oscilar para cima e para baixo, como proceder para executar movimento semelhante, de forma harmônica, possui algum tutorial na internet que possa ajudar? Segue outro exemplo para que possa compreender: http://members.cox.net/myblend/myblend/pj/anim.gif Estou considerando fazer "no braço", utilizando [i:70e21a4ca8]Path Constraint,[/i:70e21a4ca8] porém acredito que não seja a forma apropriada. Caso não estejam visualizando as imagens, segue o [i:70e21a4ca8]link:[/i:70e21a4ca8] Pumpjack: http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=pumpjack.jpg&album=35780&fullsize=1 Print: http://server6.theimagehosting.com/image.php?img=printscreen.jpg&album=35780&fullsize=1 Grato! P.S: Alguém sabe como inserir uma imagem no Fórum em maior tamanho?
Ai Thiago, animação com hierarquia é difícil meu, acho melhor vc fazer testes mais simples com boxes para ver se funciona, depois vc tenta no seu modelo. Dai fica mais fácil de vc identificar o problema
Mental Ray User
Salve pessoal, Consegui solucionar a animação, na Sexta à noite - somente agora vi os comentários - realmente não foi fácil, abstraí com formas simples, observando o movimento de pistão realizado pelos "braços" do Pumpjack; consegui solucionar utilizando [i:c053c9a2e1]Bones,[/i:c053c9a2e1] com [i:c053c9a2e1]SplineIKSolver[/i:c053c9a2e1] e [i:c053c9a2e1]Constraints (Position Constraint).[/i:c053c9a2e1] Funcionou (!), satisfação semelhante senti quando obtive a primeira imagem fotorrealística utilizando V-Ray, falta agora obter uma imagem semelhante utilizando Mental Ray, será esse Cavalo Mecânico? Risos... Pretendo posteriormente disponibilizar um tutorial, completo, animação e texturas, promessa é dívida... Aguardem! No momento estou tentando fazer o cabo acompanhar o movimento da cabeça do Pumpjack, tentei [i:c053c9a2e1]Path Deform (WSM),[/i:c053c9a2e1] porém tenho dúvidas sobre esta opção. Acredito que [i:c053c9a2e1]Reactor,[/i:c053c9a2e1] ou o modificador [i:c053c9a2e1]Sim Cloth (Chaos Group)[/i:c053c9a2e1] seja apropriado... Alguém possui uma sugestão? Agradeço desde o momento... P.S: Hospedei as imagens em outro servidor, por algum motivo, através do www.110mb.com não estava funcionando, embora as imagens apareçam no navegador: http://thiago-sa.110mb.com/pumpjack.jpg Como fazer para as imagens aparecerem em tamanho maior?
Ai Thiago, legal que deu certo. Fazer imagem realista no mental ray é fácil, precisa configurar bem os materiais e as luzes. Legal se postar o tutorial da animação, sempre tem dúvida de rig da galera. Pra fazer o cabo vai dar trabalho com reactor e cloth, faz animando com o path deform ou com o loft scale. Também dá pra usar o slice e cortar o cabo pra diminuir ou aumentar.
Mental Ray User
Gutão, Animar este Cavalo Mecânico realmente constitui um "desafio" para meu conhecimento ainda recente em 3D. Estou me saindo relativamente bem, consegui solucionar o movimento de pistão, bem como o movimento realizado pelas engrenagens do motor. Contudo, estou sofrendo para animar o cabo de aço fixado à "cabeça" do Pumpjack; segue um exemplo para visualização: No Fórum vc sugeriu utilizar [i:0f6bfebd96]Path Deform[/i:0f6bfebd96] ou [i:0f6bfebd96]Loft Scale,[/i:0f6bfebd96] poderia indicar-me como proceder? Acredito que [i:0f6bfebd96]Path Deform[/i:0f6bfebd96] seja apropriado, visto que obtive um resultado aproximado, porém, desejo que o cabo comporte-se exatamente como demonstrado na animação acima, realizada em Blender 3D. Gutão, é possível fixar a extremidade superior do cabo de aço - forma semelhante à encontrada em [i:0f6bfebd96]Sim Cloth (Chaos Group)[/i:0f6bfebd96] - para que este "deforme" seguindo o perfil da "cabeça" do Pumpjack quando tensionado? Poderia orienter-me sobre modificador(es)/constraint(s) adequados? Abraço! Thiago Sá
Ae Thiago, já pensou em fazer com o modify cloth do max, acho que não vai ter problema... Converte a linha em mesh e coloca o cloth, insere os objetos nas propriedades do cloth e liga a opção de colisão... Acho que vai funcionar bem...
Salve Gago, Amigo, conforme aconselhou, estou utilizando [i:5776099acb]Cloth Modifier[/i:5776099acb] para animar o cabo de aço, poderia me informar que configuração utilizar em Propriedades de Objeto para simular um cabo de aço, consegui fazê-lo não oscilar tanto, porém o mesmo continua deformando...
Bicho, vc vai ter que testar bastante até chegar no ponto que vc quer, pq vc quer um objeto mais duro que tecido. Tbm depende da animação, se não for feita no timming certo, o cloth fica esquisito, depende da escala, simulação é zica!
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 750

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.