Mental Ray GI e multipler

Por: PedroLobo  

Em: 24/02/2009 16:34

Ola a todos! eu estou trabalhando em uma cena com uma mr omni, e GI ainda nao apliquei o FG, pois estou com uma duvida sempre achei que o multipler das luzes ia de 0 a 1, mas nao, ele vai aumentando o quanto eu quiser e o mesmo acontece com o multipler do GI (uso maax 9- é equivalente ao energy do max 8 pra baixo) estou estudando o cd de mr do 3d1, e estou usando 100 na qualidade do GI, 1 de raio (ou 1,5), 400.000 fotons ... quanto é o padrao, o ideal de multipler do meu GI ? (é uma cena comum com um objeto só e planes ... ou entao se tiver como alterar para o multipler ser so de 0 a 1 nas luzes e no GI, melhor ainda.. valeu! :D
Boa tarde. O multipler do GI e do FG tem que manter com 1 para ficar certo fisicamente, o das luzes você regula como precisar, se precisa de luzes mais claras você aumenta, se precisa de luzes mais escuras você diminui.
mas comigo pelo menos (na cena q eu estou fazendo) usar multipler 1 como no curso de mr do André, nao funciona... o primiro print é a cena com multipler 1 de GI.. o segundo é com 50 e o terceiro com 100 estou usando uma mr omni com 1 no multip., 100 de qualidade de GI, 1,5 de raio e 100.000 fotons neste teste... pq será q 1 nesta cena nao funfa no mult. do GI, como no video curso? vlw! obs.: o objeto é um anel que estou criando.
Ou vc está com a cena na escala errada ou está usando exposure control. Com exposure é melhor usar luzes photometrics. Se está aprendendo é melhor usar luzes comuns sem exposure.
nao estou usando exposure... entao? estou trabalhando em polegadas (inches), mas certamente a escala do meu objeto esta muitíssimo maior do que ele é na vida real se for contar o tamanho dele pelas medidas do max... isso conta? o q tem a ver? obrigado!!!
Pedro, O MR é sensível ao sistema de unidades escolhido. Se vc seguir as configurações do curso do André, onde ele usa unidade genérica, vc não conseguirá o mesmo resultado usando polegadas... Por isso, é necessário entender o princípio do funcionamento do MR para conseguir configurar da maneira correta. Por exemplo, nos seus prints, a quantidade de photons está baixa. Existem muitas lacunas que devem ser preenchidas com photons. E isso, vc consegue aumentando a quantidade de photons emitidos por luz e alterando o tamanho desses photons. O Multiplier aumenta a intensidade luminosa dos photons, a grosso modo... Abraço,
aham, sim eu usei 100.000 fotons só para testar se conseguia emitir fotons, pois com o multipler de GI em 1, nao aparecia nrem um foton... daí botei 100.000 com multiplers de GI diferentes só pra gerar prints pra mostrar minhas duvidas qqui no forum... pra fechar a cena eu usei uns 400 mil, e raio 3 acho... mas o que eu queria entender como funciona essa parte da relação entre ESCALA X MULTIPLER DO GI estou em escala genérica sim, e na guia system unit setup em polegadas... só isso.. entao se eu deixar o meu objeto em escala real é para os fotons aparecerem mesmo com multipler 1? vlw abraço!
Esse lance da escala é que o MR se baseia nas unidades para gerar o GI. Como ele gera GI fisicamente correto, o sistema de unidade vai influenciar diretamente, por causa das medidas. Mas no seu caso, provavelmente, o problema não é esse. Se a intensidade das luzes for muito fraca, a intensidade dos photons será fraca, também. Para simular lâmpada real, eu uso uma luz MR com decay ou uma photométrica, que já é decay. Se for seu caso, aumente a intensidade da luz, pois com decay, ela se comporta de forma real, ou seja, perde força com a distância. Abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 920

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.