Proxy mental ray

Por: cretz  

Em: 10/03/2009 12:09

Estou comum probleminha de memoria usando o proxy do mental ray. Faço os intances tranquilos e a converçao em proxy, quando vou renderizar, devido a quantidade de proxy an cena e o proxy em si, ele consome os meus 4 gb d memoria ra, e começa a utilizar o hd... será que estou fazendo errado? Alguem pode me ajudar?
Seu windows é 32 ou 64? Vc tentou retirar os proxys para ver se renderiza? Se tem muita geometria na cena fora os proxys é essa geometria que está dando problema. Eu fiz um teste com 15 milhões de polys no max 2009 com windows 32 bits e renderizou rápido com proxy.
UERJ
o meu win é 64... eu achei o problema.... é que sou novo na empresa e o camarada q saiu nao importava com performace de render... ele deixava os objetos todos face sobre face... isso é uma morte pro processador né? o que eu acho estranho é ele carregar proporcional a quantidade de proxy na memoria. por exemplo se vc tem um modelo de 30 mb (uma arvore) e transforma ela em proxy, de instancia ela em quarenta copias, aqui ele ta somando todas e jogando pra memoria. Acho que o max deveria jogar apenas uma copia do proxy na memoria, nao seria assim?
então cretz mas tem q ver o peso do objeto original neh pq na vdd o proxy não pesa na viewport e renderiza mais rapido pq ele não tem q ser traduzido do software 3d para o renderizador porem obvimente q ele consome memoria da mesma forma q um objeto normal... jah fiz uma cena com 50 arvores proxy onde a original tinha 500 mil poligonos na hora do render foi aquela tristeza, renderizou mas demorou.....e mesmo com 6gb de memoria ele começou a usar o hd tb... na vdd a unica vantegem do proxy eh q vc não fica gastanto memoria pra fazer aquele objeto aparecer na viewport e sim somente no momento de renderização... tenta mudar tb o sistema de BSP, as vezes ajuda :) abraço
entendi... mas isso cesarfg, no mental ray serve pro vray? vou mudar para o BSP, pode esplicar por favor? (nem sei onde fica, hhehehe sou noob)
O BSP fica na Guia Renderer > Rendering Algorithms > Ray Tracing > Raytrace Acceleration. Segundo o manual do Mental Ray, se estiver usando o Max 2009 e sua cena tiver 1.000.000 de polígonos ou mais, é recomendável usar o BSP2. Abraço,
ok Leandro... vou fazer isso...
"cesarfg" disse: ...na vdd a unica vantegem do proxy eh q vc não fica gastanto memoria pra fazer aquele objeto aparecer na viewport e sim somente no momento de renderização... ...
8:) Olá cesarfg, apesar de eu ainda não ter certeza ABSOLUTA da VERDADE por trás do PROXI....EU NÃO apostaria todas as minhas fichas nesta sua afirmação! -------- - Me corrigir se eu estiver errado! por Favor! Não posso afirmar... Mas o poder do uso do proxi, até aonde eu sei, seria que o objeto proxi somente será carregado na memo ram ou arquivo de paginação no momento em q ele esta sendo requisitado pelo renderizador para o calculo de algo q se faz necessário a presença do mesmo na cena. Qndo ele não estiver "sendo processado" o mesmo ficará no HD em forma de arquivo. Esta seria uma das explicações de vermos cenas gigantescas na quantidade de objetos numa única imagem sendo renderizadas por máquinas medianas... Se durante TODO o processo de render TODAS as geometrias da cena permanecessem na memo ram ou arquivo de paginação o render não seria possível no caso destas cenas com máquinas medianas. A outra vantagem como já falaram acima he q o proxi já esta na "linguagem" do renderizador. Sendo assim, agiliza na hora do render. Vou explicar melhor: - Para o render acontecer, o mental ray não terá q passar toda a cena para uma linguagem inteligível com a programação do mental ray, isso he válido para os q já são proxies. Mas no caso dos objetos que estão no arquivo max q não são proxies, o mental ray terá q fazer a "transmutação" na linguagem do "objeto max" para um "objeto mental ray" ocupando a memória do computador e processamento no momento do render para esta tarefa de "transmutação". O debate sobre o proxi he sempre válido! Vamos debater! abraço a todos,
DEUS é maior!
Bom dia. Para o proxy funcionar e não gastar memória tem que mudar pra BPS2 como o Leandro falou! Na minha opinião também é bom marcar o use placeholder objects para ler o objeto só quando ele aparecer no render.
mas zulmar jr vc disse exatamente oq eu falei, pq disse então nao estar totalmente certo sobre minha afirmação :?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 692

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.