Ajuda com animação de um pergaminho

Por: Argos  

Em: 25/05/2009 14:33

Boa tarde galera! Sou meio novo em 3d e estou desenvolvendo um pergaminho no 3D Max.Me deparei com um problema..espero q possam me ajudar: Como o papel desse pergaminho é envelhecido e rasgado, usei no mapa difuse o tal do canal alpha (imagem em preto e branco), em tga, para que fique transparente onde esta rasgado. Acontece que, ao enrolar o pergaminho, a borda superior do papel, que é onde há um rasgo maior, fica em contato com o meio do papel, a trasparencia tbm aparece! Utilizei um material na frente e o mesmo, invertido, no verso do pergaminho, pois se utilizasse apenas um frente e verso o efeito de rasgo ficava ao contrário um do outro. Não sei se consegui ser claro..se precisar, explico melhor. Desde já agradeço
Bem vindo Argos. Usa a imagem preto e branca (do canal alpha) no slot Opacity do material. Manda um render do pergaminho pra eu entender melhor o seu problema. Abraço,
Valeu Leandro!! Me equivoquei, o alpha está no opacity..no difuse está a textura.. Estou inserindo a imagem...eu preciso melhorar o alpha e a textura ainda..não está 100% (nem 80%), mas já da pra ver oq ocorre. Veja no meio do rolo..há um rasgo q deveria aparecer só no fim do "desenrolar"..
Vc tá falando do rasgado na lateral do pergaminho? É isso?
Boa noite. Eu também não entendi direito, mas pra colocar o material na frente e no verso vc tem que usar o shader two side se for renderizar no mental ray, no scanline tem o material double sided. O problema do mapeamento quando vc anima é pq o uvwmap está acima do modificador que faz a animação. Como vc animou? O uvwmap tem que ficar logo após o editable mesh.
Desculpe a demora...qto mais precisamos da provedora de internet, mais pau eles dão! hehehe Não ficou mto perceptível mesmo pela imagem, então coloquei um video..acho q vai melhorar. Percebam logo no começo do video, bem no meio do "rolo", como ele aparecerá um vazado, não totalmente pq o material debaixo não permite, mas o rasgo que deveria aparecer só no fim da animação se dá ali também. Como eu fiz essa animação: 1 - Criei um box; 2 - Transformei em Editable Poly (pra aplicar materiais diferentes na frente e no verso); 3 - Apliquei o modificador Bend; 4 - Alterei o Gizmo. Onde errei??
Argos, Talvez seja um problema de mapeamento. O ideal, na minha opinião, é abrir a malha com o Unwrap. Vc fez isso ou só aplicou uma projeção (UVW Map)? Abraço,
Boa noite. Um dos problemas pode ser por vc usar um box pra fazer um papel, é melhor usar um plane. É na composição do material que vc vai aplicar materiais dos dois lados, tem o double sided que eu disse na outra mensagem e o shader two side do mental ray. Fazendo assim não vai dar esse problema. O resto vc faz igual que ficou bom.
Leandro, eu usei UVW Map. Nunca usei o unwrap, mas andei dando umas lidas em algumas materias sobre ele ontem e hj, e vi que ele planifica uma imagem não plana pra facilitar o mapeamento, estou certo? Pq na vdd eu mapeei a imagem plana, só depois usei o bend.. Malcon, eu troquei de box pra plane, troquei o standard por double sided mas ainda não usei o shader two side do mental ray pq meu 3d é o 7 e não tem mental ray, talves por isso ainda não tenha dado certo.. Estou adquirindo uma versão mais nova pra renderizar com ele. Você disse antes que o uvw estava acima do modificador.. eu coloquei a ordem em q animei na outra msg..qual ordem devo fazer? Devo usar editable mesh ao inves de poly?
por que vc não modela o pergaminho com o rasgo facilitaria bem mais do que ter que testurizar
Os Escombros de passado são os alicerces do futuro.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143168

Últimos membros registrados: OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt.

Usuário(s) on-line na última hora: 696

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.