3DS Max... a dança das versões.

Por: Abu Khan  

Em: 29/05/2009 19:10

Quando eu era bem moleque, tinha uns 13 anos, havia conseguido o 3d sudio versão para DOS em 14 disquetes "Arjeados". Aliás, quem souber o que é "Arjeados" ganha um prêmio. rsrsrsrs Mas eu nem consegui abrir direito o programa no 386 da minha tia. Eu tentei abrir um arquivo que já vinha com o programa - acho que era uma lanterna - e o pc travou. Parece que a viewport era só em wireframe. Jorge, tenta dar uma pesquisada no google, deve conseguir alguma coisa. abraços

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Olá Amigo Jorge, Estou postando a estrutura do 3D Studio ver.4 (DOS), tal como aparece no livro que tenho. Se vc.não tiver muita pressa, arranjo um print da interface também, pois no livro tem várias imagens, só que não tenho scanner aqui... pena. Espero que ajude... Pois é Dudamel, a gente vai precisar evoluir a máquina mesmo... pelo menos a placa gráfica, processador e monitor... estou frito! Abs.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Este tópico está muito interessante mesmo. Realmente a história do Max é muito conturbada, pelo fato de grandes empresas serem compradas por grandes empresas. As vezes, chego a pensar, que é uma eterna briga por quem tem as maiores e melhores ferramentas do planeta, e acabam esquecendo de aprimorá-las, ao invés, de só as adquirirem. Realmente a compra do 3ds max, que antigamente era propriedade da Discreet pela Autodesk, realmente teve uma grande repercussão na época. A história da Computação gráfica, é como uma história de grandes guerras romanas, um império sendo dominado por outro e "subjulgado" (metáfora); tem sempre um lado bom nessa história toda, mas tem também os seus lados negativos. Inicialmente o 3Ds Max foi lançado para ambiente DOS e já fora de uso. Posteriormente foi lançado para ambiente gráfico com plataforma Windows. versão 2.0 versão 3.0 versão 4.0 versão 5.0 versão 6.0 versão 7.0 versão 8.0 versão 9 - Melhoramentos na performance geral e novas ferramentas: Layer Animação, melhoramentos do Character Animation Workflow , Pro Booleans, melhoramentos no Hair e Cloth , melhoramentos no XRef Object , Enhanced FBX Supporte, Display Support for DirectX e CG Shaders. versão 2008 versão 2009 versão 2010. (atual) Se em toda versão houvesse uma certa evolução no Max, valeria a pena, o problema é ter uma versão atrás da outra e apenas a cada 3 ou 4 anos receber grandes novidades; ai fica bem complicado!! Mas nem tudo é perfeito, tem pequenos detalhes que seriam muito simples e fáceis da Autodesk implantar, além de facilitar demais a vida de todos usuários, mas desde o Max 6 estão protelando ou fazendo de conta que não existe, como o soft Imf_Copy, que acompanha o Maya e o XSI, é distribuído gratuitamente pela Mental Images, mas não vem com o 3ds max. Com este programinha você pode criar texturas no formato MAP do Mental Ray, que funciona como um Proxy, mas de texturas em vez de objetos, permitindo usar texturas gigantescas sem pesar nada na memória, pois quando está no formato MAP a textura é lida a partir da HD e não é carregada na RAM. Essa é com certeza um sonho para quem trabalha com programas gráficos, que já são pesados por natureza, só falta a Autodesk logo implantar esse recurso no Max, pois só o Mental Ray é capaz de renderizar imagens em grande resolução, principalmente usando shaders específicos, que leêm as texturas como proxys, não pesando em nada no render. Felizmente já saiu até um Script para o PhotoShop que permite salvar neste formato, dando uma opção para os usuários utilizarem este poderoso recurso do Mental Ray que poderia ser feito diretamente no Max, mas a Autodesk não coloca o Imf_Copy junto com o programa. De qualquer forma, infelizmente a história do 3ds Max é de certa forma conturbada, e cheia de altos e baixos. Só nos resta rezar para que a Autodesk pense mais no programa em si, que no patrimônio financeiro deles...hehe!! ;) Um grande abraço a todos e Parabéns pelo tópico; gostei bastante...vlws!! __________________________ [i:a21f2b7da0]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:a21f2b7da0]
Puxa vida, é bacana mesmo parar e olhar para tras, eu conheci e acho que tenho a instalaçao do Max R3. Na época nao me dei bem com o programa e nao tinha condiçoes de fazer curso e outras coisas, fiquei apenas "bisbilhotando" e tentando aprender algo. Como nao trabalhava no ramo nao fui muito longe. Como o nosso amigo Abu Khan tambem sou fissurado pelo universo 3D, nesse topico li coisas que nao sabia ate entao. Infelizmente como vemos, as versoes vao sendo lançadas uma atras das outras sem nem mesmo acertarem a anterior, é uma pena que estao fazendo isso com um programa tao maravilhoso como o MAX. Abraço a todos e otimas colaboraçoes com o topico a galera ei de cima fez.
pergunta de leigo: o que é unbiased???
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Rodrigo_RCGA: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta, Unbiased é um renderizador fisicamente correto, não deixa extrapolar as leis da Física, o resultado vai ser o mais parecido possível com o real, mas vc não tem controle sobre nada, não pode exagerar em nenhum parâmetro e tudo é automático (mecânico) nele, e Biased é justamente o contrário. Existem algumas coisas (parâmetros) nos renderizadores biased que diminuem o tempo de render e consequentemente aumentam o realismo. O Blender Internal, Yaf(a)Ray, Vray, Mental Ray, são exemplos de renderizadores Biased. Já os renders como: Maxwell render, Indigo, Luxrender, Kerkythea são exemplos de renderizadores Unbiased, ou seja, são bastante demorados, são fisicamente corretos, mas não dá para usar recursos mais psicodélicos, não dá para fazer ajustes mais finos, não dá para tornar cada quadro de animação o mais fiel possível, pode-se assim dizer. Apesar do grau de realismo desses renders Unbiased, eles são bastante limitados, e fica inviável de se trabalhar com eles, por causa do alto tempo de render em renderizar imagens still, com resoluções de imagem de certa forma grandes. Lembrando que também o Mental Ray, tem um recurso de Unbiased embutido nos seus parâmetros, como indagou muito bem o nosso amigo e colaborador "Dudamel", seu sistema unbiased é justamente com o pacote de shaders mega-tk, que são bem robustos por sinal. V-Ray, Brazil Render, Mental Ray , Renderman e todos os outros são baseados em equações físicas e são fisicamente corretos. O Mental Ray é fisicamente correto e tem diversos Shaders fisicamente corretos, tão perfeitos quanto os materiais reais, assim como tem Shaders que não são fisicamente corretos também. O que acontece é que, num render "convencional" você tem inúmeros recursos para ajustar a aproximação do cálculo da cena, assim, você consegue o melhor resultado com o menor tempo possível. Pois com estes ajustes você pode controlar a qualidade do cálculo, então, o render vai calcular para valer uma determinada parte e vai estimar o que está em volta. Por isso chamam Biased, pois permitem configurações para ajustar essa aproximação. É ai que aparece uma grande diferença entre os renderizadores mais recentes em desenvolvimento para renderizadores mais antigos e mais robustos. O Mental Ray da Mental Images e o Renderman da Pixar, não variam essa aproximação de frame para frame na animação, enquanto que o V-Ray , o Brazil Render e o Final Render variam. O que varia mais segundo o mestre André Vieira, é o Final Render e o que varia menos é o Brazil Render. Quando a solução da iluminação varia de um frame para o outro, cria um defeito conhecido como flicker, que causa "batimento" na iluminação da cena, precisando de setagens elevadas para isso não acontecer. Um render Unbiased não tem recursos de configuração, então, você nem precisa aprender a configurar para conseguir o melhor resultado, só que o tempo de render é absurdo, porque ele não faz essa aproximação, calcula tudo. Se for para fazer assim, porque a pessoa tem preguiça de estudar um render decente, pode pegar o Mental Ray e escolher o Preset Very High, vai ficar bom com certeza também e vai levar dias renderizando igual um render Unbiased. Vale muito mais estudar e se "dedicar" a um render biased para poder fazer o que quiser com a melhor qualidade e o menor tempo em qualquer caso, não tem nenhum caso que justifique a perda de tempo com render Unbiased, a única coisa que justifica é a preguiça de estudar um render decente. Quem domina qualquer um destes renderizadores "biased", consegue cenas realistas com tempos super baixos de render. E se vc precisar de qualquer efeito 3d super avançado, que é quase impossível do Mental Ray não fazer, é só abrir um bloco de notas e escrever um shader para tal efeito. Só precisa saber programar em C++ ou em C+, ok?? Segundo o mestre André Vieira, o problema é muito maior do que isso, pois Render Unbiased não tem controle de nada, não serve para composição, não deixa você usar os artifícios que a computação gráfica 3D oferece, é como tirar uma foto, você não tem controle sobre a imagem e não pode modificar ela depois, não pode compor, a não ser que passe muita canceira recortando coisas "na mão", fazendo máscaras "na mão", como é feito com fotos convencionais sem Chroma Key. Então, um render assim não serve para vídeo e muito menos para animação, serve no máximo para maquete eletrônica. Abraços e espero ter esclarecido sua dúvida. Um grande abraço e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:17ad5e87dc]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:17ad5e87dc]
grande explicaçao, muito boa mesmo! abraços
bom ate deu vontade de instalar o mega tk mas mesmo fazendo igual ta lá o max fecha ele é aceito no 64 bits?
Puxa... quando pensei postar minhas perguntinhas iniciais não imaginava que iria dar tanto "pano pra mangas"... dá gosto visitar este site. O idealizador está a merecer meus entusiásticos parabéns!!! Prezado Danilo, sua verdadeira "conferência" enriquece sobremodo nossa modesta discussão. Obrigado. Contudo, com todo o respeito a sua inegável experiência no assunto, 3DS Max só existe e existiu no Windows. Não houve uma versão DOS do MAX, que eu saiba, apenas do 3D Stúdio que foi, por assim dizer, o pai do 3DS Max. O 3D Studio era um produto da Autodesk e, já 3DS Max, foi vendido para a Discreet, que dava shows com seus módulos impressionantes, na época. Eles mesclavam edição não linear com criação gráfica e 3D... Edit*, Effect*, Flame*, Inferno*, Flint*, Smoke*, Fire*... tudo isso em inúmeras plataformas... SGI Onix 2, Octane SE, Octane MXE e O2... Coisas até pouco conhecidas no mundo dos micros... Mas voltlando a Autodesk, vemos que mais tarde ela adquiriu a Discreet e, com isto, o 3DS Max voltou a velha casa paterna... e está no patamar que hoje vemos. Sua profícua explanação abre espaço para uma outra visão: o grande problema das atualizações constantes (e pouco signiticativas!) que as empresas (não apenas a Autodesk) vem implementando em seus produtos. Isto é uma evolução ou não seria mais uma estratégia de mercado, visando auferir grandes lucros a curto prazo, em detrimento do Usuário? Fica aberto à discussão. Acho absurdo ter que atualizar um Photoshop a cada ano que passa, um 3DS Max, um Autocad, um Corel Draw, e por aí afora... afinal, com os impostos que temos e, desculpem o desabafo, a pouca vergonha geral... fica muito difícil condenar pirataria, face as práticas que assistimos e que não parece haver horizonte para mudanças... Isso não deve ser entendido como uma aval à pirataria, mas penso que o exemplo deveria vir de cima para baixo, o que não tem ocorrido por estes lados do planeta. Valeu, o Amigo abriu espaço para tocarmos em assuntos muito importantes e que me interessam vivamente, pois custei mas acabei resolvendo entrar de vez no mundo 3D. Ainda vou saber construir algumas maquetes e bolar algumas coisitas interessantes para a gente se divertir por aqui... Muito obrigado, grande abs.a todos.
Olá todos, bom dia... Apenas a título de curiosidade, o produto Strata Studio Pro parece ter sido descontinuado, contudo, a Strata (www.strata.com) continua viva e ativa, produzindo uma série de softwares para a área de tratamento gráfico, animação, arquitetura e indústria... o carro chefe hoje, parece ser o Strata 3D CX, em sua versão 5.0. Grande abs.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 847

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.