3DS Max... a dança das versões.

Por: Abu Khan  

Em: 29/05/2009 19:10

Olá, boa noite... Sou obviamente novato na utilização do produto e uma das confusões em que me vejo envolvido, diz respeito a entender direito a evolução do Programa. A primeira vez que ouvi falar do programa, foi por volta de 1995. Já conhecia o AutoCad desde a versão 3 (estava na 10) e o Animator Pro, que era um programa de desenho e animação em 2D e me parece ter resultado nos recursos de animação do Max... Vim do DOS e começava a me envolver com o Windows (lembram do 3.1?)... Achei interessante o 3D Studio (em suas versões iniciais), programa de desenho e animação em 3D que me parece ter dado origem ao 3DS Max. Comprei um ótimo livro a respeito - "Multimídia com 3D Studio 4 e Animator Pro v.1.3", de López Fernandez e Tajafura Zapirain(que tenho até hoje) e fiquei maravilhado com o que prometia o programa. Cheguei a obter uma cópia "de avaliação" dos softwares, mas não fui muito longe... a curva de aprendizado era por demais íngreme e na época eu não tinha tempo para isto. Muito mais tarde, ganhei uma cópia do 3DS Max 2.5 - já para Windows. Brinquei um pouco, mas também não fui muito longe... Há uns três anos, me veio às mãos uma cópia do 3DS Max 6. Nem cheguei a instalar. Só agora me interessei realmente em aprender a utilizar o programa. Minhas perguntas: Qual a última versão disponível? Parece haver uma versão 9 (muito badalada) e 2009 (também falada, mas aparentemente cheia de problemas...). Pensava que ver. 9 e 2009 fossem a mesma coisa! Alguém conhece a fundo a história do programa (tentei o site da Autodesk mas não achei a história completa) e sua evolução através de todas as suas versões (com a(s) característica(s) principal(is) de cada uma)? Seria interessante conhecer isto... Desculpem-me cansá-los com tanto blá, blá, blá... mas é um assunto interessante. Obrigado.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
Correção: É Tajadura e não Tajafura, como se lâ acima... Desculpem a falha técnica. Abs.
no wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/3d_studio_max NO Wiki em ingles (MELHOR) http://en.wikipedia.org/wiki/3ds_Max_release_history :-P
Muito legal vc ter colocado este assunto Abu Khan. Você está certo: o 3dStudio Max com este nome "MAX", foi dado a novas versões do 3dStudio à época. Este nome pegou, e, carinhosamente, os usuários passaram-no a chamar de "MAX" nas rodinhas. rsrsrs Posteriormente, e acho que bem posteriormente (não sou conhecedor da "biografia" do MAX) surgiu uma versão chamada 3dStudio VIZ - com menos recursos, destinada ao público de arquitetura - maquetes eletrônicas. Mas, por experiência própria, ele era muito limitado em relação ao Max, principalmente, no uso de memória e acho que funcionava só em OPEN GL. Na minha faculdade de arquitetura, há uns 5 anos, os computadores tinham uma cópia de estudante do 3dStudio VIZ, mais chamado de 3d VIZ. Hoje, esta versão mais limitada do 3d Studio Max, chama-se 3d Studio MAX Design, embora não seja mais tão limitada assim em relação aos recursos do render Mental Ray. Há uns 3-4 anos, se eu me lembre bem, a AUTODESK comprou a DISCREET, que produzia o 3dMax, portanto, o 3dMax passou a ser da AUTODESK, que comprou também, posteriormente, o MAYA, e uma porção de outros programas. Nesta época, foi lançado o 3dStudio MAX 9 - o último com este nome em sequência de numeral ordinal. Como sempre acontece com programa recém-lançado, ele apresentava alguns bugs e instabilidades, e foi muito achincalhado. Mas com o tempo, como sempre também, vem os service Packs que corrigem e deixam o programa rodando legal. Ele se tornou uma versão que muitos usuários profissionais utilizam até hoje, por sua robustez e confiabilidade. Depois dele, o programa passou a receber a nomenclatura que a mamãe AUTODESK dá aos seus pimpolhos: a data do ano de lançamento + 1 - ou seja, a data do ano posterior ao lançamento. Por isso que estamos hoje com o AUTOCAD 2010 e o MAX 2010. Mas não se iluda, estas versões recém lançadas não têm confiabilidade para um fluxo de trabalho "semi-profissional" sequer. Você sempre vai estar sujeito a alguns bugs e fechamentos de programa na sua cara, sem poder salvar o seu trabalho. Hoje, muita gente usa o 3dMax 2008 profissionalmente também, e até mesmo o 3dMax 2009, embora este também tenha um pouco de problemática. As versões atualíssimas, como o 2010 servem só pra gente fuçar, descobrir as novidades (o max 2010 tem várias) e se inteirar para quando o programa começar a ficar legal, com service packs e hotfix liberados. Concluindo, com a autodesk "dona" do 3dStudio Max, ela impõe aquele ritmo de uma nova versão por ano, o que as vezes complica muito a situação: lança no mercado uma versão mais ou menos em termos de confiabilidade. É como uma grávida parir de 7, 8 meses. Mas, os estúdios e empresas profissionais, não caem nessa pressão toda, só mesmo quem é lunático por se manter atualizadíssimo, um louco por gadgets. Conheço estúdios que trabalham com MAX 8 e 9 também. Imagina, vc ter que renovar anualmente a licença de um software com um custo alto, para ter uma versão que não lhe acrescenta nada, ou praticamente nada no fluxo de trabalho? Bom, quem quiser explicar melhor, me corrigir, à vontade.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Wow! Valeu Amigão. Já ajuda um bocado. Muito obrigado. Interessante que a Wiki não parece ser precisa com relação a origem do programa. Ele surgiu como 3D Studio (DOS) e me parece que ganhou o Max quando migraram para o Windows. Havia uma versão 4 do 3D Studio (ainda DOS). Seus requisitos eram, no mínimo, interessantes: Micro compatível com processador 80386 ou 80486 Em computadores 80386 requeria-se um Co-Processador Matemático (sabem o que era isso?) Mínimo de 8 MB de RAM (uma fábula para a época!) Mouse (!) Placa gráfica e monitor compatíveis com VGA (um luxo!) Disco rígido (HD) com um mínimo de 20MB livres (impressionante!) Todavia o programa inovava e já permitia antever o Windows, pois emulava uma interface gerenciada por mouse e semelhante as janelas (que usa hoje e que são triviais no Windows). Curiosidades, curiosidades... Muito obrigado mesmo, Dadorrodriges. Valeu! Abs.
HEHEHE tmbm aprendi muito com o tópico thanks :-P
muito boa explicaçao Dudamel
Olá Dudamel, beleza de explanação. Ajuda a genta a compreender melhor a ferramenta... dizem que conhecendo a ''árvore genealógica" dá pra entender melhor os filhotes, néh! Apenas uma pequena adição: o programa original era da Autodesk, que também foi mãe do Animator Pro. Tudo da mesma cepa! Depois, por alguma razão obscura, eles venderam para a Discreet, se não me engano, mãe do Maya ou do Inferno (não tenho bem certeza de qual deles)... O mundo do 3D tem ferramentas de peso... há um tal de Strata Pro que dizem ser um verdadeiro show! Mais tarde, a Autodesk parece que adquiriu a Discreet (e o 3DS Max junto!). Olha gente, posso estar enganado em algum detalhe, mas me parece que a história passa por aí... Gosto, e sempre gostei de computação gráfica (design gráfico) e acompanhar o panorama (por revistas e livros, sempre foi uma diversão, para mim). Fui servidor público federal muitos anos... tinha tempo de sobra pra me divertir com essas coisas. rssrssrrss... Valeu o post. Grande abs.
Em tempo: Os elementos de instalação (requisitos) da versão 4 (DOS) do 3D Studio foram extraídos do livro de Fernandez e Zapirain (tradução brasileira da versão espanhola - 1995). Outra falha técnica... desculpem. Abs.
Muito legal a informação Abu Khan, essa eu não sabia. E este Strata Pro, trata-se do quê? abraço

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 734

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.