Muito legal vc ter colocado este assunto Abu Khan.
Você está certo: o 3dStudio Max com este nome "MAX", foi dado a novas versões do 3dStudio à época. Este nome pegou, e, carinhosamente, os usuários passaram-no a chamar de "MAX" nas rodinhas. rsrsrs Posteriormente, e acho que bem posteriormente (não sou conhecedor da "biografia" do MAX) surgiu uma versão chamada 3dStudio VIZ - com menos recursos, destinada ao público de arquitetura - maquetes eletrônicas. Mas, por experiência própria, ele era muito limitado em relação ao Max, principalmente, no uso de memória e acho que funcionava só em OPEN GL. Na minha faculdade de arquitetura, há uns 5 anos, os computadores tinham uma cópia de estudante do 3dStudio VIZ, mais chamado de 3d VIZ. Hoje, esta versão mais limitada do 3d Studio Max, chama-se 3d Studio MAX Design, embora não seja mais tão limitada assim em relação aos recursos do render Mental Ray.
Há uns 3-4 anos, se eu me lembre bem, a AUTODESK comprou a DISCREET, que produzia o 3dMax, portanto, o 3dMax passou a ser da AUTODESK, que comprou também, posteriormente, o MAYA, e uma porção de outros programas.
Nesta época, foi lançado o 3dStudio MAX 9 - o último com este nome em sequência de numeral ordinal. Como sempre acontece com programa recém-lançado, ele apresentava alguns bugs e instabilidades, e foi muito achincalhado. Mas com o tempo, como sempre também, vem os service Packs que corrigem e deixam o programa rodando legal. Ele se tornou uma versão que muitos usuários profissionais utilizam até hoje, por sua robustez e confiabilidade.
Depois dele, o programa passou a receber a nomenclatura que a mamãe AUTODESK dá aos seus pimpolhos: a data do ano de lançamento + 1 - ou seja, a data do ano posterior ao lançamento. Por isso que estamos hoje com o AUTOCAD 2010 e o MAX 2010.
Mas não se iluda, estas versões recém lançadas não têm confiabilidade para um fluxo de trabalho "semi-profissional" sequer. Você sempre vai estar sujeito a alguns bugs e fechamentos de programa na sua cara, sem poder salvar o seu trabalho.
Hoje, muita gente usa o 3dMax 2008 profissionalmente também, e até mesmo o 3dMax 2009, embora este também tenha um pouco de problemática.
As versões atualíssimas, como o 2010 servem só pra gente fuçar, descobrir as novidades (o max 2010 tem várias) e se inteirar para quando o programa começar a ficar legal, com service packs e hotfix liberados.
Concluindo, com a autodesk "dona" do 3dStudio Max, ela impõe aquele ritmo de uma nova versão por ano, o que as vezes complica muito a situação: lança no mercado uma versão mais ou menos em termos de confiabilidade. É como uma grávida parir de 7, 8 meses. Mas, os estúdios e empresas profissionais, não caem nessa pressão toda, só mesmo quem é lunático por se manter atualizadíssimo, um louco por gadgets. Conheço estúdios que trabalham com MAX 8 e 9 também.
Imagina, vc ter que renovar anualmente a licença de um software com um custo alto, para ter uma versão que não lhe acrescenta nada, ou praticamente nada no fluxo de trabalho?
Bom, quem quiser explicar melhor, me corrigir, à vontade.