3DS Max... a dança das versões.

Por: Abu Khan  

Em: 29/05/2009 19:10

Olá, boa noite... Sou obviamente novato na utilização do produto e uma das confusões em que me vejo envolvido, diz respeito a entender direito a evolução do Programa. A primeira vez que ouvi falar do programa, foi por volta de 1995. Já conhecia o AutoCad desde a versão 3 (estava na 10) e o Animator Pro, que era um programa de desenho e animação em 2D e me parece ter resultado nos recursos de animação do Max... Vim do DOS e começava a me envolver com o Windows (lembram do 3.1?)... Achei interessante o 3D Studio (em suas versões iniciais), programa de desenho e animação em 3D que me parece ter dado origem ao 3DS Max. Comprei um ótimo livro a respeito - "Multimídia com 3D Studio 4 e Animator Pro v.1.3", de López Fernandez e Tajafura Zapirain(que tenho até hoje) e fiquei maravilhado com o que prometia o programa. Cheguei a obter uma cópia "de avaliação" dos softwares, mas não fui muito longe... a curva de aprendizado era por demais íngreme e na época eu não tinha tempo para isto. Muito mais tarde, ganhei uma cópia do 3DS Max 2.5 - já para Windows. Brinquei um pouco, mas também não fui muito longe... Há uns três anos, me veio às mãos uma cópia do 3DS Max 6. Nem cheguei a instalar. Só agora me interessei realmente em aprender a utilizar o programa. Minhas perguntas: Qual a última versão disponível? Parece haver uma versão 9 (muito badalada) e 2009 (também falada, mas aparentemente cheia de problemas...). Pensava que ver. 9 e 2009 fossem a mesma coisa! Alguém conhece a fundo a história do programa (tentei o site da Autodesk mas não achei a história completa) e sua evolução através de todas as suas versões (com a(s) característica(s) principal(is) de cada uma)? Seria interessante conhecer isto... Desculpem-me cansá-los com tanto blá, blá, blá... mas é um assunto interessante. Obrigado.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D