3DS Max... a dança das versões.

Por: Abu Khan  

Em: 29/05/2009 19:10

Olá, fico feliz que tenha apreciado. É um programa em tudo semelhante ao 3DS. Com um poder graúdo na renderização e na construção de paisagens (landscapes). Vi uma matéria, há bastante tempo, numa revista sobre design gráfico, produzida em Belo Horizonte. Vou ver se acho e volto a dizer alguma coisa a respeito. Tem muito tempo que li sobre isto... Obrigado pelo retorno. Abs.
Abu Khan aprendendo a modelar em 3D
Essa revista que vc diz é a Digital Designer, não é? Se for, esta é editada em Nova Lima, cidade satélite de Belo Horizonte. Tenho parentes lá. abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Exatamente! Apenas que o endereço que figurava nas revistas (na época eu era assinante) era no bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte. O programa chamáva-se Strata Studio Pro (na época - 2000 -, versão 2.5) e era originário da plataforma Mac. Depois veio a versão também para Windows 98 e NT. Era considerado o n.1 para Mac. Custava (jun./2000) US$ 650,00. e era comercializado pela Cad Technology (www.cadtec.com). Não tenho idéia se o programa ainda existe, se evoluiu, etc... É até interessante procurar saber... Grande abs.
Acho difícil Abu Khan. Se não teria várias coisas sobre ele - pelo menos relatos - aqui na 3d1 desde então. Hoje em dia, temos várias plataformas 3d profissionais: o Max, o Maya, XSi, o Blender, Cinema 4D, Houdini, entre outros. Além, disso, renderizadores então, putz.... Já existiam vários, e hoje, com a onda dos renderizadores unbiased, proliferaram inúmeros, com compatibilidade até para sketchup. Entre os grandes renderizadores, temos o Mental Ray, o Renderman, o V-Ray, o Brazil, entre outros. Além dos unbiased, que, de certa forma são fenomenais em alguns pontos, como o Maxwell (o mais conhecido deles), o FryRender, etc.

nao se esqueça que o vr-ray tem um sistema q funciona como unbiased tmbm, mas poucos tem conhecimento
exatamente, dadorrodrigues. O mental ray também tem seu sistema unbiased, com o pacote de shaders mega-tk. Mas o grande lance destes dois grandes renderizadores é o fato de não serem unbiased, ou seja, vc poder setar e configurar sua imagem ou animação, com uma grande qualidade, mas com um tempo de render aceitável. Já parou para imaginar qual é a média de tempo de render para uma imagem em high resolution (2500-3000pixels) de uma cena no Maxwell? Além de tudo isso, parece que estamos entrando agora em real-time renders, como o RENDITION e mesmo o V-RAY RT, este último que tem preview em real time na viewport. Eu acho que este será o futuro dos renders (Real Time render)

Olá Dudamel, concordo com sua observação. Nunca mais ouvi falar do Strata... realmente. Deve ter sido absorvido ou descontinuado... Estava vendo a revista DD onde vi sobre o Strata... realmente, a Discreet* produzia um punhado de módulos para 3D e AI, dentre os quais o Light* e o Inferno*. O Maya era ou é da Alias Wavefront. Obrigado pelas esclarecedoras informações... a vc. e aos demais colegas. Abs.
E ae Pessoal !!! só nesse tópico aprendi muito mais do que todo tempo que trabalho com o max !!! hehehehehe !! Muito bom os post !! Vlw a iniciativa Abu Khan, e pelos conhecimentos compartilhados... Agradecimentos aos colaboradores de infomação tabém Dudamel, dadorrodrigues ... É realmente bom saber mais da ferramenta de trabalho vlw T+ Abrç...
\"Não são as respostas que impulsionam o mundo, mas sim as perguntas!\"
valeu, anderson. é conversando que a gente se entende. rsrs Abu, o Maya era da Alias, que foi comprada pela Autodesk. E, vc recomeçando agora a usar o MAX, mais cedo ou mais tarde vai se deparar com o Mental Ray, que vem já incorporado ao programa. Como já disse, o mental ray é um render profissional, que pertence à Mental Images, que por sua vez, foi comprada pela Nvidia (há meses atrás), aquela mesma que produz as placas de vídeo GeForce e Quadro. Ou seja, se o interesse aumentar, e quiser dar um upgrade na máquina, a dica está dada... abraço

Eu gostaria de fazer uma pergunta interessante... Alguém tem algum print-screen de antigas versões do Max, como 3D Studio 1, 2, 3... ? Eu to procurando imagem da interface dele feito louco e não acho nada sobre. Se alguém puder dar uma força, eu agradeço. Rsrs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 795

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.