Debora Baby, pra acelerar o render eh sempre bom ter um micro mais poderoso com memoria um sistema operacional 64 bits pra utilizar toda a sua ram, acima de 4 gigas.
Tem sim uma serie de cosias que podem acelerar render do fur, mas parta do principio que eh uma ferramenta pesada mesmo.
o Tiago falou bem , faça o render do hair and fur em outro passo de render, depois componha isso , se for 1 frame no photoshop senao usa o after effetcs da vida que vc consegue tbm.
Quando vc aumenta o samples (no hair and fur) a ponta do pelo fica transparente, fica mais suave a transição do que eh totalmente opaco para o que eh transparente, e isso pesa entao eh bom utilizar poucos samples.
A base do pelo (o root) vc pode engrossar pra poder diminuir o numero de pelos, algo que pesa bastante. Tenta nao utilizar a base do pelo lisinha, tenta deixar ela mais "crespa" porque assim vc pode diminuir o numero de pelos.
Dependendo do que voce for fazer, ainda tem o Multiplicity que ajuda a encher de mais pelo sem tanto processamento.
Pra ficar mais leve tente nao usar mapas de controle de pelo, nem de CUT, nem te Lenght, pentei mesmo o mesmo e corte as partes que vc nao vai usar.
Use , se possivel, mais de um emissor de pelos, isso agiliza o render e a vc controlar o guide da cena.
Eu nao usaria nennhuma solução de Gi, isso pesa e vc tem como deixar o render bonito sem utilizar essa ferramenta, use luzes mesmo, com scanline que fica infinitamente mais leve.
Acho que isso resolve seu problema.
vlw !!!