Sombras duras

Por: Ra--Fael  

Em: 09/07/2009 23:42

Estou seguindo um tutorial aqui do site http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194 Nele estou aprendendo a usar o daylight e physical sky, ja estou no final e até agora encontrei dois problemas 1 - no final gather não tenho a opção samples onde foi aplicado o valor de 64 no tutorial, meu max é o 2009, não sei se esse pode ser o problema das sombras. 2 - o problema das sombras duras, no tutorial explica para aumentar o valor em radius no menu Area Light Parameters da MR Area Spot, ja aumentei de tudo quanto é jeito e não muda. a imagem renderizada, http://i25.tinypic.com/ajmohx.jpg alguem sabe como posso resolver o problema ???
No max 2009 o samples mudou pra rays per fg point. A área da luz depende da distância. Com distância grande tem que aumentar bastante. No dvd do mental ray mostra essa diferença, quando está muito distante uma área grande faz sombra dura, mas quando está perto fica bem borrada. Qual sombra tá na luz? É a raytrace?
isso, a sombra é raytrace.. e as luzes não estão tão longes... mais vou tentar aproximar mais... no caso do rays per fg point não poderia ser esse o problema ?? abraço.. valeu!
Vc usou daylight, se usou almenta o softness pra 2 até 7. Isso suaviza as sombras do daylight. E recomendo vc ler tdos os tutoriais do site, vai te ajudar bastante. Eu li tdos qdo comecei aqui. E ajuda muito. E se vc tiver grana sobrando compra o cd de mental ray do site Abraco.
eh, estou lendo alguns... algumas coisas eh meio complicado pra mim kkkkk... chegando em casa vou testar o softness e a distância das luzes... mais uma duvida... o softness ele vai suavizar deixando mais clara ou mais escura a sombra... ou vai suavizar em volta deixando menos dura ?
Só suaviza o contorno da sombra, na iluminação real não tem como deixar uma sombra mais clara por conta própria, só colocando mais luz na área sombreada.
caramba.. onde fica o softness ?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 708

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.