DÚVIDA - "Retopologising" é necessário?

Por: Willfant  

Em: 26/08/2009 00:30

Olá pessoal. Tudo bem? Tenho aqui uma pequena dúvida. Assisti a uns videos em que o autor cria uma personagem no max (modelo base), escolpe a personagem no mudbox e depois exporta novamente para o max com todos os detalhes. (mesmo com os milhares de poligonos). O autor após exportar novamente para o max, ele utiliza um plugin conhecido que é o PolyBoost para "retopolizar" ("Retopologising" em ingles, não sei o termo certo em protugues! :-P ). Ou seja, ele cria novamente a personagem, poligono a poligono, basiando-se no modelo detalhado esculpido no mudbox. É mesmo necessário fazer isso após detalhar o modelo? Ou, simplemente é uma outra tecnica de modelação? Não sei se me expliquei bem... lol Bem, de qualquer forma obrigado pela ajuda pessoal! :o
É bom para redefinir os caminhos do loop após esculpir, para depois na hora de animar a malha deformar corretamente, visto que tudo será feito em low-poly e depois aplicado um displace a partir da malha high-poly. Se fosse usar a malha detalhada não precisaria fazer a retopologia, mas seria um pesadelo para animar.
AH OK! :D Valeu! Então vai ser bem necessário para mim! Obrigadão pela atenção! :D
Eu tb nunca entendi isso. Tudo bem que é melhor lowpoly, mas se o modelo foi modelado em lowpoly antes de importar no zbrush pra esculpir, porque fazer outro modelo lowpoly se tem o primeiro? Não é só dar turbo smooth no lowpoly e por o mapa de displacement?
É pq conforme as mudanças que vc faz na hora de esculpir os loops da malha originais podem ja não funcionar tão bem. Além disso vc pode fazer uma malha base mais simplificada e deixar pra acertar bem os loops depois na hora da retopologia. Claro que isso não é obrigatório, vai depender dos detalhes que tinham na malha base e das mudanças que foram feitas depois.
Nossa Fla! Agora eu entendi pq usar retopologia. Se modificar demais na fase da escultura o lowpoly não serve mais pq a topologia dele é diferente. Nossa! Vlw!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 350

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.