Buenas Igor... o que estás dizendo rapaz... 18 anos é tarde? Não mesmo... o importante não é o tempo e sim o método de aprendizagem, a motivação, a capacidade de interagir com várias filosofias de trabalho, o money envolvido no processo e afins... eu principiei a trabalhar com o Max no ano de 2001, mas antes eu brincava com ele... na verdade conheci os micros em 1996, achei um programinha chamado Floorplan 3d que na época era o máximo, tinha até 3d interativo, claro que fraquinho. O programa era limitadíssimo, mas eu fazia projetos arquitetônicos e mecânicos com ele, e 3d também. Para resolver alguns problemas com a qualidade do 3d passei a usar umprograma chamado Dream 3d (acho que é isso) da Corel, hoje extinto. Para a época era o máximo... os desenhos tinham até sombra!!! Depois fiz um cursinho de autocad básico e parei... mas o tempo passou e conheci o 3d max, isso em 1999... comecei com brincadeirinhas de semana em semana, mas nunca levei a sério o programa. Eu achava o autocad muito burocrático, e o 3d Max sem nexo... aqui ainda hoje não se ensina 3d em escola nenhuma!!! Então conheci um programa chamado Arquinauta... ótimo em todos os sentidos... mas este também faliu... peninha... o fato é que em 2001 comecei a modelar casinhas... em 2002 fiz meu primeiro orgânico, só no final de 2003 me interessei por IK, Radiosidadem Gi e etc... mas já aprendi a usar o Blender, o Wings, o Qcad... uso também o Corel, o Photoshop, Photopaint... o Gimp., o Sodipodi, uso o Linux, programo em xml (viewpoint), uso o Linux... já criei uma pequena distribuição para quem trabalha com desenhos digitais (arquitetônico, mecânico e artístico) e etc... o que quero dizer com isso é que a inspiração não depende de tu teres começado a trabalhar com 5 ou 10 anos, mas sim de um bom projeto mental desenvolvido a médio prazo com uma meta mais ou menos definida... a minha é dominar o mundo... não deu muito certo... rs... mas pelo menos aprendi coisas bem interessante em pouquíssimo tempo... claro que com alguns anos de preparo... mas em pouco tempo... aconselho-te a leu um livro chamado "O estudo eficaz" de Antonio Villamarín (Porto Alegre) é ótimo e te darás uma boa base de como alcançar teus objetivos intelectuais... uma pena eu não ter lido mais cedo... outra coisa, não deixes de ler todos os dias os news da 3d1, e entrar no fórum para saber as novas e ver teus trabalhos criticados... pode dar muita raiva e as vezes frustração, mas depois de um tempo verás que valeu a pena... bola para frente e BOA SORTE!!!
"Ao vencedor as batatas."
http://cogitas3d.site.vu/