Dificuldade no Mapeamento

Por: Luis Miguel  

Em: 13/01/2010 10:46

olá pessoal da tresd1 estou com dificuldade no mapeamento dos objetos começo modelar por um cubo mais na lateral quando coloco o mapa ele estica e fica defeituoso já fui no no uvwmap e coloco no editor de material tudo certinho mas mesmo assim não fica certo e já modelei 3 vezes o objeto na imagem anexada o de cima é o meu objeto modelado em highpoly e na figura de baixo é um cubo só com uma face ambos com o mesmo problema
Cara, vc precisa dar uma estudada em mapeamento primeiro,. Vai perceber que existem diferentes tipos de projeções para diferentes objetos. Com Unwrap, vc consegue "abrir" a malha do objeto e criar a textura no Photoshop, por exemplo. Ele é mais complexo e demanda mais estudo. Nos casos acima, vc está aplicando uma projeção Planar num objeto que tem a forma de uma caixa. Por isso acontece isso. Altere a forma da projeção para Box, por exemplo, só que ele vai aplicar a textura em todas as faces dessa sua caixa. Aqui no site existem tutoriais, inclusive de terceiros, presentes na sessão de Notícia. Dê uma pesquisada, ok? Abração,
A textura é pra ficar só em cima? Aplica ID diferente nas laterais e mapeia só a face de cima. Estuda este tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14988
Como que vc quer que a textura fique no objeto? Só na parte de cima e branco nas laterais? Se for isso faz com o ID que o Fernando indicou. Mas se a textura tem que pegar em cima e nas laterais sem distorcer, usa o unwrap uvw e edita a abertura da malha para botar a textura no photoshop.
"Gera_Design" disse: Como que vc quer que a textura fique no objeto? Só na parte de cima e branco nas laterais? Se for isso faz com o ID que o Fernando indicou. Mas se a textura tem que pegar em cima e nas laterais sem distorcer, usa o unwrap uvw e edita a abertura da malha para botar a textura no photoshop.
e ai Gera_Design belezera então já me falaram q é muito bom este tal de unwrap uvw corri atráz de uns tutoriais mais não entendi muito bem como aplica consegui abri a malha e ageita o mapa na malha mais não consegui aplica ela na modelagem os tutoriais só explica até na abertura, mais chega na hora de aplica no objeto alguns para e não explica e outros não explica claramente vc tem um link q explica esta parte q aplica no objeto???? agradeço a todos desde já
K4!53R Vc aplicou o unwrap, clicou no edit e abriu a malha no editor? Depois desse ponto vc vai em tools>render uvw template para criar a imagem da malha aberta. Salva a imagem e abre no photoshop para ajeitar a textura pela referência da malha aberta. Coloca opacidade no layer da textura para ver através e alinhar com a imagem da malha como quiser. Depois volta a opacitade para 100% e salva a imagem, aplica no diffuse do material e aplica no objeto.
São Paulo Futebol Clube
"Alberto Rodrigues" disse: K4!53R Vc aplicou o unwrap, clicou no edit e abriu a malha no editor? Depois desse ponto vc vai em tools>render uvw template para criar a imagem da malha aberta. Salva a imagem e abre no photoshop para ajeitar a textura pela referência da malha aberta. Coloca opacidade no layer da textura para ver através e alinhar com a imagem da malha como quiser. Depois volta a opacitade para 100% e salva a imagem, aplica no diffuse do material e aplica no objeto.
e ai Alberto Rodrigues belezera to começando da trabalho kkkk :-P então não deu certo fiz tudo oq vc descreveu e o q mais vi nos outro tutos ficou como na imagem :( se vc tiver ou alguem q esta acompanhando este tópico tiver uma dica de tutorial um bucado mais detalhado agradeço enquando isso tb vo está rodando no forum e net a fora a procura pra resolver isso rsrs agradesso desde já a todos PS: está imagem é complemento de um um tópico q postei a um tempo atráz sobre um biscoito quando for lançado o produto vou postar ak a ilustração do biscoito e da embalagem.
O Uvmap Box não funcionol? Eu uso o Uvlayout para abrir as minhas malhas. dá uma pesquisada;)
funcionou;)
K4!53R, vc pode postar a imagem do objeto em wireframe, a imagem da textura e a imagem da configuração do mapeamento? Ai eu acho que fica mais fácil pra gente ajudar. Eu vou fazer um teste e posto o passo a passo pra vc acompanhar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 404

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.