O que o Leando diz é muito pertinente... um bom render não depende unicamente do renderizador que vc escolhe.. depende de vários fatores, onde o renderizador é a última coisa que vc se preocupa...
p/ ter uma boa cena.. precisa de uma boa modelagem, uma boa iluminação, um bom mapeamento, uma boa texturização (com bons materiais e/ou mapas de qualidade)...
precisa de uma harmonia na composição da cena.. com elementos mesmo, uma cena balanceada, não muito carregada mas tb não muito fazia.. p/ favorecer os elementos como sombras, reflexos, refrações, etc
um bom enquadramento de camera tb é primordial.
depois de todas essas etapas bem encaminhadas é que vc vai partir p/ o renderizador... que se tudo estiver nos "trinques'.. o renderizador só vai ser uma ferramenta p/ vc transformar a sua cena em uma imagem bacana.
eu estudo (ou tento) 3d há algum tempo (não é minha atividade principal.. tenho em torno de 1 hora por dia na frente do max.. o que é muito pouco).... sempre foquei mais modelagem... estou agora começando a aprender a compor materiais (p/ não usar tudo pronto pq fica na cara.. rsrs) ... ainda preciso aprender a mapear com o unwrap (mas até agora me virei bem com uvw .. ele resolve muita coisa.. rsrs)...
e render... bem... v-ray ainda é um ilustre desconhecido e mental eu arranho bem pouco... mas até consigo imagens interessantes... por isso digo p/ vc... foco ... primeiro modelagem depois iluminação, depois materais/ testuras... p/ depois render... é uma ordem interessante (não que seja a receita de bolo p/ aprender.. cada um é cada um .. mas no meu caso adaptou bem).. rsrs
abraço.