essa e uma pergunta muito legal, pois eu adoro cenas espaciais, em partes e muito simples de serem feitas, veja eu falei em partes, por que tem horas que e uma dor de cabeca, eu costumo sempre modelar seguindo a regra de primeiro plano, segundo e terceiro para dar uma ilusao de profundidade na cena, sempre costumo primeiro a lua se o planeta tiver lua, em seguinda o planeta, caso ele tenha outra lua na sequencia ou seja terceiro plano, e o sol se visivel no quarto e por ai vai...
atmosfera do planeta vc faz com um mapa de gradiente, se nao souber como me fale que eu posto aqui como fazer, o planeta vc pode criar a sua textura no photoshop ou mesmo pegar no celestia addons, costumo sempre pegar la e modificar o que eu nao quero, lembre-se sempre na textura do planeta use, o diffuse map, bump, specular, self ilumination se tiver cidade vista a noite, se nao souber fazer eu posto tb, no site que o fernando postou em tudo isso...
aneis de planetas sao os mais simples de serem feitos e com um tubo e mapa de transparencia, simples...
naves , estacoes, e afins vc pode modelar lembrando que quanto mais longe mesmos detalhes isso vai melhorar o peso na view port, sempre abuse do mapa glow nesses casos..
existe aqui no forum na aba dos plugins o Greeble muito usado em naves e estacoes e o Ky MilkyWay, que pode ser usado para criar as estrelas de fundo, mas ambos so para o max 2009 o 2010 ainda nao vi....
sol vc faz ele com o lents effects com um glow, pode usar textura tb na abas de color, deixando mais realistico, se nao souber tb eu posto como fazer mas precisa usar o photoshop para ajustar a foto do sol no glow...
pode usar particulas para criar nuvens de nebulosas mas e mais trabalhoso, eu costumo usar uma foto real no plano de fundo dando o mesmo efeito, asteroides tem o script aqui mesmo no forum na aba scripts, ele e um gerador de asetroides muito bom por sinal...
luas destruidas vc pode fazer com esse script aqui (
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/fracture-voronoi )..e muito bom, aceita ids e tudo, e vc pode detalhar mais colocando um omni no centro da cor vermelha dando a ilusao do nucelo da lua, costumo usar muito ele...para varias coisas...
setagem de luz eu costumo usar um spot light, mas tb pode ser usado uma luz photometrica, daylight sem sky, o fundo da cena e como o pessoal falow use uma foto real do universo, galaxias pode ser add com um plane ou mesmo no fundo tb, mas no plane tem que ser feito o mapa de transparencia, se o fundo for preto como e na maioria das vezes nao precisa do mapa...
tem varias setagens, 1 sol, 2, 3, 4, e ai vai...depende de vc, no final sempre e bom dar uma revisada no photoshop, ajustar erros e melhorar a imagem como o tutorial da cg....
eu vou add umas imagens aqui que costumo usar como fundo....
bom qualquer coisa tou ai....abracoss.....