Como criar sorvete em 3d e com iluminação estudio?

Por: Fabián  

Em: 22/02/2010 12:58

blz Mauricio! legal, quanto a modelagem nao tenho problemas utilizo bastante ferramentas pra obter praticamente qualquer formato, mas neste caso será sem pedaço cortado , aquele pedaço da foto real eu cortei pra provar mesmo..rs. Mas o produto será inteiro mesmo no maximo um amassadinho aqui ou ali nas bordas como se tivesse começando a derreter mas muito sutil, me interessa mais saber iluminação adequada, displacement que pareça sorvete( como vc mencionou) e setagem de render que ainda não pude ver a setagem correta...acredito que o SSS tbm tenha que alterar a config pra parecer com esta suavidade de translucencia da foto...mas se eu puder entender melhor como o cara do tutorial fez seria legal.
Usa o Displaciment desse cara aki que o Rodrigo cito ( http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=59648 ) Ai essa parte como te disse de render, metal naum sei nada, mais logo alguem te da as dicas.
Eu acho que o mais importante é o mapa de displacement, se fizer um mapa que crie esses relevos do sorvete, o resto vai ser fácil. Será que exportar para o zbrush e esculpir estes relevos não é da hora? PS: Iluminação de estúdio usa 3 luzes e nenhuma omni! São luzes com área grande, a luz principal tem área pequena, do lado oposto vai uma luz com mais fraca com área bem grande e atrás vai uma luz forte com área bem grande. Olha esse tut http://www.computerarts.co.uk/tutorials/3d__and__animation/the_rule_of_three
legal rodrigo, sim, de inciio coloquei omin ..pois nao sei muito mental ray já no varya uso a vontade vraylights, entao resolvi voltar para o Max 2008 e usar o Vray, a imagem por enquanto esta desta forma com um SSS aplicado e um VRAYLIGHT em cima com multipler de 4.0...mas nao obtive ainda bom resultado...tenho q ver um displacemnet bem sutil, com pequenas fisuras...quase inperceptiveis pois este sorvete nao é remexido nem tirado com colher, mas ele saiu de uma forma quadrada e ficou bem certinho, entao o displacemente deve ser umas marquinhas muito sutis mesmo..
Legal da cena tb seria colocar aquela agua de sorvete deretido envolta, iria ajudar bastante no apecto. agora que vc volto pro vray, entao posso ir te ajudando com duvidas sobre o material. mais antes de vc "brigar" com o material, resolve o modelo primeiro, pelo que estou vendo, ta camiando mto bem, resolve o displaciment e gogogo.
pois é minha duvida agora é que tipo de displacement,eu coloquei o modificador vraydisplacementMod, mas ele extruda o mapa para todos os lados...acredito que tenha que fazer algum tipo de mapeamento de displacement...
não seria mais o controle do Amount e Shift do Dispacement? vc pode usar o uvwmap para possicionar o map.
Bom, pessoal fiz mapeamento unwrap UVW do bloco, abri no Photoshop e apliquei fissuras, noise, etc..salvei em tons de cinza. Apliquei um VraydisplacemnetMod e no canal o mapa bump criado, renderizei mas nada, setei de varias formas o vraydisplacementMod, altura, etc....mas não senti a diferença que deveria..esta talvez com relevos mas pouco perceptiveis...tem algo errado. Alias, estou fazendo certo? Já fiz outr4os tutoriais anos atras de vraydisplacement e sempre deram certo...a única diferença e que nunca havia usada unwrap UVW para vraydisplacement, sempre foram mapeamentos simples. Bem, seguem em aenxo imagens, quem puder dar uma luz ae fico grato!
Fala Fabian, Cara a imagem tá evoluindo! Acho apenas que está tudo muito branco, mas não manjo de mental ray pra te dar umas dicas. Agora, se eu recebesse um job assim te digo o que faria: Colocaria um mapa de bump pra tentar simular um pouco essas marcas do corte, mesmo que vc não queira que mostre muito, um pouco ajuda no realismo. Usaria esse mapa de bump (variando um pouco os níveis de preto e de branco) como specular map e reflection map, assim vc consegue esses brilhos de sorvete derretido em alguns lugares e congelado em outros. Dava um turbosmooth no prato e pegava um material de porcelana pronto. Modelava a mordida bem por cima, sem muitos detalhes e no photoshop, recortava a mordida da imagem que vc fotografou (alías a foto está animal!) e montava no photoshop. Ah, renderizava com um DOF e pronto! Cliente satisfeito! Pra fazer imagens incríveis nem sempre é necessário modelar tudo. Mas se for só pra treinar continua aí que a gente vai olhando!! Abraço!
Sarandini
Cara eu postei na mesma hora q vc!...rs. Verifica a escala que vc está trabalhando. Dependendo vc tem que chutar os valores de bump e displacement pra cima, tipo 100 ou 1000 vezes. Abraço!
Sarandini

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.