Profundidade de campo no 3D Max

Por: Mauricio Rios  

Em: 08/03/2010 19:21

Pessoal alguém ai sabe como renderizar senas de profundidade de campo tipo: Tenho uma sena com varios objetos sendo que um deles ficaria em 1º plano (principal obj da sena) e os demais logo atrás como se estivecem desfocados. Fiz uma ilustração no PS para facilitar o entendimente da pergunta.
Olha esse tutorial acho que é isso que vc precisa http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14755 abraços
ative o dof, na camera... se usar mental ray, tem que habilitar a opoção para mental ray, pra vray não sei o que muda. Se pfor perspectiva, no mental ray, vá na aba renderrer e ative esta opção.
Caramba! vc's são demais, q agilidade nas respostas. Parabéns amigos
Tem outros jeitos de fazer, o tut explica o DOF do effects que é rápido mas não é 3D. Esse outro explica o DOF da câmera que é 3D http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15211 Mas no mental ray tem o DOF dele que é muito da hora, tb fica na câmera mas está escrito mental ray na frente. É muito fácil usar, só tem o valor do f-stop para mudar, com f-stop maior desfoca menos e com f-stop menor desfoca mais. Esse DOF é mais preciso mas demora mais no render.
É isso aí pessoal finalmente consegui o efeito que há muito tempo pesquisava ficou quase bom só não gostei do exesso de granulação no desfoque mais restante tá perfeito Há! fiz usando o Depth of field (Mental ray) target distanse 83,164cm e f-stop 2,0
No mental ray precisa de mais AA para não granular. Em tudo no mental ray precisa de AA. Tecla f10 e entra na aba processing, o AA está no menu sampling quality. Testa com 1 no min, 16 no max e filtro mitchell, fica massa.
A maneira mais utilizada para gerar DOF, na maioria dos trabalho, por enquanto ainda é fazer o efeito na pós-produção, e não no render diretamente. Em softwares de pós como Combustion, Photoshop, com ou sem pluguins específicos para DOF, como o DOFPRO para Photoshop. Acredito que em qualquer longa de animação, o DOF também seja gerado exclusivamente na Pós, através do uso de mapas de profundidade. abrç

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Gera_Design, cliquei em f10 na aba processing no meu max aqui não consta o menu sampling quality. vc usa tbm o mental ray? procurei inclusive nas outras abas e nada obtive.
Na verdade ele se encontra na aba Renderer

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 406

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.