Bem... eu ia abrir um novo post pra tirar uma duvida sobre DOF no MAX, mas pesquisando o forum achei varios topicos relacionado e vou aproveitar este pra postar minhas impressões.
Este é o render de teste sem DOF.
Este é o render com DOF (mental ray) na camera e renderado com mental ray.
Mesmo aumentando as configurações do AA no render ainda fica o efeito indesejavel de granulação, sem contar que o tempo de render aumenta muito.
Este render foi feito com o canal Z-Depth separado pra aplicar o desfoque na pos produção.
E este render foi gerado com o DOF na camera com o multipass, renderado com scanline.
Ao contrario do exemplo do post original o ponto de foco do meu exemplo esta na chaleira verde, para testar o desfoque dos objetos que estão longe e perto da camera.
Nesse caso o canal Z-depth não ajuda muito por que ele cria um canal em degrade numa direção unica. No caso do objeto ficar em primeiro plano o Z-depth resolve sem problemas, mas quando o objeto focal esta numa zona intermediaria seria necessarios criar dois canais pra obter o mesmo efeito.
Duvida
A duvida que gostaria de tirar é como faço pra criar uma cena com resolução maior, qualidade melhor, sem o efeito granulado no desfoque. Num outro site o instrutor disse que a solução seria aumentar a qualidade do AA, mas até onde minha maquina pode renderar o efeito granulado persiste.
Destes testes o mais rapido apesar de tudo foi o render no scanline com DOF aplicado na camera com o multipass. Até então é o render que não apresenta o efeito de granulação.
No momento estou fazendo testes com o Vray e Final Render pra fazer outras comparações. Assim que tiver os resultados postarei aqui.
"A pressa é inimiga da perfeição".