Cara... que bug? Eles mudaram o funcionamento no max 2010 pra ficar igual a outros softwares 3D, não é bug, temos que aceitar esse fato. O Erick comentou isso no cgtalk, ele é beta tester e disse que isso apareceu para eles nos betas do max 2010, é oficial, confirmado pela Autodesk, não é bug.
Só pra acrescentar, abre o max 2009 e vai na customização dos atalhos, não existe a opção de active viewport 1, 2, 3 e 4, esses atalhos vieram no max 2010 exatamente pela mudança de comportamento da viewport. Se quer que volte ao comportamento anterior manda um email pra autodesk, faz submissão de bug, posta no Area, mas não adianta só reclamar aqui. :-P
Eu na verdade me acostumei a usar sempre o alt+w, diminui as chances de estragar as vistas, mas cada um se adapta a um workflow diferente. ;)