Para que serve Ambient oclusion no Vray?

Por: Shal  

Em: 23/06/2010 21:01

Ola pessoal...tudo bão cocês ? Então galera, vejo em alguns tópicos e trabalhos do pessoal que muita gente se refere em "Ambient oclusion". Gente oque é isso?....para que serve? alguem sabe um tuto de como usar para me passar? ... Obrigado pessoal . boa semana para tdos !
Opa, fala Shal, seguinte cara, ambiente oclucsion é mto interessante e super necessario. Olha as imagens, primeiro é uma renderizacao sem nada, nem GI nem material vray nada, é cor do objeto pelo max, no segundo é o render de ambiente occlusion feito pelo plugin que procurando no google vc acha.. ai mesclei no PS a imagem com multply e fica como na imagem 3. ai vc ve o realce de sombra e tals. tem cenas principalmente com gamma 2.2 que é necessario para ficar bom, no 1.0 melhorar ms acho q nao fica tao visivel. Enfim, vc enriquece o render com o AO.
e vc ainda tem controle da sombrta utilziando brlho e contraste ou levels no PS...
Boa noite Shal! Ambient oclusion (AO) é o efeito sombreado nos modelos...assim como o shader VrayDirt. Por exemplo no encontro de 2 paredes gera aquele efeito degrade de sombra até o limite do encontro...é um efeito muito bacana do vray..antes a gente tinha fazer o AO no braço utilizando o vrayDirt e compondo no photoshop, agora nestas versões mais novas ja possui esses parametros...o que ajuda bastante... é que nem o amigo ai de cima falou e mostrou..hehe, só que ele fez do modo como estava fazendo a muito tempo...nas versões novas do Vray ja possui esses parametros para ajustar dentro de indirect illumination se não me engano...mas é isso ai. Não faço uma perspectiva hoje sem AO... Vlw Shal
"Ambiente Occlusion é uma técnica de render que calcula a oclusão de um ponto no objeto pelo Environment, aplicando uma cor quando o ponto estiver ocludido e outra cor quando o ponto não estiver ocludido. Então, o render olha o ponto no objeto e verifica se ele está muito escondido do ambiente ou não, dependendo o grau que ele estiver escondido, o ponto será pintado de mais escuro ou mais claro. Sendo assim, onde está mais escondido fica escuro e onde o ambiente atinge facilmente ficará claro. Por isso que chama Ambient Occlusion, o cálculo é feito de acordo com a dificuldade dos raios do ambiente atingirem esse ponto. É um recurso muito importante para obter o devido realismo na cena, porque o GI deixa a cena clara demais, já que ele trabalha emitindo luz a partir dos objetos. Isso retira o contraste dos cantos e detalhes dos objetos, deixa a cena com uma qualidade muito melhor do que era antigamente, sem GI, mas não fica realista como uma foto. O Ambient Occlusion compensa esse problema e deixa a cena muito mais realista. No Max 9 o Mental Ray vem com um material que já tem Ambient Occlusion embutido, então, você pode criar qualquer tipo de material e ter o efeito de Ambient Occlusion junto, o que ajuda muito no realismo. Normalmente o passo de Ambient Occlusion é feito separado e depois é mesclado na imagem no PhotoShop ou Combustion. (André Viera) Achei uns tutorias para o vray http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28128 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=56265
Dneo: Pow cara.. valew mano... ótima explicação. eu não sabia que isto era tão nescessário. Franbach: Entendi cara... Vou dar uma estudada nisso para ver as diferenças... Más Franbach... eipo específico de luzfeito eu consigo trabalhar com ambient ocluision tanto com Skylight, sunlight ou Vray Light? ou é só um com um tipo específico de luz? Juliano: Legaw Cara... excelente este lance no Mental Ray Obrigado pelos Tutos cara.... vou estuda-los . Mas... posso lusa-lo tanto para cenas internas quanto para externas?. ele faz pesar muito no render .. ou a gente nem percebe a diferença? Galera agradeço a ajuda de vcs . de verdade mesmo... Pessoal, vou ser bem cincero agora.... Eu nunk participei muito de foruns, equipes de trabalhos com 3D, um amigo me disse do forum .. eu nem sabia que tinha este tipo de coisa na internet. ...eu não sei muita coisa não sabe... tudo oque sei, foi no tuto do Max.( aquele que vem com ele em inglês. Mas gente... descobrindo o forum 3d1, e vcs que são pessoas fenomenais, que não medem esforços em nos ajudar, enviam os tutos, explicam como usar as coisas. galera... posso dizer que aprendi muito nestes pouco mais de 1 mes de forum. Gente.... só peço do fundo do coração que DEus abeçoes a vida de vcs; que ele de sabedoria e inteligencia para vcs aprenderem mais e mais... e encham suas vidas de alegria e trabalho.... de todos voces aqui do forum. que ajudam e ensinam pessoas como eu. Gente obrigado mesmo.
Shal Gandra
"Shal" disse: Dneo: Pow cara.. valew mano... ótima explicação. eu não sabia que isto era tão nescessário. Franbach: Entendi cara... Vou dar uma estudada nisso para ver as diferenças... Más Franbach... eipo específico de luzfeito eu consigo trabalhar com ambient ocluision tanto com Skylight, sunlight ou Vray Light? ou é só um com um tipo específico de luz? Juliano: Legaw Cara... excelente este lance no Mental Ray Obrigado pelos Tutos cara.... vou estuda-los . Mas... posso lusa-lo tanto para cenas internas quanto para externas?. ele faz pesar muito no render .. ou a gente nem percebe a diferença? Galera agradeço a ajuda de vcs . de verdade mesmo... Pessoal, vou ser bem cincero agora.... Eu nunk participei muito de foruns, equipes de trabalhos com 3D, um amigo me disse do forum .. eu nem sabia que tinha este tipo de coisa na internet. ...eu não sei muita coisa não sabe... tudo oque sei, foi no tuto do Max.( aquele que vem com ele em inglês. Mas gente... descobrindo o forum 3d1, e vcs que são pessoas fenomenais, que não medem esforços em nos ajudar, enviam os tutos, explicam como usar as coisas. galera... posso dizer que aprendi muito nestes pouco mais de 1 mes de forum. Gente.... só peço do fundo do coração que DEus abeçoes a vida de vcs; que ele de sabedoria e inteligencia para vcs aprenderem mais e mais... e encham suas vidas de alegria e trabalho.... de todos voces aqui do forum. que ajudam e ensinam pessoas como eu. Gente obrigado mesmo.
Opa! eai Shal....olha com as luzes do vray ja fiz com todos tipos, creio eu que com todos tipos funcionam, menos as do mental ray acredito eu por causa de ser de um outro renderizador que não o vray. As versões anteriores dos vray acho q antes do SP4 não tinham o AO embutida na engine do vray como agora, era um processo separado feito e depois montado no photoshop e afins. Uma coisa ruim do processo anterior é que quando vc mandava renderizar o AO o efeito não computava nas texturas com opacity sendo assim por exemplo nas folhas de um modelo de arvore 3D que são planes com texturas da folha mais a textura de opacity para parecer uma folha e não um plane o efeito computava sobre o Plane e não com o opacity da textura. Sendo assim ficava bem estranho. Agora com esse processo embutido no renderizador do vray ele faz nas texturas com opacity mantendo o efeito criado pelo opacity. é isso shal...se falei bobagem alguém me corrija...vlw
Franbach... minha versão acho q é a SP 1... como faço para conseguir essa SP 4 ... tentei algumas coisas aqui, mas não estou conseguindo instalar... será q estou fazendo errado? meu max.. é o 2009 32 bit muito obrigado cara!
"Shal" disse: Franbach... minha versão acho q é a SP 1... como faço para conseguir essa SP 4 ... tentei algumas coisas aqui, mas não estou conseguindo instalar... será q estou fazendo errado? meu max.. é o 2009 32 bit muito obrigado cara!
Opa eai Shal! cara me adiciona no M S N ([email protected]) que dai te dou uma mão! vlw.
Cara... vou add ... mais tarde a gente se fala beleza?! estou no trampo agora... daí é osso ! .. Cara.... to me descabelando com o SP 4 do Vray... não instala cara!! hehe abração mano
Shal Gandra

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 478

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.