Para que serve Ambient oclusion no Vray?

Por: Shal  

Em: 23/06/2010 21:01

olá Shal, sua dúvida fui muito bem respondida pelos nossos feras aí.... vai na deles que é susse.. hehe eu só gostaria de dar um toque.. criar um hábito... vai te ajudar..... esse é um assunto muito comentado no forum... tente se habituar a procurar antes se já não tem algo relacionado à sua dúvida antes de sair postando.. é uma boa prática.. por exemplo.. se vc tivesse ido na seção de grupos de estudo/Colaborações.. teria visto o tópico sobre os tutoriais do site (lá tem link p/ todos ou quase... tutoriais que usuários postam/postaram e que nao estão na seção de tutoriais (ainda))... lá vc veria que tem vários links sobre isso.. em mental ray, em vray.. .se não me engano tem um até p/ simular AO no scanline.... beleza mano?.. e segue firme nos seus estudos aí.. abraço...
ah.. outra coisa.. se seu vray sp4 não é o original.. nem perca tempo tentando... é dor de cabeça na certa.. rsr a chaos group colocou algumas travas p/ evitar o "submundo".. rsrsrs
Franbach.... ta add la ok.. !é só aceitar.... nos falamos. ! obrigado cara!
Shal Gandra
Ahãaaaa .. quem é vivo sempre aparece !!!!! alguem poderia me ajudar com o tal do A O ... ? atualizei meu max... é o 10 com Vray sp 4.... o Franbach comentou que tem como fazer o AO embutido ... é isso ? abração pessoal
Shal Gandra
Olha, sinceramente eu não sinto necessidade de usar o AO no vray pelo fato dele ter um sistema unificado chamado DMC sampler, que regula quase tudo na cena, sempre que vc ver um "subdivis" em algum parametro, ele não é um valor absoluto, ele sempre se relaciona com o DMC e o noise threshold. É um pouco complicado de entender no começo, mas é uma das coisas que faz ele ser tão bom, AO se usa em GI com baixa qualidade e alta interpolação, o AO traz os detalhes que são perdidos na interpolação. Claro que existem situações onde precisamos de um render muito rapido e temos que abdicar da qualidade, a partir do SP3 vc acha o ambient occlusion na configuração do GI. E não esqueça de ver o help do vray, lá tem esse exemplo: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_GI.htm#ex4
Legal Fla3d... Vamos ver se entendi.... quando abilito o AO, quer dizer que onde eu "tenho pouca iluminação " gerada pelos GIs o AO ajusta isso .. ?.. tando para luminosidade quanto para sombra? O AO por exemplo... se eu ativar o AO, no caso do SP4... ele ja compensa as nescessidades de todos os objetos ? Quer dizer que não preciso sempre de AO ? se por exemplo eu renderizar uma cena com DMC, o filtro Catmull- Rom, As subdivisões do DMC entre 2 e 16 e almentar um pouco o Lightcache.. eu teria um bom resultado sem precisar de AO?
Shal Gandra
Não é exatamente isso, é que existem diversos métodos de calculo de GI, os mais usados como irradiance e o light cache jogam samples e depois interpolam entre um ponto e outro, quanto mais pontos menos interpolação e mais detalhes. Da mesma forma, poucos pontos vai interpolar muito e perder detalhe, aí usa o AO pra tentar trazer o detalhe de volta, só que é um efeito falso e localizado, por mais que use o chamado "exact AO" que é esse aplicado durante o render, que leva em conta transparencia, iluminação, etc. Repara no exemplo do link que onde a luz do sol bate não tem AO, esse é o mais correto deles, mas ele é um efeito de sombreamento, não vai mudar a luminosidade. Então eu acho que não precisamos nunca de AO se tiver um bom GI que pega todos os detalhes, só entenda o que faz cada coisa, existe o adaptive DMC como sampler de anti-alias (que por sinal nunca é bom colocar o minimo maior que 1) e existe o DMC sampler, que é o coração do vray: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/render_params_dmc.htm Filtro também é um efeito aplicado após o render, que pode realçar alguns detalhas mas em geral eu uso sempre o area e ja vi gente até que desliga o filtro se baseando só no DMC. Mas é isso, um GI com bastante detalhe não é necessário AO.
òtima explicação amigo.... vi o link q vc mandou... muito obrigado. Nossa.. cara... é um pouco complicado de entender no começo . Fla3d... desculpe tomar seu tempo com todas estas explicações e tals. Cara... vejo os trabalhos e as explicações de todos vcs e imagino o quanto eu ainda tenho que aprender. Mas as coisas estão começando a clarear.... Veja se entendi: NO caso do DMC sampler. Noise: Controla a sujeira ( ruído ) que terei na imagem. eles fazem tipo a função das subdvisions das Vraylight e dos materiais ? Amout: controla a quantidade e a quantidade das amostras. se eu tiver um valor alto, eu terei menos qualidade e se eu tiver um valor baixo, eu terei mais qualidade. este parâmetro .. funciona tipo como um parãmetro geral do DMC ? por exemplo.. ele leva em conta todas as minhas setagens do DMC e e as melhora ou piora depenendo do valor que eu colocar?. é isso? Cara.. estou vendo o link que vc mandou... cara aquilo é uma relíquia.... tem tudo ali !!!
Shal Gandra
O noise threshold do DMC sampler funciona como um limite de quanto de noise o vray considera aceitavel, ele vai jogando mais samples onde é preciso até chegar nesse limite, na verdade é como um controle geral sobre o subdivis, como eu falei antes, subdivis no vray nunca é um valor absoluto de quantos samples serão usados pq ele sempre vai se basear no DMC sampler, ou seja, ele só vai jogar mais samples até precisar chegar no limite de noise que vc quer, entender? Eu acho isso genial. :D Adaptive amount é o quanto o DMC vai entrar em ação, então se tiver em 1 ele sempre vai depender do noise, o default 0,85 é que ele vai usar 15% dos parametros definidos por material, luz, GI (tudo o que tem subdivis) e o resto é o que eu expliquei em cima. O outro extremo que seria 0 no amount é como se desligasse o DMC e usasse só os parametros definidos, mas isso nunca é bom pq o DMC funciona muito bem. Em geral o default funciona bem, as vezes precisamos baixar um pouco o noise threshold pra tirar noise de materiais com glossiness muito baixo e aí vc pode subir um pouco o adaptive amount pra deixar ele avaliar onde precisa mais onde precisa menos samples. O link que eu mandei é o manual do vray, se vc for no menu iniciar > chaos group > documentation > vray online help. Os exemplos do DMC por exemplo estão ali: http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/examples_qmc.htm

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.