Não é exatamente isso, é que existem diversos métodos de calculo de GI, os mais usados como irradiance e o light cache jogam samples e depois interpolam entre um ponto e outro, quanto mais pontos menos interpolação e mais detalhes. Da mesma forma, poucos pontos vai interpolar muito e perder detalhe, aí usa o AO pra tentar trazer o detalhe de volta, só que é um efeito falso e localizado, por mais que use o chamado "exact AO" que é esse aplicado durante o render, que leva em conta transparencia, iluminação, etc. Repara no exemplo do link que onde a luz do sol bate não tem AO, esse é o mais correto deles, mas ele é um efeito de sombreamento, não vai mudar a luminosidade.
Então eu acho que não precisamos nunca de AO se tiver um bom GI que pega todos os detalhes, só entenda o que faz cada coisa, existe o adaptive DMC como sampler de anti-alias (que por sinal nunca é bom colocar o minimo maior que 1) e existe o DMC sampler, que é o coração do vray:
http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/render_params_dmc.htm
Filtro também é um efeito aplicado após o render, que pode realçar alguns detalhas mas em geral eu uso sempre o area e ja vi gente até que desliga o filtro se baseando só no DMC. Mas é isso, um GI com bastante detalhe não é necessário AO.