Câmera ''varia'' em durante render (MAX 2010 + VRAY 1.5)

Por: Marco Pedroso  

Em: 25/07/2010 00:23

Galera, como estão? Primeiramente vou me apresentar pois sou novo no fórum. Meu nome é Marco, tenho 25 anos e trabalho com a computação gráfica voltada ao mercado imobiliário. Tenho contato com as ferramentas gráficas há quase 4 anos e me especializei no uso de 3DS Max e Vray. Evidentemente, tenho costume de editar os renders em Photoshop. O problema aqui é o seguinte... trabalho com 3DS Max desde a versão 6 e reparei que a partir da versão 2009 passei e conviver com um erro meio exotérico, que busquei solução de várias formas diferentes, em português, inglês... mas sem sucesso. Basicamente, o que ocorre é que, no momento do cálculo de GI realizado pelo VRAY, alguma bizarrice afeta os parâmetros de câmera (qualquer uma, a standard e a Vray Physical Camera), e o ângulo renderizado é, no final, levemente afetado pelo problema. Até aí nem é um problema tão grave. Mas a coisa realmente se complica quando eu preciso fazer um render crop, por exemplo, ou renderizar uma outra imagem para combinar as duas, como uma oclusão. O lance é tão doido, que cada vez que eu renderizo a partir da mesma câmera, ela se ''movimenta'' ou ''varia'' de alguma forma e a coisa se torna impossível de ser aproveitada. Enfim... já tentei um porre de coisa, mas não adiantou nada. Se alguém souber de alguma solução pra isso, um fix, eu ficaria grandemente agradecido. Atualmente estou na versão do 3DS Max 2010 x64, trabalhando com VRAY 1.5 SP4 em SO Windows 7 Ultimate.
Oi Marco. Não uso Vray já algum tempo. Quando usava, nunca tive esse problema. Desculpe a pergunta óbvia, mas tenho que fazê-la: Tem certeza que vc não animou sem querer nenhum parâmetro da Câmera? O pessoal que usa Vray já disse que existe um sistema de segurança nele para evitar pirataria que o deixa mais lento. O seu é original? Pois talvez afete a câmera, apesar de ninguém nunca ter reclamado disso aqui... Abraço,
esse problema ocorre apenas em algumas verções genericas do vray 1.5 sp4, se o seu for generico tai o problema.
"Leandro Oliveira" disse: Oi Marco. Não uso Vray já algum tempo. Quando usava, nunca tive esse problema. Desculpe a pergunta óbvia, mas tenho que fazê-la: Tem certeza que vc não animou sem querer nenhum parâmetro da Câmera? O pessoal que usa Vray já disse que existe um sistema de segurança nele para evitar pirataria que o deixa mais lento. O seu é original? Pois talvez afete a câmera, apesar de ninguém nunca ter reclamado disso aqui... Abraço,
Fala Leandro, beleza? Cara, tenho certeza absoluta que não animei a câmera. O Vray também é original, versão 1.5 SP4.
[quote:12d2950f1e]esse problema ocorre apenas em algumas verções genericas do vray 1.5 sp4, se o seu for generico tai o problema.[/quote:12d2950f1e] Saul, não compreendi bem o que seria um versão ''genérica'' do Vray. Nunca ouvi falar disso...
"Marco Pedroso"][quote:2ec67248da]Saul, não compreendi bem o que seria um versão ''genérica'' do Vray. Nunca ouvi falar disso...[/quote:2ec67248da disse: Genérica = Pirata..
Não, é uma versão original. Creio que se nunca reportaram, então deve haver algum problema com meu sistema, ao invés do software.
Genérica = Pirata..
Marco, mesmo assim, eu entraria em contato com a Chaos Group pra saber se eles têm alguma dica do que pode ser. Abraço,
Marco Pedroso Isto acontece porque realmente vc está usando apenas a versão tial, só vai funcionar beleza com a versão completa (origianal).
http://www.ribamarcad.blogspot.com
Marco Pedroso, trabalho com vray há 2 anos e nunca tive esse problema, já percebi que quando uso o light cache, tem uma variação nos calculos quando você renderiza a cena inteira e quando renderiza em region, o que faz com que a iluminação não fique igual, o que faço é renderizar a cena toda e salvar os calculos do light cache e uso eles quando vou renderizar alguma alterção em region. Mas sobre a camera se movendo nunca aconteceu comigo. espero ter ajudado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 505

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.