Oi gente, tudo bem?
Fico feliz que leram e gostaram do artigo, realmente não entrei na explicação dos efeitos porque teria que fazer um tutorial para cada um, só comentando por cima já ficou grande a página, eu queria tentar comparar um pouco com o V-Ray 1x e Brazil 1 que tive boa experiência com eles.
aabb e zion, Certamente pretendo fazer tutoriais sobre Mental Ray, certamente pretendo explicar os efeitos em detalhes, sem dúvida, mas não agora, primeiro tenho que atualizar todos os tutoriais Avançados do Max que tem no site porque ainda são do Max 4, ai fica feio, nem os botões Set Key e Auto Key aparecem, muita coisa é diferente, o Max 5 para o 6 não tem tanta diferença tirando o Mental Ray.
Ai a primeira coisa que vou fazer é atualizar o tutorial do Mental Ray sobre GI (Radiosidade) que já tem na Três D1 mas explica sobre as versões para Max 3x, 4x e 5x.
Andrei, nos 27 efeitos tentei não usar nenhum Shader de terceiros, apenas os que vem com o Max, agora para gerar o efeito de Highlight precisa do Glare, que é um dos Shaders escondidos, e o único efeito que não consegui fazer com os Shaders do Max foi o Sub-Surface Scattering, então peguei o Shader MR-SubScatter.
Dá uma lida lá na matéria que eu falo sobre isso, descrevo os 27 efeitos e os Shaders que usei e que podem ser usados.
Zion, é verdade, até a versão passada para poder fazer muitos destes efeitos precisava de plugins, e agoa a partir do Max 6 por causa do Mental Ray e da Lume Tools faz tudo isso com o que vem no programa.
Abraços