Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
alej0   Colombia
J.F.Verissimo   Recife - AC
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

Roberto   Fortaleza - CE
Heltonciriaco   Natal/RN - RN
Leandro_L   Poços de Caldas - MG - MG

Artigo com 27 testes de render no Mental Ray

Por: Adminin  

Em: 24/07/2004 01:12

Oi BMA, tudo bem? No primeiro momento eu também fiquei impressionado, mas tem bons motivos para isso, não é apenas a evolução do programa, porque a gente comparando com a versão anterior, ele era muito mais simples e a integração muito mais precária, os renderizadores como V-Ray e Brazil Render sairam bem depois, essa nova versão tem uma tecnologia mais aprimorada e a integração com o Max foi perfeita, somando a tudo isso o poder dos Shaders, se fizer uma cena sem controlar os Photons pode até ficar bom mas é mais demorado do que uma cena idêntica, mas com Shaders controlando os Photons, numa cena de 39 segundos renderizou em 37 segundos, então imagine numa cena pesada de horas. Mas não foi em todos os efeitos que eu disse que o MR é mais rápido, em alguns disse que é igual, como o Blurry Refraction por exemplo, e no Displacement disse que o V-Ray é mais rápido se aumentar muito a qualidade do MR. Agora quanto a ser mais rápido do que o V-Ray em animações, depende muito de que tipo de animação está falando, porque se for uma animação só com a câmera o V-Ray tem aqueles mapas "trapacearia", não tem como ser mais rápido, você faz 8 renders da cena e depois renderiza 500 quadros super rápidos usando o Photon Map e o Irradiance Map, ai é sacanagem, se for como uma animação mesmo onde objetos se movem e o V-Ray teria que calcular o Irradiance todo frame certamente é mais rápido, mesmo sendo animação de baixa qualidade, porque o V-Ray demora pacas quando tem que renderizar com qualidade para TV, sem flickers sem nada, limpo. Você mesmo pode testar fácil isso, pega o arquivo caustics_two_lights.max que está no diretório Tutorials\Mental Ray do CD 3 do Max 6, e renderiza, usando duas luzes, com caustics em dois objetos, o render é super rápido, e olha que são cenas antigas, que tem desde o Max 3 com o Mental antigo, não usou os Shaders para controlar nada. Abraços
"Adminin" disse: o V-Ray tem aqueles mapas "trapacearia
Realmente o V-Ray é meio malandro mesmo, mas a animação q eu estava falando era com os objetos movendo mesmo, pq parados é só usar o Photon Map uma vez e depois ele voa :lol: Testei aqui a tal cena, e é bem rápido mesmo para caustic (1:04min). To vendo agora com o V-Ray, daqui a pouco coloco os resultados Valeu
Ae, vale renderizar a mesma cena (1:04) com menos da metade do tempo? Ae, a mesma cena em míseros 29segs 8) E sem gambiarra nenhuma, só coloquei o V-Ray, acertei o caustic e mudei os Raytrace para V-Ray map Valeu
coloca as duas imagens(do mr e do v-ray) lado a lado.......
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Oi gente, tudo bem? Realmente, o Andrei tem toda razão, tem que ver a imagem renderizada com o Mental Ray. E essa imagem que configurou no V-Ray está horrível perto da original renderizada com o Mental Ray, olha a qualidade deste Caustics, uma das luzes nem parece que gera Cautics, olha a superfície do líquido toda preta, se for para renderizar com essa qualidade no MR também faz na metade do tempo. Olha a imagem feita no MR antigo, sem uso de Shaders renderizada no MR novo do Max 6. BMA, dá uma olhada na Evermotion, tem uns testes de velocidade lá muito bons, tem um comparando o V-Ray com MR e Brazil, usando um navio, o V-Ray é mais rápido mais não fica tão bom nos detalhes de GI, ou seja, em animação já era, só aumentando bem mais a qualidade, que deixa na mesma velocidade ou pior, e o Mental Ray também salva o Photon Map. Abraços
É realmente em termos de qualidade não há dúvidas, a do V-Ray tá um lixo, mas a velocidade impressiona. Esse teste do navio eu vi, se não me engano o tópico começou como uma charada de qual imagem era qual render. Mas se a animação do V-Ray fosse boa, eu nem ligaria para esses detalhes, pois é tão rápido q não dá para ficar vendo de perto ;) O lance da animação realmente é uma pena para o V-Ray, e é até por isso q o POC está atrasando, pois eu inicialmente achava q o V-Ray seria o melhor para os renders e tal (pela velocidade), mas aí começou a sugir esses problemas como os flickers e tb q não são todos q possuem então agora está numa boa hora de rolar uma discussão lá e seria até bom q a galera pudesse opinar, tanto participantes quanto não-participantes do projeto. André, sei q vc anda ocupado e tal, mas se vc puder dar um help lá eu agradeço ;) Valeu
Oi BMA, tudo bem? É esse tópico mesmo, começou com uma charada para ver quem sabia qual era de qual render, muito legal aquilo, e deu para sentir bem a diferença, em Still não percebe, porque é só uma imagem, então se tem um borrado mais escuro em algum lugar, não vai ser percebido numa imagem parada, agora numa sequência de imagens esse borrado escuro aparece na animação ele se move "flicker" por causa do sampleamento do V-Ray. Eu tenho animações legais aqui com qualidade de TV feitas com o V-Ray, mas passei bastente problemas, bastante canseira e bastante dor de cabeça, além do tempo de render elevadíssimo, o Caroti é prova, comentei muito com ele o quanto estava me ferrando com ele em animação. Veja aquela animação do Dominó que fiz usando o Brazil Render, tem flickes por causa da qualidade baixa, era só aumentar um pouco que sumia, mas não tive nem metade da dor de cabeça que tive com o V-Ray para renderizar. Se você ajustar legal esse Caustics do V-Ray ai nessa cena de teste, vai ficar bem próximo do feito pelo Mental Ray e a velocidade também. Em quase tudo são parelhos pelos poucos testes que fiz, em alguns casos o MR é mais rápido, como Glossy Reflection, e em alguns casos o V-Ray é mais rápido, como Displacement. A diferença mesmo é que o Mental Ray é perfeito, e o V-Ray está em desenvolvimento, assim como o Brazil Render. Eu não sabia que estava com problemas lá no POC, vou dar uma olhada para ver o que é, mas se quiser me mandar um email explicando, eu vejo no que posso dar uma força. Abração
O problema lá no POC é q estamos em dúvida sobre o render, se der, dá uma lida lá q eu falo tudo ;) Valeu André
Oi BMA, tudo bem? Eu vi lá, dá uma olhada, eu dei umas dicas, acho que o melhor mesmo seria perder tempo na iluminação, caprichando bastante e fazendo fake do que renderizar com GI de verdade, vai demorar muito eu acho, não sei quantos quadros são e qual a complexidade deles, mas vai demorar, vai ter diferença de um render para o outro se não respeitarem as configurações de uma mesma sequencia, e usar o Mental Ray é uma boa idéia mas vai depender do pessoal que for render conhecer o render, caso contrário vai ter mais problema do que solução. No que eu puder ajudar estou a disposição, se quiser me mandar algum arquivo para dar uma olhada, você sabe meu email pessoal pode mandar. Abração
"tresd1" disse: Oi BMA, tudo bem? Eu vi lá, dá uma olhada, eu dei umas dicas, acho que o melhor mesmo seria perder tempo na iluminação, caprichando bastante e fazendo fake do que renderizar com GI de verdade, vai demorar muito eu acho, não sei quantos quadros são e qual a complexidade deles, mas vai demorar, vai ter diferença de um render para o outro se não respeitarem as configurações de uma mesma sequencia, e usar o Mental Ray é uma boa idéia mas vai depender do pessoal que for render conhecer o render, caso contrário vai ter mais problema do que solução. No que eu puder ajudar estou a disposição, se quiser me mandar algum arquivo para dar uma olhada, você sabe meu email pessoal pode mandar. Abração
Blz André, agora q pude acessar o fórum. Esse lance de fake GI eu tinha pensado usar através de um tal de LumaObject, não sei se conhece. Ele não é um render nào, apenas recebe raios de luzes e os reenvia, como GI mas não tão bom. Bom, pelo menos com o esse GI falso não haveria a mínima possibilidade de ter flicker e problemas do tipo, certo? ;) Blz, qq coisa eu te falo Valeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 699, sendo 18 membro(s) e 681 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Cledson, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, fabriciostm, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.