AO Vray x AO Mental

Por: Vinícius  

Em: 09/09/2010 16:03

Realmente no Mental é como o Danilo disse, facilimo, e o resultado é muito bom!!
dneo - pois é véio, vc faz de que maneira o AO no vray? fiquei curioso, hehehehe.... pois todas as q eu postei aumentam o tempo de render pra quase o dobro... tb tô achando muito estranho, depois vê se posta como vc faz aê.... valeu.
entao, eu uso o SP5 aqui com 3dmax 2011, habilito no GI mesmo, uso com 25 subvis geralmente e multplier de 0,8. Radios 25-30 +-... logo qndo peguei essa versao fiz uns testes de tempo de render pra ver se aumentava, confesso que nao testei cm cenas grandes e cheias de coisas, mas os arquivos de test soh aumentaram uns segundos de diferença. Antes dessa versao eu usava um plugin pra Vrayambient occlusion, ai fazia aquele esqueminha la neh, mto trampo, e nem todoas as imagens que eu fazia podia fazer isso.. vo testa aqui pra vc qualq hora o tempo numa cena que eu ja conheco o tempo...
danilo_icf - deixa eu te agradecer pela ótima explicação, quem tinha alguma dúvida sobre algum item do AO do mental, agora não tem mais...heheh. Mas o lance da minha dúvida é fazer no Vray de forma tão boa e tão rápida qto no mental... valeu de novo...abraços. dneo_ - dessa forma que vc mostrou eu faço aqui as vezes e quase dobra o tempo tb, eu trabalho aqui com o MAX2009 e uso o SP3, mas instalei o MAX2011 e o SP5 pra testar e demorou mais q no 2009, hehehe... Deixei uma cena renderizando a noite no MAX2009 e Vray SP3 e levou 4 horas sem AO, agora pela manhã fiz um passe de AO nela no Mental, levou menos de 1 minuto....hehehehe O problema é que nem sempre vou poder fazer o passe de AO no Mental, pois cenas que tem vrayproxy, vrayfur ou vraydisplacement, não vão gerar o AO nesse objetos. Mas é isso, vamos ver se a gente descobre uma forma mais rápida no Vray. Abraços e obrigado, Vinícius Freitas
Eu não tenho o costume de fazer passa de AO no vray pois eu acho dispensável, as vezes faço para um ou outro elemento como o chão quando quero uma sombra de contato específica. Mas uma coisa que pode influenciar na velocidade do AO é o image sampler e o DMC, experimente renderizar o AO separado aplicando ele em todos os objetos com o vraylight e faça alguns testes com diferentes image samplers, eu fiz isso faz um tempo já e notei uma diferença grande do tempo de render conforme o sampler usado. Outra coisa é não usar a opção "work with transparency" quando não for necessário pois ele aumenta bastante o tempo de render. Além disso em uma cena com hair, displacemente, vegetação, parece ser uma cena complexa para qualquer raytracer calcular o AO. E por último: não compare os valores do samples do mental ray com o subdivis do vray, os samples do vray são 2 eleveado no valor da subdivis, ou seja, se vc coloca 8 subdivis equivale a 256 samples (2 elevado na 8), com uma redução que pode ocorrer pelo DMC a partir do noise threshold. Talvez vc não esteja fazendo uma comparação usando os mesmos valores não acha? ;)
FLA, mas se vc nao uso AO a cena nao fica lavada?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Ai pessoal, tudo bem?? não uso o V-Ray faz um certo tempo, portanto não tenho mais segurança em aplicar A.O nesse render, mas além do Mental Ray como render, vcs podem gerar um pass de ambient oclusion de modo "fake". Como sempre que posso e tenho tempo, tento acompanhar todos os tópicos da 3d1, e descobri um tópico maravilhoso do nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira", em que ele mostra para gente como simular G.I fake usando A.O. Segundo o tutorial do nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira" ele fala o seguinte: Olá pessoal, Nesse tutorial, explico uma forma simples de simular um GI usando Ambiente Occlusion do Mental Ray , sem fazer composição. O resultado sai direto no render. Quem me ensinou essa técnica foi meu amigo Juliano Castro, da Animassauro. 1 - Insira uma luz Omni comum. Não precisa estar acesa. 2 - Com a Omni selecionada, acesse o painel Modify. 3 - No grupo "Advanced Effects", habilite a opção "Ambient Only" 4 - No grupo "Mental ray Light Shader" habilite a opção Enable e clique no botão None referente ao "Light Shader". 5 - Escolha o shader "Ambiente/Reflective Occlusion (base)" Pronto. O GI já está pronto. É só renderizar. Para melhorar a imagem, adicione uma Spot para simular a luz direta e uma outra luz, embaixo do piso e em outras posições para amenizar a sombra escura do GI. Eu coloquei também um mr Omni dentro do pote grande pra simular o color bleeding da cor vermelha. A imagem em anexo exemplifica o dito acima. A outra mostra o render. ATENÇÃO: A - Se vc inserir a Omni apagada com o shader AO primeiro, as outras luzes, quando inseridas na cena, estarão com "Mental ray Light Shader" habilitado e não funcinarão. Lembre de desabilitá-lo nas outras luzes. B - Para configurar o shader Ambient Occlusion, arraste-o para o Material Editor. Editei essa mensagem (04/06/08) para acrescentar a imagem do ambiente interno onde utilizo essa técnica. Na página 3 deste tópico eu falo mais sobre ela." ( TUTORIAL DE AUTORIA DE LEANDRO OLIVEIRA ) A seguir posto o link com o tutorial do nosso amigo: http://www.3d1.com.br/viewtopic.php?t=34365 ( TUTORIAL - GI fake usando AO- AUTOR: LEANDRO OLIVEIRA) Abraços!! __________________________ [i:117f3c9321]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:117f3c9321]
Fla3DMadness - fiz testes com suas dicas e qdo substituí o Image Sample / Type - de Adaptive DMC para Adaptive Subdivision o tempo caiu bastante, mas caiu um pouco a qualidade tb. Na cena que fiz pra testes o resultado foi o seguinte: Adaptive DMC - 37 segundos Adptive Subdivision - 19 segundos MENTAL RAY - 5 segundos Nos teste que tenho feito o AO do Vray com maior qualidade é feito pelo Render Elements com o VrayExtraTex, mas é o que leva mais tempo como nos resultados acima, mas é o que mas se compara ao AO do Mental, que ao meu ver é perfeito.
Bom pessoal é isso, vou continuar tentando achar uma forma de diminuir o tempo no passe de AO no Vray, que é o render que uso aqui, mas as dicas estão sendo muito úteis, continuo agradecendo a todos pelas dicas aê... Valeu galera. Abraços. Vinícius Freitas
Ae cara, me veio algo aki na cabeça alem de piolho, vc pode renderizar uma cena com material simples no "material override", tal renderização é muito rápida, vc pode escolher o método de AO q quizer q vai ser rápido em qq situação. Dae é só usar o render elements para pegar o AO puro e compor no Photoshop. Bem, pelo menos fiz uns testes aki, e mesmo em cenas complexas foi muito rápido. Outra coisa, vc pode reinserir os meshs na cena de volta, os Proxys do Vray tem essa função desde o sp3 se naum me engano, dae vc pode renderizar no Mental ray, e nem precisa colocar material.
http://officinatres.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 550

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.