Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
Ai pessoal, tudo bem?? não uso o V-Ray faz um certo tempo, portanto não tenho mais segurança em aplicar A.O nesse render, mas além do Mental Ray como render, vcs podem gerar um pass de ambient oclusion de modo "fake".
Como sempre que posso e tenho tempo, tento acompanhar todos os tópicos da 3d1, e descobri um tópico maravilhoso do nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira", em que ele mostra para gente como simular G.I fake usando A.O.
Segundo o tutorial do nosso amigo e colaborador "Leandro Oliveira" ele fala o seguinte:
Olá pessoal,
Nesse tutorial, explico uma forma simples de simular um GI usando Ambiente Occlusion do Mental Ray , sem fazer composição. O resultado sai direto no render. Quem me ensinou essa técnica foi meu amigo Juliano Castro, da Animassauro.
1 - Insira uma luz Omni comum. Não precisa estar acesa.
2 - Com a Omni selecionada, acesse o painel Modify.
3 - No grupo "Advanced Effects", habilite a opção "Ambient Only"
4 - No grupo "Mental ray Light Shader" habilite a opção Enable e clique no botão None referente ao "Light Shader".
5 - Escolha o shader "Ambiente/Reflective Occlusion (base)"
Pronto. O GI já está pronto. É só renderizar. Para melhorar a imagem, adicione uma Spot para simular a luz direta e uma outra luz, embaixo do piso e em outras posições para amenizar a sombra escura do GI. Eu coloquei também um mr Omni dentro do pote grande pra simular o color bleeding da cor vermelha.
A imagem em anexo exemplifica o dito acima. A outra mostra o render.
ATENÇÃO:
A - Se vc inserir a Omni apagada com o shader AO primeiro, as outras luzes, quando inseridas na cena, estarão com "Mental ray Light Shader" habilitado e não funcinarão. Lembre de desabilitá-lo nas outras luzes.
B - Para configurar o shader Ambient Occlusion, arraste-o para o Material Editor.
Editei essa mensagem (04/06/08) para acrescentar a imagem do ambiente interno onde utilizo essa técnica. Na página 3 deste tópico eu falo mais sobre ela."
( TUTORIAL DE AUTORIA DE LEANDRO OLIVEIRA )
A seguir posto o link com o tutorial do nosso amigo:
http://www.3d1.com.br/viewtopic.php?t=34365 ( TUTORIAL - GI fake usando AO- AUTOR: LEANDRO OLIVEIRA)
Abraços!!