Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

silvaserik   São Paulo - AC
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Luciano BT   Araras | SP - SP

Portfólios Ver Mais

Rick render   São Paulo - AC
druga1992   Fortaleza - CE
Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC

Efeito Dominó

Por: IgorVr  

Em: 16/08/2004 14:20

alguem consegue fazer aquela animação de domino em fileira um derrubando o outro? usando reactor é claro,... quem conseguir me ensina please!
o principio do reactor eh muito simples, eu fiz assim: eu criei uma cena simples, com varios box e um pra cima dos outros e meio virado para quando ele cair derrube os outros criei uma Rigid Body collection adicionei todos os objetos da cena para essa Collection clicando no botão Add selecionei todos os dominos e fui na aba utilities e depois Reactor, lah em baixo tem a aba properties, configure assim: Mass: 0,94 Elasticy: 0,1 Friction: 0,1 e ative a opcão: use bounding box na aba simulation depois clique em define collision pairs e selecione todos os obejtos da cena na janela que irá apareecer, assim adicionando-os para afetarem na colisão, ok, feche essa janela ok, mova esse plane da cena um pouco para baixo para os dominos não penetrarem no plane. selecione o plane da cena e depois faça igual vc fez com os dominos soh que em vez de mudar para bounding box, mude para Use Mesh em concave pronto, agora clique em creat animation na aba do reactor no canto direito e tadah. espero ter ajudado ;)
www.greenlamp3d.com
ótimo mini tutorial malucow, parabéns pela iniciativa!!! só acrescentando, igorvr, se quiser conhecer também outros aspectos do reactor, poderia leri os tutoriais aqui da 3d1 sobre ele e tambem na redpixel, vai poder fazer efeitos como este que o malucow explicou e muitos outros como tecidos, borracha, etc... Um abraço!!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Valew pela dedicação do tutorial mas ,... o problema é q nem chega a derrubar todos os dominos,.. parecem tão pesados quanto um bloco de concreto e eles na real nem se colidem na animação! como arrumar isso? quero um efeito dominó bem real msm!
o andre fez uma animacao assim, manda uma mp pra ele..... esses dados que o malucow dissse vao variar de acordo com o tamanho dos objetos........
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
é, como o andrei bem disse, esses valores podem variar de acordo com o tamanho da cena, no tutorial que o malucow passou, ele não declarou os tamanhos dos objetos, assim, pode ser que sua cena esteja em outra escala e o efeito não esteja sendo tão bom. experimente mudar os valores de mass, elasticity e friction, eles definem em grande parte como irá se comportar o efeito. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
eh como falaram, eu me forgot, hehe mas talvez vc não esteja definindo os pares de colisão para que haja alguma colisão mas tb pode ser como falaram os parametros dos objetos. tenta aew, aqui funcionou na boa, se não der eu faço um video tutorial
www.greenlamp3d.com
Oi gente, tudo bem? Por isso que falo que tem caminhos corretos para aprender o programa, e que fica muito difícil pular as etapas, porque a pessoa acaba passando canceira com as coisas mais simples por falta de base no assunto. Antes de eu animar aqueles dominós já tinha feito muitas outras coisas no Reactor, e apanhei bastante, porque além de conhecer os parâmetros e os recursos do plugin você tem que ter criatividade para resolver na gambiarra os problemas que acontecem durante a simulação. Se testar o Reactor em apenas dois objetos, um que é jogado e outro que é derrubado quando atingido, já vai ficar muito mais fácil entender os ajustes dos parâmetros, teria percebido que o tamanho dos objetos fazem diferença nos valores, são coisas tão simples para quem estudou pelo caminho certo que acaba até esquecendo de mencionar, testar é o segredo, mesmo majando de Reactor não soluciona uma simulação de primeira, tem que ajustar, testar, ajustar, testar... Basicamente é bem simples, são dois objetos Rigid Body, as massas, elasticidade, gravidade e resistência do ar de acordo com o tamanho da cena, o piso também é Rigid Body sem massa, e o primeiro dominó é "jogado" por uns 3 frames da forma que explico no tutorial do Reactor, ai é só mandar cálcular e ir ajustando os valores para acertar. Abraços
Po lendo a mensagem do tresd1 percebo que estou no caminho certo então,.. :-P claro que eu percebi que o tamanho dos objetos influenciam,.. a area, massa tudo influencia logicamente,... só que sempre surge uma dúvida pelo caminho percorrido é logico,... e eu apenas escrevi minha dúvida sem dizer que eu ja sei animar, mecher com outras partes do reactor e etc etc etc...... ja é a segunda vez q o tresd1 fala de seguir caminho certo comigo hehe Rapaz estou seguindo!!! Um abraço! :lol: :lol:
Oi Igor, tudo bem? Não fica chateado comigo não, é que são tantas mensagens e tantos emails que não sei para quem já falei para ir pelo caminho certo :) Vou me policiar para falar menos isso :) É que sua pergunta parecia que estava começando com o Reactor, Rigid Body é a parte mais simples dele e a base para entender o resto. Se jogou um dominó sobre o outro e não fez nada é só aumentar o peso deles que uma hora vai derrubar. Pegando as manhas de fazer esse dominó vai ganhar muita experiência com os Rigid Body do Reactor. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138071

Últimos membros registrados: fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE.

Usuário(s) on-line na última hora: 855, sendo 21 membro(s) e 834 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Max Idalgo, renaz, Nuno, rafa.carvalho, fabriciostm, Reinaldo Silva, Carla Franco, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, Duda, marcelo de moraes, Luis Antonio, Pedro Juliato, Thiago Couto, Henrique Ribeiro, tsmodelagem3d, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.