Olá yuri_cg.
[quote:d0e1d5e526]E não é preciso domina-lo completamente para se trabalhar com ele,se voce souber pelo menos usar as ferramentas principais(o que não é dificil),já ta de bom tamanho pra se trabalhar.Claro que,quanto mais conhecimento tiver,melhor é. [/quote:d0e1d5e526]
Isso depende do tipo de trabalho que se pretende fazer com o Maya. Há projetos, não tão complexos, em que só saber usar as ferramentas principais não é o suficiente.
[quote:d0e1d5e526]Agora continuo sem entender o que é que tem de tão expantoso nele pra que as pessoas o achem complicado.Não consigo ver o que é que ele tem de tão complicado assim!Cite alguma coisa ai chris,alguma ferramenta ou algo da interface que voce acha dificil nele.[/quote:d0e1d5e526]
Em momento algum eu disse que o Maya é difícil por causa de suas ferramentas ou de sua interface, até porque trabalho com Maya há um certo tempo e acho que tem certas coisas nele que são mais fáceis de fazer do que em outros pacotes 3D. O que eu disse foi que o Maya é mais difícil de dominar, pois ele possui MUITAS opções, ferramentas e comandos (é justamente a quantidade de recursos que torna difícil seu domínio). Para se ter uma noção, de uns anos para cá, o 3ds Max e o Softimage, por exemplo, estão incorporando ferramentas similares àquelas encontradas há MUITO tempo no Maya.
[quote:d0e1d5e526]E eu nunca disse que o maya é fácil de dominar,apenas disse que se fosse tão dificil concerteza ele não seria o software mais usado para as produções de grandes filmes das grandes empresas que falei. [/quote:d0e1d5e526]
Tenho certeza de que estas pessoas não estão lá por acaso, nem por curiosidade. Concordo que profissionais e aspirantes da área de 3D precisam perder o medo de aprender Maya. Mas também acho que tem muita gente por aí que, só porque sabe uma ou outra ferramenta do Maya, acha que já possui pleno conhecimento prático sobre o software e que já está apto a ingressar no mercado como profissional experiente em Maya. Leia os forums de Maya espalhados pela Internet e você irá constatar o que eu estou dizendo.
Abs,
Chris Rezende.