Maya x 3dsmax x MAC

Por: tiagoteix  

Em: 18/01/2011 17:27

yuri_cg, Não acho que o Maya seja difícil de "mexer". Até porque se eu achasse isso, não teria recomendado o software para o caso do tiagoteix querer trabalhar com 3D em Mac. Mas é sempre bom deixar claro que "mexer" com o software é bem diferente de dominá-lo. E, sem querer subestimar seus conhecimentos, são poucos aqueles que dominam o Maya. O próprio Eric Keller, profissional e autor de livros na área de 3D com ampla experiência em Maya, diz em seu livro Mastering Maya 2009 que, apesar de trabalhar com Maya há 10 anos, ainda se depara com algo novo a cada dia. Então, da mesma forma que eu acho que as pessoas NÃO DEVERIAM ver o Maya como um bicho de sete cabeças, também acho que quem "mexe" com Maya deveria ter os pés no chão e reconhecer que o Maya não é um software simples de se DOMINAR. É claro que com vontade e dedicação é possível dominar qualquer software. O que estou dizendo é que, na minha opinião, o Maya é mais difícil de se DOMINAR do que outros pacotes disponíveis no mercado tais como o 3ds Max. Já com relação ao que você falou sobre as pessoas crescerem com o 3ds Max, você tem toda a razão. Elas simplesmente se acostumam como a interface e os comandos do 3ds Max e, quando se deparam com o Maya, acabam desistindo dele antes mesmo de tentar aprender. Abs, Chris Rezende.
Eae chrisrezende Com esse comentario que eu fiz eu queria apenas dizer que o maya não é esse bicho de sete cabeças que as pessoas acham,e que se mais pessoas dessem uma atenção maior a ele,veriam que é pratico e até mais simples que o Max.Essa é minha opinião. E eu nunca disse que o maya é fácil de dominar,apenas disse que se fosse tão dificil concerteza ele não seria o software mais usado para as produções de grandes filmes das grandes empresas que falei. E não é preciso domina-lo completamente para se trabalhar com ele,se voce souber pelo menos usar as ferramentas principais(o que não é dificil),já ta de bom tamanho pra se trabalhar.Claro que,quanto mais conhecimento tiver,melhor é. Agora continuo sem entender o que é que tem de tão expantoso nele pra que as pessoas o achem complicado.Não consigo ver o que é que ele tem de tão complicado assim!Cite alguma coisa ai chris,alguma ferramenta ou algo da interface que voce acha dificil nele.
"O Senhor é meu pastor e nada me faltará"
Olá yuri_cg. [quote:d0e1d5e526]E não é preciso domina-lo completamente para se trabalhar com ele,se voce souber pelo menos usar as ferramentas principais(o que não é dificil),já ta de bom tamanho pra se trabalhar.Claro que,quanto mais conhecimento tiver,melhor é. [/quote:d0e1d5e526] Isso depende do tipo de trabalho que se pretende fazer com o Maya. Há projetos, não tão complexos, em que só saber usar as ferramentas principais não é o suficiente. [quote:d0e1d5e526]Agora continuo sem entender o que é que tem de tão expantoso nele pra que as pessoas o achem complicado.Não consigo ver o que é que ele tem de tão complicado assim!Cite alguma coisa ai chris,alguma ferramenta ou algo da interface que voce acha dificil nele.[/quote:d0e1d5e526] Em momento algum eu disse que o Maya é difícil por causa de suas ferramentas ou de sua interface, até porque trabalho com Maya há um certo tempo e acho que tem certas coisas nele que são mais fáceis de fazer do que em outros pacotes 3D. O que eu disse foi que o Maya é mais difícil de dominar, pois ele possui MUITAS opções, ferramentas e comandos (é justamente a quantidade de recursos que torna difícil seu domínio). Para se ter uma noção, de uns anos para cá, o 3ds Max e o Softimage, por exemplo, estão incorporando ferramentas similares àquelas encontradas há MUITO tempo no Maya. [quote:d0e1d5e526]E eu nunca disse que o maya é fácil de dominar,apenas disse que se fosse tão dificil concerteza ele não seria o software mais usado para as produções de grandes filmes das grandes empresas que falei. [/quote:d0e1d5e526] Tenho certeza de que estas pessoas não estão lá por acaso, nem por curiosidade. Concordo que profissionais e aspirantes da área de 3D precisam perder o medo de aprender Maya. Mas também acho que tem muita gente por aí que, só porque sabe uma ou outra ferramenta do Maya, acha que já possui pleno conhecimento prático sobre o software e que já está apto a ingressar no mercado como profissional experiente em Maya. Leia os forums de Maya espalhados pela Internet e você irá constatar o que eu estou dizendo. Abs, Chris Rezende.
Bom,espero que essa pessoa inexperiente não seja eu,pois depois de fazer mais de 5 cursos de maya aqui na minha cidade,se eu ainda for inexperiente é melhor achar uma outra profissão. Obrigado pelo esclarecimento chris,deixa essa conversa pra lá,estamos nos desviando do foco principal que é ajudar o nosso amigo que fez a pergunta.
"O Senhor é meu pastor e nada me faltará"
Não vai migrando pro MAC achando q o seu tempo de renderização irá diminuir, achar q não haverá lags em decorrência de muitos polígonos na tela e etc... Sou usuário de MAC há anos e da mesma forma q pro windows acontece no OSX não adiante, vc tem q ter processador, memória pra rodar rápido os renders, do MODO, MAYA, CINEMA4D desses um dos mais rápidos é o MODO mas acho q o Mental Ray do Maya tbm não fica pra trás não ele é bem rápido tbm. Gosto do MAC mas, não vejo muita diferença quando fico modelando e renderizando com ele ou na plataforma do WIndows. O rendimento dos Core i7 tanto pra windows quanto pra Mac são bem idênticos.
Tudo eu posso naquele que me fortalece!!
CEFET-RJ
IMPA
MIT
olha é o seguinte...são muitos sites especializados, muitos artistas que já deram depoimento, falando a extensa curva de aprendizado do maya..não to dizendo que o soft é ruim, jamais diria isso, tem muita coisa boa feita no cinema que em outro soft que não o maya não teria como ser feito...mais há uma questão...é feito no maya por causa do Renderman...se houvesse bridge's do Rman para outros 3D com certeza os estudios comprariam softwares mais baratos...o Maya e o mais caro! Tentam usar os expressions do maya e vejam se é tão simples como esta sendo dito! Aplicar materiais e mapear no Maya é tão simples como no Lightwave ou no Modo, ou até no Max...usuários que já usaram todos eles sabem que não...o Maya é muito famoso por complicar coisas simples e tem um workflow muito burocratico... E sinceramente, um sistema robusto intel, com é o hardware da Apple, rende mais com o MacOSX, é Unix, é uma plataforma muito mais robusta que o Windows...o gerenciamento de memória é superior...agora espeta uma boa placa de video no PC e seja feliz.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 595

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.