duvidas de iniciante

Por: FELIPE21  

Em: 09/09/2004 01:06

Qual a diferença entre material e texturas para o 3D Studio Max. Por que há materiais ou texturas para serem baixados neste site? Aproveitando : Alguém pode me recomendar algum livro bom para quem está iniciando no 3D Studio. Já fiz um curso sobre o Software e o professor recomendou aprender com tutoriais. Se não há livro bom, será que alguém pode me enviar alguns tutoriais (escritos, se possível) para mim ? Meu email: [email protected]. Obrigado.
Material nada mais é do que a infomação das cores, brilhos, saliencias etc.....textura é o mapa onde esta a cor, o bump(saliencia), brilho etc....junta tudo e guarda no material.....explicaçãozinha tosca né....é o sono mesmo :lol: livros tem aos montes, da um procurada no site da 3d1 que tem uns links, qualquer coisa www.amazon.com digita 3ds max em search>books e pronto....tutoriais tem aqui tambem na 3d1, na www.redpixel.com.br (video tutoriais), diversos tutos em www.3dtotal.com e dai vai, ahhhhh tem o forum aqui tambem pra esclarecer duvidas :D só correr atras e bom estudo
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Complementando, a textura faz parte de um material. Por exemplo, se vc for fazer um uma parede, vc pega um material standard, aplica um certo brilho, aplica uma cor ou uma foto de uma textura de parede, aí vc coloca outra textura que irá simular o relevo e assim por diante. É como uma receita de bolo. A textura é um componente da receita e o material sera o bolo pronto.....por falar em bolo ...chegou a hora do lanche hehehe
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Deixam eu também tentar explicar? Deixam? Deixam? :):):):) Óh...vamos supor que vc queira modelar uma folha de árvore, certo? Mas que vc quer fazê-la de modo beeeem fácil e beeeem leve, ok? Então tá. O que vc vai precisar? - 1 primitiva (pode ser um box, um plane...) - 1 textura de planta colorida (foto), - 1 textura de planta preto e branca (foto), - 1 textura do negativo desta mesma foto (onde é a planta, deve ser branco, ao redor da planta, deve ser preto), tudo da mesma foto :D - tá bom. Agora vc vai ter que juntar todas estas texturas em um único material, e juntar também brilho, opacidade, etc. - depois de tudo pronto, vc aplica esse material no objeto que vc quer "pintar" (no caso, o box) - antes, jogue um Modificador que mapeie o objeto antes de receber este material (UWV Map) E sua planta já saiu! :D []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Oi gente, tudo bem? Posso explicar também? :) Eu costumo explicar isso da seguinte forma: Material é um conjunto de configurações que tentam simular a superfície de um material real Entre essas configurações estão as texturas, que são simples imagens que ajudam a simular esse material real. Então textura é apenas uma parte do material, o material é algo bem mais complexo. veja um exemplo: Pense em qual é a cor da madeira, vai falar marrom, mas apenas marrom não descreve aqueles veios característicos de madeira em diversos tons de marrom diferente, uma imagem de madeira descreve isso exatamente, essa imagem é a textura de madeira. Mas com essa mesma imagem pode fazer diversos tipos de madeira, se colocar bastante brilho vai parecer uma madeira encerada e polida, se não colocar brilho vai parecer uma madeira bruta, sem verniz, essas configurações que compõe o material, a textura é apenas uma parte, só a textura não descreve o material. Você pode ouvir chamar texturas apenas por mapas e também por mapa de textura, todos estão certos, mas normalmente se usa o nome textura para imagens coloridas usadas na "pintura" do material, e o nome mapa é usado para texturas em preto e branco aplicadas para controlar outros canais dos materiais. Ainda pode ouvir falar do nome Mapa Procedural, que é uma textura gerada por cálculos matemáticos baseado na teoria dos fractais, a teoria do Chaos. No site temos duas seções sobre isso, a seção texturas tem diversas imagens para este fim e na maioria dos casos tem o material pronto junto, na seção Materiais só tem livrarias de materiais para baixar, elas contém as configurações de diversos materiais criados com as Texturas dos CDS da Três D1, portanto precisa dos CDs para poder usar, porque as texturas não estão junto no download, elas estão nos CDs. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 734, sendo 20 membro(s) e 714 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Cledson, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, fabriciostm, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Ale Marques, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.