Como manipular olho cartoon junto com a malha do rosto?

Por: vitoorcosta  

Em: 20/03/2011 14:08

[video_url=http://www.youtube.com/watch?v=HTcNucPAmMM,100,100] ANTES DE RESPONDEREM, ASSISTAM O VÍDEO. Alguém sabe como fazer isto, mas no 3d Max? A minha dúvida é a seguinte, como faço para a pálpebra acompanhar o formato da esfera do olho em um personagem cartoon? E a rotação do olho ainda afeta, positivamente, parte da malha da cabeça. Em personagens bem feitos, a pálpebra desliza na esfera do olho mesmo com as mudanças de formato do mesmo. Tenho conseguido aprender a configurar muitas outras coisas, mas isso tem sido a "pedra no meu sapato". Alguém me ajude!
Olha, acho que seria com Morpher, vc anima a malha com a deformação, e linka ela num controlador. Basicamente acho que é isso. Abraço!
Uma coisa eh o olho deformar, que na mundo real acontece (claro que bem menos que no cartoon). Outra coisa são as palpebras.... Para os olhos voce faz o seguinte: modela, faz o lookat constraint para o controlador, e no olho voce usa um FFD spacewarp (o modificador FFD nesse caso nao funciona muito bem). dai voce linka o FFD ao bone da cabeça. O que acontece é que o look at vai fazer o globo ocular girar e o FFD manterá ele deformado, olha como são os olhos do pato donald, perna longa, o papalegas e o coiote e etc... Para as palpebras funcionarem como na imagem ai de cima (do filme tangled), tem algumas saidas, mas a mais facil é atraves de morph. O problema do morph que ele faz a interpolação linear de cada ponto, voce pode ajudar a acelaração mas ela nao faz arco, vai do ponto A ao B numa reta. Existe no morpher do max uma função chama PROGRESSIVE MORPH que consiste em voce colocar um "sub morph" dai sim voce consegue fazer. Faz um morph da palpebra toda fechada, duplica esse morph e coloca a palpebra no meio dos olhos. Ai eh soh fazer o pick do morph eh voilá, palpebras que seguem a curvatura dos olhos. Como eu disse antes, tem N maneiras de fazer isso, essa (eu acho) a mais facil. vlw !!!
Você conhece esse tutorial. http://jennydev.wordpress.com/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 587

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.