Melhor Fluxo de Trabalho?

Por: gustavoesser  

Em: 04/04/2011 19:40

Pessoal, to abrindo esse tópico para discutir o fluxo de trabalho do pessoal que trabalha com 3d. Tenho enfrentado algumas dificuldades em minha empresa, e estou a procura de soluções e gostaria da ajuda do pessoal. 1- O tempo de render tem feito minha produtividade cair muito, enquanto renderizo fico parado sem fazer nada, estou procurando uma maneira de mandar renderizar e ir trabalhar em outro pc. No momento estou pensando em montar outro pc e colocar um chaveador de monitor, teclado e mouse. O único problema que fico pensando é que sempre terei que copiar minha pasta de projeto para esse outro pc, existe alguma maneira mais fácil? 2- Gostaria de saber se é possível eu colocar a pasta de projetos, biblioteca de modelos e materiais em um HD externo ou algo do tipo. Queria que eu e meu sócio pudéssemos acessar tanto o projeto e nossas bibliotecas direto do HD sem precisar ficar copiando a pasta de projeto e corrigindo os caminhos de imagens quando necessário. 3- Quanto a biblioteca de modelos, perco muito tempo indo até as pastas e procurando o que preciso, teria algum software tipo o bridge para administrar essa biblioteca? Algum software que desse para ver um preview de arquivo .max e que desse para arrastar direto da biblioteca para dentro do 3ds max? 4 - Existe algum plugin, ou alguma maneira de montar uma biblioteca de materiais? Eu utilizo o V-Ray Materials Preset Pro que acho muito bom, mas não tem como adicionar novos materiais à essa biblioteca pelo que eu andei pesquisando. Espero uma ajuda do pessoal e uma discussão sobre esse assunto. Conseguindo resolver esses problemas daria para ganhar um bom tempo em produção. Abraço
Studio Haus - Maquetes Eletrônicas
www.studiohaus.com.br
vc pode instalar as máquinas em rede, acho q pode ajudar um pouco.
Opa, blz gustavo, bom, vou tentar te ajudar com algumas experiencias pessoais que tive. vou seguir a msm ordem das perguntas ok. 1- Apesar de ser um ótimo tutorial, e de esclarecer muito, a parte dos caminhos não consegui fazer rolar. Como disse o autor da referida matéria: " The correct way to use UNC paths is like so: "\\MainPC1\Textures\TimberFloor.jpg". In "Asset Tracking" right-click on the wrong bitmap path then from the menu that comes up select "Set Path" and set the correct UNC network path." Porém também não deu certo aqui em casa. O que estou fazendo. Antes de renderizar, dou um save as>>>archive. Depois pego todas essas texturas e coloco em uma unica pasta, ex: D:\Texturas_cenaTal. Abro o Asset tracking e ajusto o caminho pra elas. Copio essa pasta para os demais computadores. Ae funciona. 2- creio que de certo, mas depende da porta que irá conectar o hd, vai precisar ser sempre a relativa a porta anterior. Mas não tenho certeza. 3- O max tem 1 script que funciona tipo o bridge...a má noticia? Não lembro o nome dele... srry :( 4- A biblioteca vc pode ir salvando os materiais, e agrupá-los em uma pasta, separados por categoria. Conhece o vray-materials.de? tem vários mats pro Vray lá. Espero ter ajudado, abraço!
O ideal é vc ter um servidor central de arquivos que também pode ser o responsável pelo render. Usar um HD externo não é recomendável pq ele é lento, o bom é um servidor com dois ou mais arquivos em raid e uma rede rapida gigabit, assim vc deixa os arquivos sempre no servidor e acessa eles pela rede e pode disparar os renders usando o backburner que não terá problema para achar os mapas. Vai ter um custo inicial mas eu acho que compensa a longo prazo. O browser de arquivos do max (e que funciona para imagens também) fica na aba utilities e se chama asset browser, é uma pena que só funciona dentro do max mas faz exatamente o que vc quer, inclusive com arrastar e colar tanto de arquivos do max como de mapas para o editor de materiais.
Concordo com o Fla3DMadness, um servidor de arquivos seria o ideal. Mas fiquei com a dúvida sobre o backburner que até onde eu sei serve para usar duas ou mais máquinas para um único render. Se eu tiver que renderizar em uma única máquina e buscando os mapas no servidor de arquivos eu tenho que trabalhar com o backburner ?
Então... eu não sei como funciona o backbuner direito. Digamos que eu vá mandar renderizar via backbuner no servidor. A cpu que estou usando como ficaria? Ela fica com o max do projeto que ta sendo renderizado aberto? Ou eu posso fechar ele e estar fazendo outro projeto?
Studio Haus - Maquetes Eletrônicas
www.studiohaus.com.br
o nome do script e hcg asset browser. procura nas noticias do site que la tem,nao usei ainda mais parece ser bom. nele da para visualizar modelos materiais e texturas.
nilson
Ola Gustavo, 1 - Monte uma rede Gigabit exclusiva para o 3d, separada da rede de internet. 2 - o KVM funciona muito bem, o bom é que esta sobre o sistema operacional, ajuda muito quando da algum problema num computador da rede. 3 - Mas pela administraçao dieta, pode ser pelo remote desktop, facil, eficiente e rápido. 4- Com a rede montada, vc pode plugar um servidor NAS, com isso os arquivos ficam disponíveis como uma unidade adicional para cada pc da rede e com a mesma letra para todos, tipo Z: vai aparecer em cada PC, ai nao tem nenhum problema de compartilhamento de arquivos. No max mesmo vc pode definir como pasta de trabalho a unidade Z: Observe que o servidor NAS é plugado no switch de rede e nao em qualquer pc.
http://luizkozerski.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 533

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.