Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :)
Antonio Neosmar: oi Antônio!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO FÓRUM DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu comentário com certeza o que menos importa é o software.
Se vc estudar bastante e se dedicar, comprar livros específicos da área, vc com certeza irá ver que o software que vc escolha dentre os três não irá fazer a menor diferença.
Uso o 3ds Max desde a versão 7.0, e começei estudando o Maya na versão 2009 e posso lhe garantir porque uso os dois softwares que tudo o que o 3ds Max faz o Maya também faz.
A única diferença é que as ferramentas do Maya são mais "inteligentes" que as do 3ds Max. No Maya vc modela tudo em mesh, só que o mesh do Maya é a soma do mesh+ patch+ poly do 3ds Max.
No Maya as ferramentas para modelagem por exemplo são mais "lógicas" e mais organizáveis, mas isso é besteira, no 3ds Max vc pode modelar tudo, até o Universo se vc quiser.
Aconteçe na realidade que algumas coisas bem complexas como rig de personagens vc chega em uma ótima animação bem rápida no Maya, coisa que no 3ds Max vc ia penar para animar, mas se for um bom animador, isso é o que verdadeiramente importa, não terá o menor problema.
A escolha entre os dois softwares vai depender muito mais de vc do que dos próprios softwares entre si, vc é que tem que escolher em qual vc quer se dedicar.
No 3ds Max é imbatível para área de maquete eletrônica, efeitos especiais, vinhetas, e animação também igual a animação que se faz no Maya.
No Maya é imbatível para efeitos especiais, animação e muitas outras coisas. Mas no final das contas que é o que importa os dois softwares são excelentes, fazem a mesma coisa.
A única diferença é que alguns macetes como rig de personagens vc faz super rápido no Maya enquanto que no 3ds Max vc pena para conseguir, isso se não tiver experiência em rig, porque se tiver leva um certo tempo pra conseguir rig no 3ds Max, mas vc consegue sim.
Portanto coloque os dois softwares em uma balança e veja qual o que vc quer investir. Eu uso os dois porque trabalho com maquete eletrônica e nas minhas folgas estudo animação 3d e escolhi o Maya para essa área de animação, mas isso é uma escolha pessoal minha, vc terá que fazer a sua.
Mas não se preocupe, os dois softwares fazem a mesma coisa no final das contas. Só que no Maya as ferramentas são mais inteligentes do que as do 3ds Max e algumas animações vc consegue ótimos resultados em um curto intervalo de tempo, coisa que se fosse no 3ds Max ia levar um bom tempo.
Mas cada caso é um caso, vai depender da sua mão como artista gráfico, do seu empenho, dedicação e principalmente bastante ESTUDO mesmo para se tornar um artista gráfico.
Só para vc ter uma referência, o artista gráfico Carlos Saldanha da Blue Sky estudava 12 horas por dia animação gráfica, isso durante 05 anos para se tornar hoje um dos líderes de animador sênior da Blue Sky.
Então só pela história dele, estudar 12 horas por dia durante 05 anos vc já dá para notar a complexidade que é se tornar um animador gráfico professional. Vai depender de muito, mas muitoooooooo estudo e DEDICAÇÃO sua durante longos anos.
É impossível formar um animador gráfico em 06 meses ou 1 ano, não concordo com essas escolas de CG espalhados por aqui pelo Brasil que querem formar animadores experientes em um curto intervalo de tempo, pra mim isso é usar de má fé das pessoas, porém isso é uma opinião minha pessoal, ninguém é obrigado a concordar comigo.
Mas seja qual for o software que vc escolher, boa sorte, ok?? No que vc precisar e nós podermos te ajudar, poderá sempre contar conosco.
Um forte abraço e sucesso enorme pra vc.
Boa sorte!!