Max -> Maya

Por: ihmc  

Em: 21/04/2011 09:46

Dúvida cruel! Galera o que acham de migrar para o Maya? eu estudo muito Max... abraços a todos!
=============================================================Portfolios: ihmc.carbonmade.com; middlehaus.carbonmade.comBlog: ihmc.wordpress.comDeviant: moxo.deviantart.com
comparado com o max, o maya tem pouquissimo material e coisas pra estudar na net, muito menos cursos, etc mas tente o maya para ver se vc se adapta e gosta abrçs
\"se voce é capaz de sorrir quando tudo deu errado é porque descobriu em quem por a culpa\"
Acho que pra quem é autodidata o max é melhor, como Denilson0000 já falou. E pra quem não é autodidata o max também é melhor pq vai ser difícil achar curso pra maya. Os cursos da 3d1 são para max. Só isso já é um grande motivo pra ficar com o max.
Depende cara, vc quer adicionar + um software ao seu conhecimento ou quer apenas substituir? Se for p substituir, tem q ter um propósito, tipo o max n ta servindo p vc em q sentido?
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
se vc nao tem interesse em usar particulas e efeitos, não vejo sentido em migrar
http://www.youtube.com/henriqvist
Eu acho que quanto mais softwares vc estudar melhor para vc. Depois de aprender um pouco sobre cada vc decide se deve migrar ou não para o software que vc se sentir melhor usando e que supre todas as suas necessidades.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) ihmc: oi Ihmc!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO FÓRUM DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu comentário eu concordo em gênero, número e grau com o nosso amigo e colaborador "Fla3dmadness"; quanto mais software vc estudar e tentar "dominá-lo" será bem melhor para vc, ok?? Se vc estudar bastante e se dedicar, comprar livros específicos da área, vc com certeza irá ver que o software que vc escolha dentre os dois não irá fazer a menor diferença. Uso o 3ds Max desde a versão 7.0, e começei estudando o Maya na versão 2009 e posso lhe garantir porque uso os dois softwares que tudo o que o 3ds Max faz o Maya também faz. A única diferença é que as ferramentas do Maya são mais "inteligentes" que as do 3ds Max. No Maya vc modela tudo em mesh, só que o mesh do Maya é a soma do mesh+ patch+ poly do 3ds Max. No Maya as ferramentas para modelagem por exemplo são mais "lógicas" e mais organizáveis, mas isso é besteira, no 3ds Max vc pode modelar tudo, até o Universo se vc quiser, o limite do 3ds Max é a criação do artista gráfico. Aconteçe na realidade que algumas coisas bem complexas como rig de personagens vc chega em uma ótima animação bem rápida no Maya, coisa que no 3ds Max vc ia penar para animar, mas se for um bom animador, isso é o que verdadeiramente importa, não terá o menor problema em qual software vc for animar. A escolha entre os dois softwares vai depender muito mais de vc do que dos próprios softwares entre si, vc é que tem que escolher em qual vc quer se dedicar, ou pode se dedicar aos dois ao mesmo tempo, eu tambem não vejo o menor problema. No 3ds Max é imbatível para área de maquete eletrônica, efeitos especiais, vinhetas, e animação também igual a animação que se faz no Maya. No Maya é imbatível para efeitos especiais, animação e muitas outras coisas. Mas no final das contas que é o que importa os dois softwares são excelentes, fazem a mesma coisa. A única diferença é que alguns macetes como rig de personagens vc faz super rápido no Maya enquanto que no 3ds Max vc pena para conseguir, isso se não tiver experiência em rig, porque se tiver leva um certo tempo pra conseguir rig no 3ds Max, mas vc consegue sim. Portanto coloque os dois softwares em uma balança e veja qual o que vc quer investir. Eu uso os dois porque trabalho com maquete eletrônica e nas minhas folgas estudo animação 3d e escolhi o Maya para essa área de animação, mas isso é uma escolha pessoal minha, vc terá que fazer a sua. Mas não se preocupe, os dois softwares fazem a mesma coisa no final das contas. Só que no Maya as ferramentas são mais inteligentes do que as do 3ds Max e algumas animações vc consegue ótimos resultados em um curto intervalo de tempo, coisa que se fosse no 3ds Max ia levar um bom tempo. Mas cada caso é um caso, vai depender da sua mão como artista gráfico, do seu empenho, dedicação e principalmente bastante ESTUDO mesmo para se tornar um artista gráfico. Só para vc ter uma referência, o artista gráfico Carlos Saldanha da Blue Sky estudava 12 horas por dia animação gráfica, isso durante 05 anos para se tornar hoje um dos líderes de animador sênior da Blue Sky. Carlos Saldanha trabalhou muito duro para chegar aonde chegou, ele trabalhou em A Era do Gelo como co-diretor, Gone Nutty (video short), Robôs (co-diretor), A Era do Gelo 2 e A Era do Gelo 3 também. Duvido que ele tenha aprendido animação dentro de 06 meses a 1 ano, ISSO É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL. Então só pela história dele, estudar 12 horas por dia durante 05 anos vc já dá para notar a complexidade que é se tornar um animador gráfico professional. Vai depender de muito, mas muitoooooooo estudo e DEDICAÇÃO sua durante longos anos. É impossível formar um animador gráfico em 06 meses ou 1 ano, não concordo com essas escolas de CG espalhados por aqui pelo Brasil que querem formar animadores experientes em um curto intervalo de tempo, pra mim isso é usar de má fé das pessoas, porém isso é uma opinião minha pessoal, ninguém é obrigado a concordar comigo. Dá uma olhada nesses links para te servir como inspiração: http://www.animatoons.com.br/tag/carlos-saldanha/ http://www.uva.br/producaodigital/blog/?p=408 http://www.lucianoaugusto.com.br/v2/ http://www.digitaltutors.com/11/index.php http://www.thegnomonworkshop.com/ http://www.eklettica.com/ ( blog do artista gráfico Alessandro Baldasseroni) http://www.imdb.com/name/nm0000711/ http://monkeymuscle.blogspot.com/ http://www.darkenvy.com/ http://www.samui3d.com/3D/index.html http://www.xtrm3d.com/ http://www.stickman.de/index2.htm Mas seja qual for o software que vc escolher, boa sorte, ok?? No que vc precisar e nós pudermos te ajudar, poderá sempre contar conosco. Um forte abraço e sucesso pra vc. Boa sorte!! __________________________ [i:0ae6309c2f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:0ae6309c2f]
Material/Cursos/Tutoriais existem aos milhares pela net, basta uma rápida pesquisa no Google para confirmar isso... porém em inglês (que é de certa forma a língua oficial do mundo CG).
Vodka, the best alternative fuel ever!
danilo_icf eu vou discordar de vc em alguns aspectos.... Todo modelador top que usa Maya, Alex Alvarez, Stefano Dubay e etc, afirmaram : o Maya nao eh bom modelador ( nao eh rapido o suficiente) e soh fica bom com plugins ou scripts para re-organizar a interface de modelagem. Essa afirmação ele fizeram no evento em sp The Union, ao qual eu tive oportunidade de ir. O Maya eh um otimo software para rigar, porém dá pra fazer tudo no max, e quem anima nao eh o rig e sim o animador !!! Ficando dentro da autodesk nao tem (na minha opniao) ferramenta 3d mais avançada de rig do que o Softimage. Sobre o Carlos Saldanha, a historia dele na Fox/Blue Sky foi a seguinte: Ele cusrou com o Cris wedge (um dos socios da blue sky junto com a fox), cinema de animação. No inicio a Blue Sky nao fazia longas de animação, era uma finalizadora (produtora) que fazia alguns efeitos de filmes como : Alien , Clube da luta e varios comerciais. Quando o Carlos Saldanha entrou na Blue Sky ele nao sabia nada de cg (absolutamente nada) entao ele, no primeiro momento nao quis partir pra essa area pela falta de conhecimento. Mas o Cris Wedge convenceu ele que era soh aprender a navegar em 3d e marcar keframes... Hoje o Carlos Saldanha é um dos diretores de filmes da Blue Sky. Claro que ele nao deixou de ser animador, mas ele nao anima mais tem muitos anos. Dito por ele mesmo. Sobre as escolas, existem sim escolas serias lah fora, tem o Animation Mentor, que é um curso de 2 anos, que eh ministrado por profissionais top da area de animação mundial, e o curso pode ser feito online. Tem professores que trabalham na Pixar, ILM, weta, Dreamworks, imageworks e etc. Normalmente quem sai do animation mentor aprovado, entra direto no mercado, porque no dia da entrega do diploma (pois eh considerado lah e no resto do mundo como terceiro grau) fica um exercito de headhunter´s dos grandes estudios procurando novos talentos. Mas enfim, voltando ao assunto: Nao interessa a plataforma que vc escolha, sendo qualquer uma high end , como Maya,MAx, Softimage Cinema 4D e etc... Voce tera toda condição de realizar o trabalho que voce quiser, o que realmente importa eh quem esta entre a " cadeira e o monitor" !!! Vlw !!!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) thunndro: oi thunndro!! tudo bem?? que bom que estamos discutindo esse ótimo tema que acho que só vêm a engrandecer o nosso conhecimento a cerca desse maravilhoso mundo que é a CG (Computação Gráfica). Pode discordar a vontade, eu não sou o dono da verdade, apenas escrevo o que penso ser certo. ;) Gostei muito dos pontos que vc citou e achei bem interessante alguns. Quanto a parte de animação realmente nós concordamos no mesmo ponto. Não existe e nem nunca vai existir uma plataforma única de CG que faça tudo sem precisar passar por outras plataformas. Qualquer software "high end" como vc bem falou, existe todas as ferramentas necessárias e muito mas muito mais necessária das que nós usamos. É por isso que quando uma pessoa chega pra mim e diz que algum software não faz o que ele quer, eu discordo plenamente, pois em quase 100% dos casos nós é que não conhecemos todo o poder de fogo desses softwares. Mas uma coisa é verdade: Modelagem vc faz no software que vc mais gosta e mais se identifica. A era que nós estamos vivendo hoje é a era das "Z-spheres", de softwares como o grande Z-brush que modela através de Z-spheres e de muitas outras formas, objetos bem mais muito bem orgânicos que de certa forma daria muito trabalho para modelar em softwares como o 3ds Max, Maya, SoftImage XSI, etc, mas é claro que também daria para modelar em todos eles. Realmente é como vc bem falou, não importa qual software vc estude ou use, sendo os "high-end": 3ds Max, Maya, SoftImage XSI e muitos outros softwares high-end, vc estudando e se dedicando consegue perfeitamente fazer o que deseja. Claro que com grande e volumosas horas e mais horas, anos e mais anos de estudo. Com relação a modelagem não sei de Maya o quanto sei de 3ds Max, porém já me sinto "seguro" no quesito modelagem no Maya e isso em alguns pontos específicos de modelagem, claro que não com a mesma segurança que no 3ds Max, porém eu noto que as ferramentas do Maya pelo menos para modelagem são mais "inteligentes" que as do 3ds Max. Vc faz modelagens em mesh no Maya com um grau de rapidez pelo menos pra mim, eu sinto isso, do que no 3ds Max Com alguns cliques no mouse, ou dando dois cliques no mouse ao mesmo tempo vc seleciona todas as edges (ring) ou até loop no Maya quando está modelando em mesh. Claro que no 3ds Max também tem a sua facilidade mas de certa forma o Maya apresenta algumas ferramentas a mais de surpresa para o artista gráfico. Sobre os artistas gráficos terem falado da velocidade no 3ds Max para modelagem e da não rapidez do Maya para modelagem realmente fiquei surpreso, mas quem sou eu para discordar de grandes feras e monstros de CG como os aristas gráficos "Alex Alvarez, Stefano Dubay". :) Se eles estão dizendo isso com certeza é porque sabem o que estão dizendo, mas para mim o Maya me deixa bem confortável quando se fala de modelagem. Mas cada caso é um caso e cada artista gráfico se acostuma de uma forma diferente de outro artista gráfico. Quanto ao SoftImage XSI eu não vou poder lhe dizer nada porque nunca usei essa ferramenta gráfica mas conheço colegas e amigos que a usam como o nosso amigo e colaborador Leandro Oliveira aqui da 3d1. Mas pelo que ele me fala deve ser um software 3d "high end" de última geração para animação. Mas com certeza nós concordamos em um ponto que na minha opinião é crucial e acho o mais IMPORTANTE de todos. Quem anima mesmo no final das contas não é o soft e sim o artista gráfico, é a "munhequa" quem anima o personagem 3d, é a leveza da mão do animador e a destreza de seu conhecimento. Isso é uma verdade incontestável. Há um certo tempo existe no mercado um número muito voluptuoso, imenso de plataformas gráficas 3d que podem te ajudar e auxiliar a criar o que vc puder IMAGINAR e não imaginar. A gente fala de softwares gráficos como os da linha Autodesk: os 3 high-end: 3ds Max, Maya, SoftImage XSI mas existe um número de certa forma expressivo de artistas gráficos que usam outras plataformas gráficas. Só a título de curiosidade, existem tantos softwares no mercado hoje de CG que realmente é fora de série. Vou listar alguns só para as pessoas terem uma leve noção, incluindo claro, os softwares de Edição de imagem e Composição de vídeo: 3ds Max Maya SoftImage XSI After Effects Blender Body Paint 3d Cinema 4d Composite Design and Art DreamWeaver Flash Fusion HDR light Studio Houdini Illustrator InDesign LightWave MatchMover Mocha Modo MotionBuilder Mudbox Nuke Pixel Bender Stitcher Syflex XNA Z-Brush... etc Quanto as escolas de CG de animação eu falei que na minha opinião formar um animador gráfico 3d em 06 meses aqui no Brasil eu acho ilusão. Acho muito pouco tempo para se aprender tanta coisa de animação em um curto intervalo de tempo. Eu falei que achava estranho isso no Brasil mas no exterior não tenha dúvidas de que há belíssimas e maravilhosas escolas de CG como também existem creio eu aqui no nosso país. Parabéns "thunndro" pelas explicações e pelo nosso debate. Adorei a história do Carlos Saldanha. Não conhecia muitos detalhes que vc nos disse, realmente é bem interessante. Obrigado pela troca de informações e conhecimento; é assim que a gente aprende uns com os outros. Grande abraço e obrigado por participar. Se quiser acrescentar algo mais importante fique a vontade. Sucesso e boa sorte!! __________________________ [i:f305dede12]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:f305dede12]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 706

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.