Quero fazer uma estrada sobre um plano irregular?!?!

Por: ebasilio  

Em: 25/10/2004 19:52

Ola, gotaria que vcs me ajudassem. Eu tenho um plano todo irregular e gostaria de colocar uma estrada em cima deste plano irregular. Qual seria a melhor forma pra isso? Eu criei uma linha e fiz no formato que eu estava querendo, mas não consegui transforma-la em uma forma parecida com a pista. Quando transformo a linha em um poli, ela some. Como faço pra deixar parecida com uma fita. grato
é o seguinte faz assim: cria a pista toda quadrada, tipo, de jogo, com varios vertices, ai vc tem que ligar as linhas a formar faces de 4 lados, tipo, vai fazendo um lado, poe os vertices, ai clona este lado, arruma, e liga os vertices correspondentes do outro lado, use o snap em vertex pra ajudar. ai terminado, certifique se que estejam pelo menos proximos os vértices de junção, dai adicione um modificador surface, diminua o steps, pra 0, dai, coloque um meshsmoth. qq coisa, fala aew........
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
se quiser criar usando linhas, faça o seguinte. cria uma linha representanod o contorno da estrada que vc quer, de preferencia na vista top. depois, vc terá que clonar esta linha e colocá-la ao lado da primeira, para formar como se fossem as duas bordas da estrada. cm uma das linhas selecionadas, va para o modode subobject e clique em attach. depois clique sobre a outra linha. assim vc uniu as duas splines num objeto só. depois, no modo de subobject vertex clique na opçaõ connect. ela serve para conectar dois vértices abertos. clique no primeiro vértice de uma das linhas e sem soltar o botao do mouse, arraste até o vértice similar na outra linha e então solte. pronto, foi criada uma conexão entre os vértices fechando a spline naquele ponto. faça o mesmo na outra ponta das retas e então terá um poligono fechado. apos isso, vc tem que dar elevação a este poligono. como??? através dos modifiers extrude ou bevel vc consegue facilmente fazer isso, e ainda pode alterar facilmente as splines num nivel abaixo se for necessário.. bom, vamos lá, coloque um extrude na lista de modifiers. o extrue simplesmente eleva o shape 2d verticalmente para dar espessura. para tanto, vc tem um cmpo onde pode colocar um valor de elevação e outro campo que define quantas subdivisões laterais terá a extrusão. brinque com os valores para ver como funcionam. o bevel já é mais complicadinho um pouco, mas nada do outro mundo. sugiro que vc leia os tutoriais da 3d1 sobre bevel e extrude, que se nao me engano estão na parte de splines e shapes. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
ok mas o volume pode prejudicar no incremento de detalhes, como curvatura horizontal, como adição de mesh smoth, ai vai ter que desperdiçar trabalho, acho que deve detalhar, depois voce dá volume.
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
ah, sim, eu concordo com vc que a modelagem tem que ser bem detalhada, mas nesse caso é somente uma estrada, e pra que aplicar meshsmooth numa estrada??? tipo, pra ficar bem arredondadas as curvas é só ajustar o interpolation das lines. a solucao com extrude nao é a mais correta no nível da modelagem consistente, mas com certeza é bem mais flexivel, porque qualquer alteracao vc precisa apenas alterar alguns pontos de controle e vertices, enquanto que na modelagem tradicional teria que usar outros artificios, como mover vertice a vertice, ou aplicar um ffd box, ou mesmo soft selection. agora, se for ver a estrada muito de perto e quiser mostrar muitos detalhes, irregularidades, etc, eu concordo plenamente em fazer melhor detalhado. ah, existe um plugin chamado glue, da itoosoftware que ajusta uma spline ao relevo de uma surface, no caso seria adequar ao plano. de ua olhada, pode ser muito util. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Peraí....... o que vc quis dizer é que vc quer projetar a estrada em cima de um plano irregular? se for isso vá para a vista top..... selecione o plano irregular e clique em compounds objects e selecione a opção shapemerge apos isso clique em pick shape e clique em cima da linha da estrada.... pronto vc terá projetado a sua estrada em cima do plano irregular... Depois disso vc converte o plano irregular para editable Poly e vc clica no quadradinho vermelho (polygon) que a sua estrada estará selecionada...... Ainda na vista top e com sua estrada selecionada vc clica em View Align que a sua estrada será planificada...... depois vc posiciona a sua estrada mais pra cima ou mais pra baixa no seu "plano irregular" Meio confuso....? Tenta fazer que é facil.... ;) Valeu......... :D
não seria mais facil fazer com uma textura não? usa um mapeamento e depois usa o photoshop pra pintar a estrada
"roger(plis)" disse: não seria mais facil fazer com uma textura não? usa um mapeamento e depois usa o photoshop pra pintar a estrada
´Sim..... ele até pode fazer com textura só que a estrada tambem será irregular assim como o plano....... e como sabemos a superficie de uma estrada geralmente é plana........
melhor ainda fazia com o displacemente fazia as irregularidades e onde seria a estrada deixaria plano... com o mesmo mapa ele faria tudo... só mudava a cor ... por que o displacemente usa tons de cinza pra deformar
"roger(plis)" disse: melhor ainda fazia com o displacemente fazia as irregularidades e onde seria a estrada deixaria plano... com o mesmo mapa ele faria tudo... só mudava a cor ... por que o displacemente usa tons de cinza pra deformar
Sim...... mas o displace preciza de muitas faces para fazer uma boa deformação..... o que acaba pesando demais a cena.... Mas é claro.... isso tmb envolve uma questão pessoal de preferencia de metodo...... A sua ideia tmb é boa....... e terminamos esta questão aqui. Valeu...... :D

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 527, sendo 1 membro(s) e 526 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.