Wing Setup

Por: Ricardo  

Em: 02/08/2012 21:46

Alguém sabe a melhor maneira de fazer Rig pra asas com penas.
isso com as penas funcionando certin.

Achei alguns materiais como esse do Paul Neal:
http://www.paulneale.com/technical/bellaSara/bellaSara.htm

Muito bom, mas ele não ensina tudo só comenta,
e acho que me falta skills pra saber como associar direito
a rotação e bend das penas com a posição dos control point do ik spline.
Tentei com look at e orientation constraint, chega perto mas as penas ficam girando no próprio eixo também, tipo venesiana sem um controle certo pra isso.

Alguém souber como, ou alguma outra saída pra este tipo de Rig já vou agradecendo..

Abraço!
Ricmage
Isso é uma encrenca mesmo, ja passei por isso umas vezes e nunca saia bem como eu queria. Tudo depende do nivel de controle que vc quer ter da penas, o do paul neale é o mais complicado, ja usei hair com instance geometry também mas o controle é zero. E para coisas mais simples ja usei esse esquema do tyson ibele: http://www.tysonibele.com/Main/Tutorials/tutorials.htm

Hoje em dia eu fujo de projetos com penas... [:)]
Oi Flad3D!
Pois é, to sentindo muita dificuldade também no encaixe das penas com os movimentos.
consegui o controle da rotação nos eixos usando bones com ik pras penas intercaladas, e controlando pelo swinvel abgle.
mas ainda ta muito ruim de encaixar automático.

Eu tinha visto esse tuto FLa3D, Bem bacaninha, mas no caso das penas sem sair de um ponto só, não funciona tão bem.

Mas valeu po, se eu conseguir solucionar , ponho por aqui.

e se mais alguém tiver algum idéia por aí, por favor...

Abraço!
Ricmage

Então, o que vc ja fez até agora? E o mais importante, o que vc precisa fazer e com qual nivel de controle?

Quase me dá uma úlcera de lembrar do sufoco que foi quando trabalhei em um projeto com penas, no fim um colega fez a parte mais pesada do rig com scripts e tal e nem sei mais exatamente o que ele fez, o resultado acabou ficando interessante, ta no final desse video:
http://www.youtube.com/watch?v=2Omedlh7_P8
Hhehehe, po brigado Fla3d.
Ficou massa a de vocês.
Rapaz. tava começando a endoidar aqui,
fiz um testesin só com uma camada de penas pra ver,
ainda bem tosco, botei lá embaixo.

... aí parei um pedaço e fui tentar andar com outras coisas
pra ve se descansa a mente e chega idéia.

Até agora oque eu consegui +-:
só fazer o esquema la do paul neal pros
movimentos secundarios, com flex em ik spline, mas Somente pra rotação das penas.
e consegui criar tipo penas mestras em determinados pontos em que eu girando as outras giram gradativamente, isso com bone e Ikhisolver pras penas mestras e orientation constraint pras demais.
Mas ainda ta muito ruim de tipo quando vou fechar a asa das coisas se encaixarem.

Acho q falta os seguintes:

- O bend das penas, seja por movimento secundário seja na mão mesmo tipo como fiz as penas mestras para rotação, mas agora para o entortar delas gradativo e sem uma camada de penas entortar mais que a outra.

- Uma pena não passar pela outra na simulação, mas isso pra reles mortais como eu,
pelo menos por agora to tentando abstrair rsr.

- E alguma coisa que curvasse as penas como o bend, mas conservando as pontas,
tipo inflando só o meio da pena, automatico e gradativo por grupos .

Resumindo eu quero o controle por grupos de penas de rotação e bend gradativo.
E quero esses dois também na simuação como movimento secundario funcionando.

rsrsr, num quer nada né rsrs
terminar outras coisas aqui, volto pra resolver esse rig.

Qualquer idéia,.. por favor.. bota aê!

Bração!
Ricmage

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 939

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.