material editor

Por: Ana Lucia  

Em: 30/08/2012 13:28

acredito que já vi alguma coisa sobre isso por aqui, mas não achei... tem como aumentar a quantidade de samples slots no material editor. queria mais materiais aparecendo. abraço a todos.
o maximo de slots que aparecem são 24 (clique com o botão direito do mouse em cima de um slot e escolha 6x4).

clicando no ícone marcado com laranja vc pode inserir um outro material no slot para se configurado e aplicado em um objeto qualquer

clicando no ícone marcado em amarelo (nome do material) vc troca o material do objeto em que já havia o material daquele slot aplicado.

clicando no ícone marcado em verde (conta gotas) e clicando em um objeto, no slot que está selecionado, irá aparecer o material daquele objeto.

os slots estão ali só para visualização do material. Em um mesmo slot vc pode trocar o material de um objeto como também alternar entre os materiais dos objetos, além de inserir um novo material para ser configurado e ser aplicado em um objeto qualquer da cena.
E ai Ana Lucia tudo bem!

Basta clicar com o botão direito sobre as esferas e escolher a opção 6x4.

Mais se vc for no get material aparece muito mais do que os pré determinado nessas esferas.

qual versão do Max vc utiliza?

Por que nas versões apartir do 2011 vc pode utlizar o material editor SLATE. neste modo vc pode criar quantos materiais quiser e gerenciar todos eles em uma unica tela.

a quantidade em si nao da pelo oq eu sei , mas o certo é usar o multi-sub-object, pq vc cria varios materiais e oculpa apenas um slot! :)
a quantidade em si nao da pelo oq eu sei , mas o certo é usar o multi-sub-object, pq vc cria varios materiais e oculpa apenas um slot! :)

E aí bruno!

Na verdade, só por um SLOT de material vc pode alternar entre os materiais dos objetos, trocar o material de um mesmo objeto e ainda inserir e configurar um novo material para ser aplicado em um objeto qualquer. A necessidade maior no uso do material multi/sub-object é quando trata-se de um modelo de uma malha só que é dividida por IDs (um personagem por exemplo).
Eu costumo usar só os 6 slots, deixa o programa mais leve na hora de abrir. [:)]

É importante lembrar que, como diz o nome, ele é um Editor de Materiais, você não precisa e nem deve ter todos os materiais da cena ali disponíveis. Vc edita, configura e depois limpa o editor, eu costumo usar bastante o \"reset material editor slots\" que fica no utilities do próprio material editor. E se precisar editar de novo o material de algum objeto é só usar o conta gotas e busca-lo de novo.
muito obrigado à todos... bem esclarecedoras as informações... tenho outra dúvida mas mando num novo tópico. abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717322.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 947

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.