Oi Hawf, tudo bem? Valeu pelas dicas, são muito importantes. Eu já conhecia o esquema de deixar o Refraction com 1 para não refratar no Material do V-Ray, mas os materiais do V-Ray são mais demorados para renderizar do que os Materiais Standard, não são? Por isso que se for possível usar materiais Standard, acaba sendo mais rápido. Eu também faço só com materiais V-Ray, mas pelo motivo de usar sempre o Photon Map como Secoundary, ai tem que ser tudo V-Ray, mas quem usa só Irradiance, pode ganhar tempo quando der para usar materiais Standard, não é? Agora esse lance de gerar manchas na cena, por incrível que pareça, nunca aconteceu comigo, nem aquele lance do Crop, as manchas que apareceram na minha cena eram por alto expossure do HDRI, não teve nenhuma por outros motivos. Uma coisa que pode resolver muitos problemas e simplificar bastante o trabalho, é usar o VRay Wrapper, porque por exemplo os móveis da minha biblioteca, estão todos texturizados com materiais Standard do Max, imagine ter que mudar tudo em cada móvel que colocar na cena, então basta aplicar o Wrapper que vai funcionar como um material V-Ray, e pelo que testei, vai aceitar com o Photon Map numa boa. Eu acho o material do V-Ray incrível, porque é super simples e gera quase todos os efeitos, mas ele é mais pesado do que os Standard. Abraços