como fazer vidros no vray?

Por: Kilo  

Em: 28/12/2004 17:48

preciso de umas dicas, principalmente para vidros de janelas para maquetes eletronicas.
O importante é o que importa.
Alowww! Seguinte, nada de material standard com opaticy! :D Usa um VRayMtl com reflect e refract branco puro, ativa o "fresnel", IOR 1,6. Para dar cor ao vidro você trabalha o fog color, tem de ser o tom da cor desejada quase branco e a absorção de luz você controla pelo multiplier do fog color. Ativa o affect shadows para que a luz passe pelos vidros e também o affect alpha caso seja em cenas internas, para que você possa inserir BG no PS. Se quiser mais reflexos nos vidros, você desativa o fresnel e trabalha tons de cinza, quase preto no canal reflect.
Oi gente, tudo bem? Deixa eu dar uma dica boa nesse caso. Não use refração em vidros de janela, porque não muda nada no resultado final, já que não percebe a refração em vidros planos como os de janela, só que aumenta muito o tempo de cálculo e de renderização. Use um vidro transparente com reflexo e tal, mas sem refração. No V-Ray neste caso, é melhor criar um material Standard e colocar um VRayMap no Reflection, vai renderizar rápido e não vai ter diferença para um material de vidro real com refração, a única diferença é no tempo de renderização. Abraços
Oi André, tudo bem? Este problema acontecia nas versões antigas do VRay, hoje é possível controlar a transparência de um objeto pelo canal refract, basta deixar o IOR em 1 que não é tratado como um objeto refratário, uma outra dica é deixar o vidro com apenas 1 face, ja que o material VRay vem com o "double side" ativado por padrão. Controlar a transparência através de material standard pode causar manchas indesejáveis na cena e ao contrário do que o amigo disse sobre tempo de render, apenas o calculo é rapido, na hora de render o tempo sobe absurdamente. Uma outra coisa é a compatibilidade, basta criar um material standard como descrito por você e salvar na biblioteca, verá que na hora de usá-lo, o mesmo estará com um uma "bolinha" vermelha em frente ao seu nome. Aqui nunca tive problemas em fazer vidros com material VRay, os tempos de calculo e render sempre foram muito bons. O meu grande problema é o maledito glossiness... :(:(:( Grande abraço!
Oi Hawf, tudo bem? Valeu pelas dicas, são muito importantes. Eu já conhecia o esquema de deixar o Refraction com 1 para não refratar no Material do V-Ray, mas os materiais do V-Ray são mais demorados para renderizar do que os Materiais Standard, não são? Por isso que se for possível usar materiais Standard, acaba sendo mais rápido. Eu também faço só com materiais V-Ray, mas pelo motivo de usar sempre o Photon Map como Secoundary, ai tem que ser tudo V-Ray, mas quem usa só Irradiance, pode ganhar tempo quando der para usar materiais Standard, não é? Agora esse lance de gerar manchas na cena, por incrível que pareça, nunca aconteceu comigo, nem aquele lance do Crop, as manchas que apareceram na minha cena eram por alto expossure do HDRI, não teve nenhuma por outros motivos. Uma coisa que pode resolver muitos problemas e simplificar bastante o trabalho, é usar o VRay Wrapper, porque por exemplo os móveis da minha biblioteca, estão todos texturizados com materiais Standard do Max, imagine ter que mudar tudo em cada móvel que colocar na cena, então basta aplicar o Wrapper que vai funcionar como um material V-Ray, e pelo que testei, vai aceitar com o Photon Map numa boa. Eu acho o material do V-Ray incrível, porque é super simples e gera quase todos os efeitos, mas ele é mais pesado do que os Standard. Abraços
Oi André, realmente, quando usamos os materiais standard, o tempo de render é um pouco menor. Mas eu te pergunto, compensa usar material standard para ganhar 2/3 minutos em um tempo final de render e ainda por cima podem aparecer erros nas cenas? Está certo que para animações, 2/3 minutos são preciosos, mas para still não. Sobre as suas bibliotecas, tem aquele VRay Scene Converter, ele converte todos os materiais standard para materias vray, faz isso automaticamente, a única coisa que ele não muda é no caso de usarmos mapas de opaticy. Aqui só aconteceram erros quando eu era lunático :lol:, queria usar HDRI na skylight do VRay para cenas internas, mas depois que cai na real e aprendi como fazer da maneira certa não tive mais problemas. O VRayMtlWrapper é um excelente material, ajuda muito em diversas situações, agora, eu não sabia que usando-o os materias standard funcionariam em conjunto com global photon. Brigadão pela dica. ;) Grande abraço
Oi Hawf, tudo bem? Então, foi bom você falar do Script para converter materiais. Lembra quando eu estava atualizando as coleções do site, e te pedi se conhecia um Script para fazer isso legal. Vc me mandou um Script muito bom, bem melhor do que o Conversor do Brazil Render, que também adicionei no CD, mas mesmo assim não resolve 100%. Esse lance de não converter mapas de Opacity, eu nem cheguei a testar, mas os materiais com Ray Trace no reflexo ou na refração, nos meus testes não converteu legal. Isso usando a versão anterior do V-Ray, a 1.09.03, e com aquele Script que tinha me enviado. Ele retira o mapa Ray Trace e não coloca reflexo no Material do V-Ray, com você acontece isso também? Eu só testei aquela vez para fazer o tutorial que acompanha os CDs, e coloquei o Script neles, mas avisei que nem sempre converte perfeitamente, no caso de dúvida eu indiquei o uso do Wrapper, porque ai é certeza que dá certo. Por acaso tem algum Script mais recente que tenha resolvido estes problemas, porque se tiver eu vou atualizar o tutorial que acomapanha os CDs. Abraços
Oi André, acontece a mesma coisa aqui, tem de configurar na unha mesmo. Inclusive se você quiser converter material VRay para Standard, os reflexos configurados no VRay, por exemplo um tom de cinza 20 20 20, quando chega no standard, é raytrace 100%. Eu não sabia, mas esse mesmo script ja vem com o VRay 1.09.03N e R, só que ele converte apenas Standard para VRay. Grande abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712692.

Total de membros registrados: 139990

Últimos membros registrados: paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta, lulutoxtee.

Usuário(s) on-line na última hora: 610

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.