Quebrar objeto somente quando toca o chão [MassFx]

Por: Alvaro  

Em: 12/11/2012 11:19

Então galera, estou criando uma cena onde uma taça cai no chão e se quebra e diversos pedaços.

Já possuo a taça com seus respectivos pedaços pré quebrados e estou usando o MassFx do Max 2013, cada pedaço está com o Mesh Type = Concave.

O problema é que assim que inicio a simulação as partes do objeto começam a se espalhar antes de tocarem o chão (parece que cada pedaço exerce força sobre seu vizinho). Existe um jeito de manter esses pedaços \"colados\" um ao outro e só se separarem assim que tocar o chão?

Obrigado

AlvaroMd
Alvaro Moreira Particle Skull PSkull.com
Se vc tiver usando o PhisX utilize a opção glue.
Valeu cara.
Até onde eu sei o MassFx é movido pelo PhysX da NVidia. Existe uma possibilidade de eu não estar utilizando o mesmo? E onde eu encontro essa opção Glue?
O massfx é o physx é a mesma coisa, o physx só uam versão mais recente pelo que eu sei.
Vc animou a taça caindo ou esta deixando o mass fazer isso?
Se animou coloc os pedços como kinetc e define o frame q a taça toca no chão.
Agora se vc nao animou, isso geralmente acontece quando os pedaços entram um nos outros.
Tinha direto esse problema, pra resolver era so subir um pouco tudo no eixo z, ja q ele consigera a grade como sendo o chão.
O glue vem só na extensão do max 2013 dentro do particle flow, permitindo grudar um objeto no outro que pode ser quebrado com uma força:
http://docs.autodesk.com/3DSMAX/15/ENU/3ds-Max-Help/files/GUID-B84099E0-E996-4F3C-BE02-D03942EAB8DF.htm#

Se não tiver a extensão do max 2013 (ou o plugin box #2) aí tem que animar na mão como o 3designer falou, os objetos devem estar se repelindo pois deve ter uma interpenetração das peças.
Valeu galera.

3Designer, a principio ele não estava animado, o MassFx fazia tudo. Depois tentei usar o kinematic mas acabou gerando outros problemas.

Fla3DMadness, valeu cara, é isso mesmo que eu procurava. Estou com a extensão do max 2013 e vou dar uma estudada no MassFx com o PF.

Abs

AlvaroMd
Se está com o extension então é bem tranquilo, agrupa os fragmentos e cria o sistema de particulas a partir dele. Tem uns tutoriais bem bons do box#2 que servem pra ele:
http://orbaz.com/visualguide/particleflowtools/box2/
Perfeito cara, valeu!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 798

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.