Dúvida sobre Net Render.

Por: Gutox  

Em: 06/01/2005 09:41

Olá pessoal, Tenho uma rede simples entre dois computadores e gostaria de saber se dá pra usar o recurso de renderização em rede desta maneira. Se alguém já tentou ou souber e puder ajudar eu agradeço. Estou usando o max 5. Um abraço a todos.
então, eu apanhei pacas ado tentei fazer isos pela primeira vez, hoje já sai mais fácil hehe... então, primeiro vc tem que estar com a rede configurada corretamente, cada máquina tem que ter um ip proprio EX: maquina 1 - IP 192.168.47.1 maquina 2 - IP 192.168.47.2 o grupo de trabalho tem que ser o mesmo nos dois computadores tb, senao da pau!!! outra coisa, tem que compartilhar os drives de forma que nao precise digitar senha, senao da pau :) isso seria somente a parte da rede, com ela configurada vc vai ter que sempre usar o backburner, que é composto por 3 programas: •Server - como o nome diz, serve para indicar que aquela máquina é um servidor, ou seja, vai tomar parte do trabalho da renderizaçao. esse programa tem que estar rodando em todos os micros, podendo inclusive estar no microg gerenciador. uma dica é colocar ele no menu iniciar>iniciar (ou inicializar), assim ele carrega junto com o windows te poupando o trabalho de ir em iniciar>:programas>discreet>bacburner>server (chato né?) •Manager - esse pequeno e belo programa tem a função de gerenciar os servers, e é usado em uma máquina só, tb precisa estar rodando pra nao dar pau :) •Monitor - serve para monitorar e alterar os jobs e servidores, ou seja, é uma interface para ter uma visão geral do andamento do processo, nao é de uso obrigatório para o render, mas muito útil. com o server e o manager devidamente rodando, temos que então preparar a cena pra a renderixação em rede. uma coisa que sempre dá problema são os mapas, em vez de ter o caminho como c:\maps\figura.jpg temos que navegar em meus locais de rede>toda rede>(nome do grupo)>(nome do computador onde estão os mapas)>(unidade compartilhada onde estão os mapas)>caminho dos mapas. isso tem que ser feito em todos os mapas de textura nao procedurair, que usem bitmaps e arquivos externos. o mesmo vale para o caminhos onde será salva a renderização, nao pode ser local senao pode dar muitos problemas. com a cena preparada, abrimos o render dialog , setamos as propriedades, o destino e tipo da saída da renderização, e marcamos a opção net render. clicando em render nao renderiza direto como de costume, aparece uma tela para configurar como será a renderização, e quais servidores serão usados. o mais imporante é o job name, que indica um nome para o trabalho a ser realizado. depois tem que clicar em connect do lado esquerdo perto de submask, para encontrar os servidores que estiverem no ar. do lado direito eles aparecerão, se estiverem com luz verde indica que estão legais, senao ferrou :) tem uma opção chamada use all servers, que faz o programa usar todos os servidores para rnderizar a cena, pode ser util ou inutil, dependendo da situação. ah, uma coisa, até o max 6, a renderização em rede com o backburner so serve para animação, uma vez que imagem stil é um quadro, e até o max 6 nao divide o quadro em partes. se tiver o max 7, pode clicar na opção spli scan lines e setar os parametros no botao define logo a direita. com tudo certo, clique em submit e fique observando no manager ou no monitor se os trabalhos estão sendo processados corretamente. Bem, se tudo deu certo parabens, senão dá um grito sobre a parte que der problema, é muita coisa !!! Um abraço!!! P.S. o max 7 tb conta com um bom material no user reference sobre isso.
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Valeu muito cara. :D Eu apanhei muito e não consegui fazer os dois micros conversarem. Agora vou testar as suas dicas e assim que tiver o resultado posto aqui. Por enquanto, muito obrigado pela atençao.
:joiad:
Videotutoriais e artigos
Tentei fazer mais não consegui. Como eu ja disse, criei uma pequena rede conectando os dois atravez de um cabo crossover e os dois micros rodam com Win XP Pro. Tenho um micro com maior capacidade que o outro então, eu gostaria de usar o mais fraco para ajudar o mais forte na renderização. Na minha mini rede o servidor é o micro mais potente e o 3d studio vai estar rodando nele com o arquivo que vai ser renderizado. A logica dos micro esta certa, ou tem que ser o contrario ? Então, no backburner, quem vai ser o server e quem vai ser manager ? Fiquei confuso quanto a quem vai ser server e quem vai ser manager, será que é isso que pode estar dando errado ? O monitor pode ser acessado em qualquer um dos micros ? Acho que a parte da rede esta legal pois, consegui dar ips para elas e qdo. executo o server do backburner no meu servidor aparece o seguinte: INF Starting backburner Server INF Loading pluguin: 3ds max 5.0 renderer plugin INF Load pluguin: Command Line Tool INF Looking for a manager using 255.255.255.255.3234 INF Registration to 192.168.0.56 accepted. E no micro que esta rodando o manager aparece: INF Starting Network Manager INF Loading pluguin: 3ds max 5.0 renderer plugin INF Succesful registration from 2dgb obs: 2dgb é o nome do servidor da minha rede Não consigo passar desta fase. Qdo. abro o monitor e peço para conectar ele diz que não pode se conectar ao manager. Que negócio complicado !
E ae Gutox, essa semana tive uma animação pra renderizar, tava dando 45seg por frame pra um pc soh, e eram 500frames :seila: Entaum procurei aki no forum algo sobre net render, e achei esse topico logo d kra, segui os passos q o aabb2003 mostrou acima deu certim sem problemas, no PC1 abri o server e depois o manager segui os passos e no PC2 liguei o server, voltando ao PC1 ativei o net render e na janela apresentada a unica coisa q fiz foi colocar o numero da mascara na rede do PC1 e definir onde seria salvo o projeto, tive alguns problemas com mapas, pq naum tinha definido o local pela rede, mas depois d quebrar a cabeça um pouco com tal burrice! hehehe consegui na boa, e o tempo d render caiu pela metade. :lol:
bem-tivi, que bom que deu certo pra vc, eu sofri muito pra aprender isso, porque nao conhecia ninguem que soubesse fazer funcionar. Gutox, se vc copnseguiu fazer o server reconhecer o manager, meio caminho andado. nesse tipo de renderizacao, qdo temos poucos micros, nao existe muito esquema de cliente - servidor, simplesmente uma maquina controla o processo, no caso rodando o manager, e ela mesma pode estar renderizando a cena, ou seja, rodando o server tb, e assim recebendo jobs. o monitor eu acho que pode ser executado em qualquer maquina tb, basta talvez conectar com o manager. o que te falta agora é botar o server pra rodar tb na maquina mais forte, porque na verdade ela é que vai fazer mais o trabalho, a outra vai apanhar bastante igual aqui em cas, eu tenho um athlon 1,7 e um duron 1,0 , o duron as vezes demora 4 vezes mais que o athlon, so da uma ajudinha. entao, tente de novo, e qq diga onde teve problrmas.
Videotutoriais e artigos
Pessoal eu tenho uma idéia a respeito dos mapas... você pode ir nas demais maquinas escravas e adicionar um path externo indo em customize>configure path>external file ai você vai adicionar você navega pela rede no devido pc onde está o projeto abre a pasta e assilana a opção subpath pra ele considerar todas as pastas e subpastas da pasta do projeto, abaixo do botão abrir no menu browser mesmo, isso no caso de os mapas derem pau...
Eu também estou tentando renderizar em rede, so que ainda esta dando uma menssagem de erro Error message: Output path "C:\3dsmax7\previews\celeiro 2005\take 03" for "C:\3dsmax7\previews\celeiro 2005\take 03\01.tga" could not be found Alguém ja passou por esse erro ?
entao, ele da esse erro porque vc ta renderizando em rede, mas o arquivo esta na maquina local certo (pergunta) entao, pra nao dar esse erro, em vez de colocar o caminho absoluto do arquivo (tipo c:\art\...) vc tem que navegar em meus locais de rede, encontrar o seu computador no grupo, e navegar até onde estiver o arquivo, o cahto é que tem que fazer isso com todos os arquivos. outra solucão é copiar os mapas de uma maquina em outra, com o mesmo caminho absoluto, assim ele vai encontrar os mapas. as duas soluções sao chatinhas e dao trabalho, nao to com o max aberto aqui, mas se nao me engano tem uma opcao no net render que é de incluir os mapas tb, pode ser util. um abraço!!!
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143146

Últimos membros registrados: avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 579

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.