Oi gente, tudo bem?
Quem deseja aprender Mental Ray, pode comprar a Digital Designer, que desde a edição 68 eu estou escrevendo um mini curso de Mental Ray, já expliquei bastante sobre GI, e pretendo explicar sobre Caustics depois.
Quanto a criação de material de vidro, pode usar perfeitamente os mesmos recursos que usava no render padrão do programa, inclusive para gerar Caustics e tudo mais, a integração do Mental Ray com o Max é quase perfeita.
Agora, é claro que em certos casos, só os Shaders do Mental Ray permitem criar certos efeitos de material, como reflexo e refração borrada, impossível de fazer com o RayTrace do Max.
Mas sair colocando qualquer tipo de Shader nos Slots sem saber exatamente do que se trata, pode não surtir muito resultado, ou levar a considerações erradas até ter testado muito e visto a realidade.
É muito melhor usar o Dielectric no Photons do que o DGS, que vai demorar bem mais no render, agora no Surface, poderia usar o DGS para fazer vidros que ficaria bom, de qualquer forma, o Dielectric é disparadamente o melhor Shader para fazer vidros e similares.
Agora esse valor de 2.54 eu quero saber porque???
O valor do Persistence Distance depende do tamanho do objeto!!!!!
Sobre o efeito de reflexão ou refração da luz perguntado pelo Vympel, é só lembrar das aulas de física no segundo colegial, metal não refrata!!!!
A luz refrada quando passa de um meio físico para outro, portanto, só pode acontecer em materiais com pelo menos um mínimo grau de transparência.
A reflexão acontece em diversos lados, pois reflete qualquer raio de luz que incidir sobre a superfície, se houver iluminação indireta (GI) na cena, a iluminação indireta também reflete.
Sobre a pergunta do AABB com relação ao material Mental Ray.
É a mesma coisa, se sabe montar o material no menu Mental Ray Connection do Standard, então sabe montar com um material MR puro, é a mesma coisa.
Só que no Standard, se você não usar os Shaders mínimos necessários para criar o material, como Surface e Shadow, o Mental Ray usa a configuração do material Standard.
Então a única diferença é que tem que montar o material com tudo que precisa para funcionar direito.
Abraços