Vidro no Mental Ray

Por: Miguel Vasco  

Em: 18/01/2005 08:31

Oi gente, tudo bem? Quem deseja aprender Mental Ray, pode comprar a Digital Designer, que desde a edição 68 eu estou escrevendo um mini curso de Mental Ray, já expliquei bastante sobre GI, e pretendo explicar sobre Caustics depois. Quanto a criação de material de vidro, pode usar perfeitamente os mesmos recursos que usava no render padrão do programa, inclusive para gerar Caustics e tudo mais, a integração do Mental Ray com o Max é quase perfeita. Agora, é claro que em certos casos, só os Shaders do Mental Ray permitem criar certos efeitos de material, como reflexo e refração borrada, impossível de fazer com o RayTrace do Max. Mas sair colocando qualquer tipo de Shader nos Slots sem saber exatamente do que se trata, pode não surtir muito resultado, ou levar a considerações erradas até ter testado muito e visto a realidade. É muito melhor usar o Dielectric no Photons do que o DGS, que vai demorar bem mais no render, agora no Surface, poderia usar o DGS para fazer vidros que ficaria bom, de qualquer forma, o Dielectric é disparadamente o melhor Shader para fazer vidros e similares. Agora esse valor de 2.54 eu quero saber porque??? O valor do Persistence Distance depende do tamanho do objeto!!!!! Sobre o efeito de reflexão ou refração da luz perguntado pelo Vympel, é só lembrar das aulas de física no segundo colegial, metal não refrata!!!! A luz refrada quando passa de um meio físico para outro, portanto, só pode acontecer em materiais com pelo menos um mínimo grau de transparência. A reflexão acontece em diversos lados, pois reflete qualquer raio de luz que incidir sobre a superfície, se houver iluminação indireta (GI) na cena, a iluminação indireta também reflete. Sobre a pergunta do AABB com relação ao material Mental Ray. É a mesma coisa, se sabe montar o material no menu Mental Ray Connection do Standard, então sabe montar com um material MR puro, é a mesma coisa. Só que no Standard, se você não usar os Shaders mínimos necessários para criar o material, como Surface e Shadow, o Mental Ray usa a configuração do material Standard. Então a única diferença é que tem que montar o material com tudo que precisa para funcionar direito. Abraços
então andré, eu já consegui montar um material somente com o mray, sem usar a conexão, só apanhei no shader das sombras, o resto do material funcionou bem, mas sem sombras é o fim né, nao tem como o material ficar do jeito que a gente quer. Valeu!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Acho que não me expressei bem no ultimo post. Me refiro a essas duas imagens que tem na 3d1. Ondet tem caustics reflexivas. Não seria tb caustics causadas pela refração
n00b
então, refração é um fenomeno que se caracteriza em meios transparentes, nesse caso da 2ª figura nao existe refração, e sim reflexao num objeto de metal concavo, mas tb tem caustics refletivos em objetos convexos ou planos, como exemplo um espelho pegando luz do sol e jogando numa parede, isso seria um caustics reflexivo tb. Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Refração so ocorre onde a luz pode passar, tem que ter uma certa transparecia. Mas na segunda imagem não é vidro ?
n00b
eu acho que nao, como ele quis mostrar o reflexive caustics, penso que é um objeto metálico, embora o vidro possa gerar ambos os reflexos. falou!!!
Videotutoriais e artigos
So o ANdre pra dizer oque é aquilo mesmo. Pois tinah a impressão de ser vidro e o caustics está se formando sob o vidro
n00b
Cara, Sou novo aqui no forum e to procurando participar mais das paradas... até poder chegar no nível da galera... vai demorar um pouco! hehe. Olha, eu tenho a impressão de que a segunda figura é tipo uma aliança, um anel... por isso não tem refração...
\"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.\"
Oi gente, tudo bem? Pelo amor de Deus, é um metal cromado no anel!!!! O Caustics acontece na reflexão como pode perceber, a luz bate na parte interna do anel e cria aquele laço luminoso no centro. Essa é a cena mais clássica no teste de caustics reflexivo, em qualquer lugar que falar sobre isso, provavelmente vai ter um anel assim, raramente será outro objeto, em refração muda muito, mas na reflexão será quase sempre um anel metálico. Abraços
eu acho que a galera confundiu porque como o plane de fundo é um cinza puro, confunde um pouco na reflexão, acho que foi isso.
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 317

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.