3ds Max UNIR OBJETOS DE CONTAGEM POLIGONAL DIFERENTE e INDIVISÍVEL

Por: Marcelo Baglione  

Em: 14/02/2013 18:46

3ds Max - UNIR OBJETOS DE CONTAGEM POLIGONAL DIFERENTE e INDIVISÍVEL

Sou estudante de modelagem e concluí um breve estudo sobre um parafuso e uma porca. Ok, beleza, estudo e modelagem concluídas sem problemas. No entanto..., um grande dúvida e dificuldade.

Nesta imagem, vocês podem ver, o parafuso tem uma contagem poligonal de 12 faces; já o corpo da rosca tem uma contagem poligonal de 40 lados. É uma questão lógica elementar: 40 por 12 não dá uma divisão exata.

Sou um iniciante nos estudos, ok?, portanto, já pesquisei, pensei e estou buscando uma orientação das pessoas que usam e tem muito mais experiência no Max.

Eu tentei fazer a rosca no próprio corpo do parafuso, através de boolenas, mas, de todos os jeitos que tentei, não resultou numa extração perfeita e, logicamente, não gerou uma malha e uma superfície correta.

Há alguma maneira de eu unir estes dois objetos e ajustá-los? Plugin, script, há como resolver este problema na minha modelagem?

Brigadão!

Libra
Tudo bem Libra?
Entao, nao compreendi a complexidade do problema, vc quer unir apenas para juntar ou unir para formar uma unica peça?
Se for isso, faz o siguinte, (estou considerando q vc nao conheça muito bem o Max) finaliza as duas peças, va ate a ferramenta \"Align\" e alinhe as peças de acordo, essa ferramente oferece varias possibilidades de alinhamento, va tentando as opcoes ate chegar onde vc quer, nesse caso ta bem facil alinhar.
Em seguida, seleciona uma das peças, clica em Editable Poly no painel a direita (nao seleciona nenhum subobject) apenas clica em Editable Poly, corra abaixo e procura pelo botao Attach, clica nele e em seguida clica na outra peça.
Se td correu bem vc tera uma unica peça, perfeitamente alinhada.
Nao sei se é isso q vc quer, mas ve se ajuda.
Boa sorte!
Fala, cataleno, tudo bem?

Sim, é exatamente isso, irmão! Este método, pelo Attatch, eu fiz e já consegui. Minha dúvida é se há algum outro método para fazer esta fusão entre os dois objetos.

Muito obrigado pela sua resposta, pois você compreendeu a minha dúvida, irmão.

Super abraço!
Aguardo,

Libra

Fico contente que a gente tenha se entendido.
Mas a questao de realizar isso automaticamente (script ou plugin) nao conheço nada de memoria, mas achei muito interessante a ideia, vo ate da uma busca por aqui pra ver se tem alguma coisa relacionada e se achar volto aqui e deixo a dica, valeu?
Abraços!
Fala, irmão, boa noite,

cataleno, é o seguinte. O resultado que consegui com a fusão, o Attatch foi esse. É que eu achava que este tipo de solução não era uma maneira correta e aceitável de fazer, entende?

Mas se você souber alguma coisa a mais, uma outra alternativa ou técnica, compartilha aí, valeu?

Este é o estudo concluído.

Abração,

Libra
Legal libra!
Parece simples mas nao é nao, deixar com essa qualidade.
Ta perfeita sua modelagem!
Sucessos pra vc e abraços!
Poxa, muito obrigado, mesmo, cataleno!!!

Não tenho muito experiência e sou apenas um estudante iniciante, mas suas palavras são bem vinda como incentivo, irmão.

Quando souber algo em sua busca sobre o tema, posta aqui, por favor.

Boa noite e MUITO OBRIGADO pela orientação em minha dúvida.
Abraços,

LIbra
Tranquilo Libra!
Sabendo de alguma coisa, com certeza coloco aqui a disposicao.

Aproveitando, este parafuso (sextavado com philips), se vc observar referencias, vai perceber que nao existe este chanfrado pra dentro (entre a rosca e a cabeça); esse trechinho ai é liso, sem o chanfrado.
Bom, qd se trata de uma modelagem pessoal isso nao teria a menor importancia, mas se tratando de uma peça que ta no mercado e segue um determinado padrao, acho por bem acompanhar o desenho padrao da peça, pelo menos o padrao da maioria dos fabricantes.
Fazer disso um habito desde o inicio, é gratificante para o futuro, ou seja observar os minimos detalhes e nao deixar nada pra tras.
Qd algum fabricante te pedir um modelo exato de um produto, vc estara apto a fazer.
Com certeza vc vai me entender.
Forte abraço colega!
cataleno, esqueci de mostrar o conjunto finalizado que a partir do Attatch ficou assim...

Mas a minha dúvida se há outras possibilidade de fundir com perfeição estas duas peças continua.

Super abração, irmão!

Libra
Claro que compreendi, sim, cataleno. Você tem absoluta razão e o que você sugeri procede e se fia no profissionalismo.

Quando eu me propus a fazer este estudo, apenas olhei um parafuso super pequeno - mesmo!, rs... - que tenho na minha bancada, por isso que não segui os rigores da métrica industrial, porém... sua observação É MUITÍSSIMO BEM VINDA - faço questão de deixar claro, ok?

Muito obrigado pela orientação e crítica
Abraços,

Libra

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712692.

Total de membros registrados: 139990

Últimos membros registrados: paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta, lulutoxtee.

Usuário(s) on-line na última hora: 752

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.