Well,
Tinha instalado o 14 no trampo, só pra ver c tava tudo OK. Após ler o review do André:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/artigos/artigos/review-3ds-max-2014
e ver os comentários do Fla3DMadness:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/comentarios-dos-tutoriais/87588/
principalmente:
_____
[*] Tecnicamente falando, o max 2014 é compatível com o binário do 2013, na pratica isso quer dizer que os plugins do 2013 funcionam no 2014.
_____
decidi então sacar o 13 e deixar só o 12 e 14 (mesmo pq eu nunca usava o 13).
O pouco q mexi vi q o render pode ou não ser + rápido q o 12.
testei a cena de benchmark do iray:
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-hardware/85894/1.html
só que ao invés de usar iray usei MR. A única config. q alterei (em ambos é claro) foi o AA para o min. = 1 e max = 4.
Tempos:
max 12: 16:28
max 14: 16:16
Porém qdo renderizei um stand q fiz no 12 ocorreu o contrário:
max 12: 21:52
max 14: 26:48
Não sei se são as ies, ou o Glossy Samples do Glossiness dos materiais, os vidros (reflexão/refração), preciso fazer mais testes pra ver onde tá pesando no 14.
Populate
Kra, testei, é bacaninha (tipo assim, pra ser visto bem de longe). Tentei alterar a escala dos bonequinhos e não conseguia (a máquina q tem o 14 tá sem internet, ai não dava pra acessar o help). Tentei selecionar os bonequinhos aplicar um XForm neles e alterar a escala em sub-nível. Ashuashua, consegui, mas um atravessava o outro. Hj, no trampo, vi o help e q eles não podem ser escalonados, tem q usar uma linha de comando no Maxscript para alterar a escala (no meu caso: pop.realworldscale = 0.025), ai foi pra escala q eu queria.
Bug no view
Eh, tava modelando tipo uma salinha, ai olha o q aconteceu no view Front (após alguns Alt+W), KKKK. O estranho é q troquei o view Persp. para Front (F) e ele apareceu normal. Nda de + grave (mas q não deveria acontecer).
Bug no ME
Intão, usei o Active Shade (modo iray) no view cam, e entrei no ME pra trocar a cor do carro. Olha o q aconteceu!!!. Apesar de poder configurar as propriedades do material de boa, na amostra da esse bug ai (não sei c é por causa da minha poderosa GTX 550 de 1gb). Como vcs vêem não usei Carpaint (q não é suportado pelo iray). Usei um A&D normal. Nda de + grave (mas q não deveria acontecer).
Enfim, no geral, gostei do 14, Sei q tenho q vasculhar mto nele ainda (principalmente esses novos AA do MR e o PS. Aliás o PS vem agora com mtas ferramentas dos toolbox, não é isso? Putz, uma vez vi um tut na net (ohh, não lembro onde), q o kra tava usando esse toolbox para criar os efeitos nas partículas e ele usava umas fórmulas meio da NASA. Vixi nesse tut não tinha entendido NDA. Bom, devagar eu chego lá.
Abçs.